Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 11, 2021

Aprendendo com o melhor (Minari)

Escrever sobre Minari é buscar a sensibilidade do cinema de Yasujiro Ozu, ou para os críticos apaixonados pela filmografia do cineasta, vale exaltar o grau de intimidade com três letrinhas: OZU . Lee Isaac Chung transborda Ozu em diversas cenas para transmitir com movimentos simples de câmera os conflitos internos dos personagens. Não existe a referência direta do ângulo baixo de Ozu, porém o envolvimento do espectador com a narrativa é muito próximo do diretor japonês. Lee proporciona ao público uma visão intimista do cotidiano e da realidade de muitas famílias coreanas. Assim como Ozu explorava os núcleos familiares, Lee foca na própria infância para filmar seu primeiro longa, que intensifica a linha entre a dura realidade e o sonho de uma vida melhor. Na trama Jacob e Monica vivem em constante conflito em busca da estabilidade financeira. Ele é o sonho; Ela é a razão. Uma balança que busca o equilíbrio em meio ao caos. Jacob muda com a família para o interior dos Estados Unidos com

Jogo de aparências e tensão (Judas e o Messias Negro)

O grupo político dos Panteras Negras é o ponto chave para o desenvolvimento da trama de Judas e o Messias Negro. Na década de 1960, Fred Hampton, liderava o movimento que chamou a atenção de William O' Neil. O "protagonista" (às aspas serão explicadas mais adiante na crítica) começa a participar de reuniões para estabelecer um elo de confiança no grupo. Logo no começo da trama William é preso e o agente do FBI, Roy Mitchell, faz uma proposta irrecusável: o protagonista precisa obter informações, em troca, não será preso. É neste momento que começa a tensão e a ligação entre os conflitos internos dos personagens. William mantém uma aura de superioridade em diversos momentos, porém Roy recorda que o trato pode ser quebrado a qualquer instante. Ambos desejam os benefícios do acordo. De um lado, Roy almeja ser reconhecido pelas informações obtidas. De outro, William não quer ser preso. Mas será que vale a pena?   O roteiro explora o estudo de personagem voltado para o trabalh