Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 12, 2021

Van Damme manda lembranças (Punhos da Vingança)

  Jean Claude Van Damme foi o astro dos filmes de ação na década de 90 e que ainda participa de algumas produções. Os filmes que o ator protogonizou abordavam uma temática extremamente simples, que seguia uma tríade: a atriz como par romântico, o protagonista na busca por vingança e os conflitos internos. Punhos da Vingança suga ao máximo essa tríade, porém, está muito distante dos filmes protagonizados por Van Damme. A narrativa abraça várias subtramas com uma pressa sem fim. Aqui a desorganização na montagem é tamanha que não existe tempo para que o espectador acompanhe todas as ações do protagonista. A trama central gira em torno da investigação do policial infiltrado em um campeonato de artes marciais visando prender um poderoso traficante de drogas. Se a trama focasse somente nesse aspecto seria o ideal e não cansaria o espectador que com dez minutos de filme. Não que os filmes do Van Damme fossem distintos, porém, a grande diferença é que o espectador se envolvia com a narrativa.

Intensidade nos detalhes (Los Lobos)

Los Lobos foca em temáticas universais que tocam em cheio o coração e instantaneamente provocam uma identificação no espectador. A trama gira em torno dos pequenos Max e Leo, irmãos que migram para os Estados Unidos com a mãe para buscar uma vida melhor. O roteiro explora as dificuldades de adaptação e a luta de Lucia para sustentar os filhos. Os três vivem em um cômodo e dormem no chão. Os empregos de Lucia são voltados para os imigrantes: trabalhos repetitivos em fábricas. Não é à toa que os pequenos desenhos lobos em papéis com ofertas de emprego. É a nova vida da família: os meninos passam à tarde literalmente presos em casa enquanto a mãe dorme poucas horas por dia. O refúgio é um gravador de fitas que Lucia utiliza para ensinar algumas regras aos filhos e escuta de forma saudosista a voz do pai. Se Lucia sente saudades do pai, os meninos também nutrem esse sentimento, mas como a mãe evita tocar no nome dele, o espectador compreende que o pai simplesmente foi embora. Como a mãe te