Pular para o conteúdo principal

Respeito ao clássico e autoria marcante (Blade Runner 2049)


Um clássico deve ganhar uma continuação ou é melhor deixá-lo intacto na memória do espectador? Se a continuação preservar o respeito a obra original e ter a força de um diretor competente que imprima uma autoria impactante, a sequência ganha originalidade e não transparece apenas um conteúdo vazio para entretenimento visando somente os números da bilheteria. O clássico da ficção científica protagonizado por Harrison Ford merecia um diretor que proporcionasse para os fãs e uma nova geração a atmosfera de Blade Runner: O Caçador de Androides e a originalidade para imprimir uma experiência única para o espectador. Eis que Blade Runner 2049 consegue a cada frame envolver o público que cultua o clássico com o respeito devido pelo filme de 1982 e cativa novos fãs com um exemplar repleto de nostalgia nos pequenos detalhes. 

Era necessário preservar a atmosfera do clássico e ambientar o espectador no universo de Blade Runner, porém, com um visual mais moderno. O respeito pelo filme de 1982 está em todas as cenas da sequência. O personagem K, interpretado por Ryan Gosling, nos transporta há trinta anos atrás, pois resgata muitos traços de Rick Deckard, inclusive por nutrir um sentimento pela bela Joi. Não somente a primeira camada da trama do protagonista nos remete ao passado, a estética do filme, mesmo com toda a tecnologia atual, nos envolve na suja e fria Los Angeles de 2019. 

Preservado o aspecto primordial para a sequência, outro elemento narrativo que motiva e impulsiona uma continuação é um argumento sólido para o roteiro. Michael Green e Hampton Fancher conseguem desenvolver os arcos dos personagens de forma intrínseca, assim, cada um possui importancia fundamental para o desenrolar da trama. Cada aspecto íntimo dos coadjuvantes interferem na trajetória direta do protagonista. A partir do momento que o oficial K entra na casa de Sapper Morton, toda a trama se interliga. Durante o filme, o espectador observa a autoria de Denis Villeneuve presente ao dar vida para às palavras de Michael e Hampton. A longa duração característica dos filmes do diretor é sentida em alguns momentos, mas ao explorar peças fundamentais do roteiro não é sentida com tamanha intensidade pelo espectador. O ritmo é lento e proposital para que o público sinta e esteja inserido dentro da trama. 


A fotografia de Roger Deakins realça a personalidade e os momentos filosóficos tão característicos do filme original, principalmente, no núcleo voltado para Harrison Ford e Jared Leto com cores mais quentes. Já o tom mais sombrio e escuro reforça a Los Angeles de 1982. O contraste interessante de luz e sombra entre os personagens evidencia a reflexão sobre o propósito de Niander Wallace na trama. A trilha sonora de Hans Zimmer e Benjamin Wallfisch acompanha o espectador a todo o momento alternando a ação e drama dos personagens. 

A atuação de Ryan Gosling transmite para o espectador uma dualidade necessária para o protagonista. A suavidade do olhar vai além dos "sentimentos" vividos por K. O destaque fica para a atriz Ana de Armas que demonstra o toque sedutor e angelical repleto de amorosidade de Joi. A química entre os atores move boa parte dos dois primeiros atos da trama. Sylvia Hoeks imprime força para Luv. A atriz interpreta com competência o que poderia ser o destaque mais vilanesco do filme. 

Blade Runner 2049 consegue resgatar o sentimento de nostalgia pelo clássico de 1982. Mesmo que o filme se estenda mais do que o necessário, a estética marcante e autoria de Denis Velleneuve fazem da sequência um filme tão importante quanto o seu antecessor. A medida que o oficial K procura respostas, o espectador é envolvido em uma trama repleta de respeito pela aura do clássico e pela assinatura de uma obra marcante e original.

Comentários

Unknown disse…
A história se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho com a história. Quando vi o Blade runner 2049 trailer , soube que seria uma excelente sequência do filme original de Ridley Scott. Adorei está história, por que além das cenas cheias de drama e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. O filme tem uma direção incrível, narrado de uma forma bem humorada e divertida.
Paula Biasi disse…
Villeneuve sabe da responsabilidade em dirigir a continuação de um filme tão emblemático. O melhor de tudo é que o filme é repleto de autoria.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten