Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 10, 2019

Paixão pela tela grande (O Irlandês)

O Irlandês é um retorno às origens de praticamente todos os envolvidos no projeto. Poderia ser uma zona de conforto para diretor e atores. Martin Scorsese conduz temáticas relacionadas à máfia como poucos. Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci foram destaques nas atuações com O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros. Zona de conforto? Na realidade podemos resumir O Irlandês com uma única palavra: amadurecimento. Scorsese apresenta ao espectador todos os elementos dos filmes voltados para a temática de forma extremamente autoral, mas ressalta o amadurecimento e um viés diferenciado sobre o mundo dos mafiosos. O longa foca na vida de Frank Sheeran, um veterano de guerra que conquistou a lealdade da máfia italiana por décadas. Baseado em fatos, o filme retrata de forma amena os conflitos internos do protagonista e definitivamente não explora a zona de conforto apresentada em filmes antigos do diretor. Um retorno ao território já conhecido do diretor causa certa nostalgia no espec

Além das premiações, inúmeras reflexões (Parasita)

No filme sul-coerano Parasita os personagens vivem sugando uns aos outros. O diretor Bong Joon-ho demonstra habilidade ao enfatizar a todo o momento esse aspecto. Um suga o outro quando o jovem Ki-Woo começa a dar aulas de inglês para a filha de Yeon- Kyo. Não demora muito para o personagem planejar um emprego na casa para a irmã. No intuito de conseguirem uma vida melhor, os jovens seguem um plano para conseguirem empregos na casa para os pais. Ki-Jung planta uma prova para provocar a demissão do motorista. Ela tira sua calcinha e deixa no carro. Os patrões ricos pensam que o motorista utiliza o carro para outras questões e a demissão é imediata. Uma pausa na agência de veículos para compreender como funciona o carro e logo o pai é o novo motorista de Sr. Park. Agora só falta a mãe para que o plano saia perfeitamente como combinado. Ki-Jung sempre escutando a conversa dos patrões descobre que a governanta tem alergia a pêssegos. Inesperadamente, Moon- Gwang passa mal, não consegue

O terceiro game: humanidade

Na terceira fase do game,ou melhor, o possível encerramento da franquia, Mike precisa provar a sua inocência. Todos acreditam que ele foi o responsável pela morte de toda a equipe e por deixar o presidente em coma. Em uma consulta, após ter várias tonturas, o médico ressalta : Você é uma bomba relógio!". No primeiro ato o roteiro deixa claro que o foco será  a vida do protagonista e os conflitos internos de Gerard Butler . Com a única pessoa que pode provar a inocência de Mike está impossibilitado de falar o protagonista começa uma corrida contra o tempo para descobrir quem o quem e ainda salvar o presidente pela terceira vez. A previsibilidade move boa parte da trama. Existe uma quebra no ritmo com relação ao segundo filme, pois o foco são os conflitos internos de Mike. Um dos grandes nomes do elenco que reforça essa previsibilidade é a figura paterna interpretada por Nike Nolte. O ator possui uma cota em Hollywood para dar vida a personagens problemáticos. Além de um rot

Clint eastwood faz uma falta danada (Midway- Batalha em Alto Mar)

Midway - Batalha em Alto Mar foca na visão de soldados e aviadores americanos que em conjunto foram fundamentais para modificar os rumos da Segunda Guerra Mundial. No começo do filme a ameaça japonesa é enfatizada, pois a maior fonte de petróleo dos japoneses é fornecida pelos Estados Unidos. Se houvesse uma pressão chinesa, os japoneses poderiam entrar em guerra a qualquer momento contra os americanos. Quatro anos de espera e a ameaça virou realidade. Mais do que uma batalha direta, Estados Unidos e Japão travaram uma estratégica. O filme possui vários equívocos ao longo dos atos que provocam cansaço no espectador. Por ser uma trama focada em vários personagens, no desfecho uma mensagem ressalta que o filme se trata de uma homenagem aos verdadeiros heróis que sobreviveram a guerra, o roteiro tenta equilibrar os arcos dos personagens. A falta de desenvolvimento tanto nos protagonistas quanto nos coadjuvantes prejudica o andamento da trama. O protagonista é o piloto Drick Best,

Os elementos narrativos são como as peças do carro que movem a trama (Ford X Ferrari)

Ford X Ferrari não gira em torno de uma premissa voltada para o automobilismo. O filme utiliza o esporte como pano de fundo para explorar a amizade e humanidade dos protagonistas baseada em fatos. Amigos que trocam tapas, mas que compartilham da mesma paixão : os carros. No começo a trama foca no desenvolvimento inicial do arco dos personagens ambientando o espectador sobre o que cada um representa. Matt Damon acaba de sair de uma consulta médica e o diagnóstico não poderia ser pior: um problema na válvula do coração, uma referência clara ao mundo automobilístico, o impede de pilotar. Christian Bale logo briga com um cliente que surge para concertar o carro. O temperamento do protagonista é apresentado e cativa o espectador. Já a parte empresarial fica por conta de Jon Bernthal e Josh Lucas. O dono da Ford precisa aumentar as vendas dos carros e enxerga no esporte uma maneira interessante de intercalar lucros com a imagem da empresa. Carroll é a razão voltada para a construção do

O segundo game: desordem

O segundo game retorna com outro diretor e esse aspecto faz de Invasão a Londres um emaranhado confuso e desordenado aos olhos do espectador. O elenco do primeiro filme retorna e a trama continua a mesma: terroristas, presidente como alvo e Mike bancando o herói. Mike é responsável pela segurança do presidente que viaja até Londres para o funeral do primeiro ministro britânico. Com vários líderes mundiais no mesmo local, terroristas atacam diversos pontos turísticos da cidade causando tumulto e pânico na população. Babak Najafi mantém a aura do game para o espectador, porém, distante do primeiro, o que se vê nas telas é uma infinidade de cortes e cenas de ação confusas prejudicando o ritmo da trama.  O filme começa com imagens de arquivo do atentado terrorista ao hotel Taj Mahal em 2008, na cidade de Bombaim. São imagens soltas somente para enfatizar as motivações e nacionalidade dos terroristas. Após vários cortes intercalando os pontos turísticos destruídos e muito close aco