Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro 8, 2019

Previsibilidade familiar (Feliz Aniversário)

Com o surgimento do movimento Dogma (95), Thomas Vinterberg inspirou cineastas ao propor em Festa de Família uma tríade pulsante: direção, atuação e roteiro. O filme girava em torno da festa de aniversário do patriarca da família e no decorrer dos atos os segredos de todos eram revelados. Eis que Festa de Aniversário segue a mesma cartilha apresentada por Thomas, porém, extremamente inferior. No lugar do patriarca temos Catherine Deneuve como figura materna zelosa que finge cegueira para os problemas que surgem no decorrer da trama. Cada irmão ao chegar à casa finge harmonia. A proposta inicial é demonstrar a leveza na interação familiar, porém, com a chegada da filha, a previsibilidade logo dá sinais e acompanha o espectador.  Assim como no filme de Thomas, Cédric Kahn  praticamente deixa a direção nas mãos dos atores. Vinterberg possui autoria e é preciso nas reviravoltas propostas no roteiro de Festa de Família. Já Cédric deixa a direção fluir e falta autoria ao conduzir à

Entre o humor e o suspense (Entre Facas e Segredos)

O mistério permeia toda a narrativa de Entre Facas e Segredos. Todos são suspeitos e no tempo apropriado o espectador conhece as motivações e arcos dos personagens. Na trama o patriarca aparece morto após sua festa de aniversário de 85 anos. No decorrer dos atos os parentes mostram as garras e ganância na disputa pela herança de Harlan Thrombley. Tudo é extremamente cordial até a chegada de Benoit Blanc, um detetive peculiar, com habilidades que surgem com o mero acaso. A sintonia nas ações dos personagens movem as pistas do tabuleiro neste jogo de xadrez onde cada um realiza uma jogada certeira para estar sempre a frente de Benoit.  Christopher Plummer  é um escritor famoso que decide modificar seu testamento deixando todos surpresos. Um anônimo contrata os serviços de Daniel Craig para investigar a morte do patriarca e a partir desse momento várias reviravoltas acontecem.  Aos poucos o roteiro trabalha somente detalhes específicos dos personagens fazendo com que todos sejam r

Adultos sendo crianças (Brincando com Fogo)

No filme Brincando com Fogo o espectador sabe exatamente o que vai acontecer em toda a trama. Apesar da previsibilidade o que encanta o público é a inversão de papéis. É nítido a troca na tela: os adultos são as crianças. O trio composto por John Cena, John Leguizamo e Kleegan-Michael Key nitidamente brincam em cena é literalmente carregam o filme nas costas.  O que deixa esse aspecto em evidência é a escolha equivocada das crianças. O trio mirim não possui carisma suficiente e os adultos precisam dar conta do recado. Na trama John Carson é chefe do departamento dos bombeiros paraquedistas e os companheiros de profissão são como irmãos para o protagonista. O ator já virou refém do estereótipo forte e contido nas emoções. Se a nostalgia está em voga, não será coincidência compará-lo com Arnold Schwarzenegger . O timing cômico do ator lembra bastante o do astro dos filmes de ação da década de 1980.  Mesmo que o trio adulto segure o filme existe em vários momentos uma quebra no r

O protagonismo feminino (A Resistência de Inga)

A Resistência de Inga foca no estudo de personagem da protagonista que ao perder o marido encontra motivos para continuar a viver enfrentando o monopólio da empresa local. Mesmo quando o marido ainda era vivo, Inga sabia que existia o monopólio e que os donos das fazendas locais eram reféns de todo esquema realizado por Eyjolfur. O diretor Grímur Hákonarson explora ao máximo o plano geral para ressaltar a melancolia e o vazio da protagonista. Interessante perceber com a mise-em-scène dialoga perfeitamente com a solidão da personagem. A cama está vazia mesmo quando Inga está na companhia do marido. Existe uma divisão que na ausência de Bjössi fica mais evidente. E quando ela se vê literalmente só prefere dormir no sofá. Além dos detalhes que reforçam a separação de corpos dos personagens, Grímur faz questão de posicioná-los separados em diversos momentos ao longo da narrativa ressaltando o confronto de Inga com o chefe da empresa. O diretor também explora a centralização dos pers