Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2016

Precisamos falar sobre Michèle (Elle)

Paul Verhoeven ganhou notoriedade com Robocop - Um Policial do Futuro, mas soube explorar diversos gêneros ao longo da carreira. Com Elle, o diretor retoma um aspecto interessante que também o fez ser destaque em Hollywood: protagonistas fortes. Toda regra possui exceções, ao mesmo tempo que apresentou Sharon Stone ao universo cinematográfico na figura de Catherine Tramel, em Instinto Selvagem, Paul presenteou o espectador com uma pequena "pérola"de gosto extremamente duvidoso centrada em Nomi Malone, a dançaria de Showgirls. A dualidade presente nas protagonistas retorna em Elle. Agora, o público é apresentado a Michèle, uma mulher que demonstra firmeza em seus atos, mesmo que eles coloquem em dúvida o carácter da protagonista.  Logo na primeira cena, o espectador toma conhecimento de um trauma vivido pela personagem. Ela foi brutalmente atacada e violentada em sua casa. Como Michèle irá superar o trauma? Ela simplesmente limpa o estrago que o homem fez no local e d

Quando as imagens falam mais do que as palavras (A Ovelha Negra)

A Ovelha Negra é o perfeito exemplo de trama que ganha o espectador aos poucos e no desfecho estamos totalmente imersos nos conflitos vividos pelos personagens. A Islândia é conhecida mundialmente pela criação de ovelhas e o filme aborda justamente esse aspecto como pano de fundo para aproximar o público dos irmãos Gummi e Kiddi. O primeiro ato apresenta os protagonista disputando o concurso anual de melhor cordeiro. A ovelha de Kiddi vence e a disputa que pertencia somente ao evento toma uma proporção maior: ela ganha contornos familiares e se estende por quatro décadas. Os irmãos estabelecem comunicação por pequenos bilhetes entregues pelo cachorro. Gummi decide avaliar as condições de saúde da ovelha vencedora e suspeita que o animal esteja com uma doença contagiosa chamada scrapie. Os veterinários constatam que é preciso sacrificar todas ovelhas da região.  Grimur Hákonarson explora a narrativa com um ritmo lento essencial para envolver aos poucos o espectador nos confli

Entre a inocência e o amadurecimento (As Mãos Daquela Menina)

O melhor de conferir filmes selecionados para festivais é ter a oportunidade de ver vários gêneros e não criar expectativas porque muitos não possuem tamanha visibilidade como os blockbusters. Na quinta edição do Brasília Internacional Film Festival, esse fato aconteceu diversas vezes e entre uma sessão e outra, uma animação particularmente chamou minha atenção. As Mãos Daquela Menina é uma produção francesa baseada em um conto dos Irmãos Grimm.  A animação conta a história de um moleiro que ao passar por dificuldades sente-se tentado pelo diabo a trocar o que ele possui atrás da floresta por ouro. Todos ficam encantados e espantados com a quantidade de ouro que aparece na humilde terra, mas a esposa alerta o marido: você trocou tudo o que estava em determinada parte da floresta, nossa filha estava na árvore. Ela também foi "trocada". O pai discute com a mulher afirmando que não tem como reverter a situação. A esposa ressalta: "Um ouro tão brilhante, mas parece

A outra face da moeda (Sob Pressão)

Apesar do diretor Andrucha Waddington afirmar em entrevistas concedidas na última edição do Festival do Rio que Sob Pressão não é um filme voltado para denunciar a situação da saúde pública no Brasil, o livro em que a obra foi baseada constata o contrário. Também no Festival, o médico Marcio Maranhão, autor do livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro, relatou que o filme é uma obra de ficção, mas pode ser visto como o reflexo da realidade constante do profissional da saúde que vive literalmente "pressionado" 24 horas por dia.  O espectador é inserido na atmosfera tensa do filme logo nas primeiras cenas quando os créditos iniciais tomam conta da tela. Uma situação conflitante gera outra e, assim, o desenrolar de outro lado da realidade é observado pelo público: o cotidiano de médicos, enfermeiros e anestesistas. E, principalmente, o lado humano desses profissionais. Após estabelecer o primeiro contato com o que poderia ser uma ótima proposta, a ten

Uma guerra que está longe de acabar (Um Estado de Liberdade)

O período era a Guerra Civil Americana e o fazendeiro Newton Knight foi convocado para lutar, mas vários questionamentos lhe inquietavam: Morrer com honra defendendo a Nação? Qual o objetivo da guerra? Quais eram as verdadeiras motivações? Após perder o sobrinho, Knight responde ao companheiro: "Ele não morreu com honra, ele simplesmente morreu." O protagonista leva o corpo do jovem para a mãe e a partir deste momento é considerado desertor. Determinado e ao mesmo tempo refugiado em um Pântano com escravos foragidos, o personagem torna-se líder de causas significativas: A independência do Estado de Jones, no Mississippi e a questão racial.  A narrativa peca em alguns aspectos no roteiro por explorar subtramas desnecessárias que desviam o foco da trama principal. A montagem prejudica o ritmo do filme ao enfatizar a história de um parente distante de Knight. O mesmo acontece com a primeira esposa do personagem, interpretada por Keri Russel. O núcleo familiar é aprese

O lado despretensioso que atrai o espectador (Jovens, Loucos e Mais Rebeldes)

Richard Linklater realizou projetos em que acompanha os protagonistas por um longo período. Foi assim em Boyhood, filme que retrata o cotidiano da família de Mason durante doze anos. O mesmo aconteceu com casal Celine e Jesse, na trilogia "Antes do Amanhecer". O espectador observou treze anos de conflitos, encontros e reconciliações dos personagens. No seu mais recente projeto, Jovens Loucos e Mais Rebeldes, o diretor volta ao passado em uma temática já explorada: o universo juvenil. O filme não é propriamente uma continuação de Jovens, Loucos e Rebeldes de 1993, pois os personagens são diferentes, mas a atmosfera continua a mesma passando a sugestão de que teremos uma nova trilogia a caminho.  Todos os takes feitos no carro de Jake nos fazem relembrar o filme de 93. Assim como os personagens da trama anterior eram embalados pela ótima trilha sonora, aqui não seria diferente. Logo na primeira cena, Jake observa o que está ao redor e não demora para aumentar o volume