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Mostrando postagens de fevereiro 23, 2020

Um gesto, o feminino e o perdão (O Jovem Ahmed)

O cinema dos Irmãos Dardenne prioriza a humanidade dos personagens. Em O Jovem Ahmed, os diretores voltam o olhar para o extremismo religioso. O protagonista passa por uma fase naturalmente confusa, a adolescência, enquanto leva os ensinamentos religiosos até as últimas consequências. Após tentar matar a professora por ela lecionar um curso em Árabe, sem utilizar o Corão, o protagonista começa a rever suas atitudes. Todo o filme é voltado para os atos extremistas de Ahmed. O arco do protagonista envolve o espectador por gerar questionamentos sobre as punições que a religião seguida pelo personagem exige. A cada ação os irmãos convidam o espectador para uma intensa reflexão. Até o primo extremista do jovem o critica por tentar matar Inès, porém, ele deixa claro que Ahmed precisa se sacrificar para não prejudicar o grupo. Mesmo quando Ahmed está recluso em uma instituição para repensar sobre o que fez os irmãos sabiamente exploram ainda mais o viés do fanatismo religioso. As p

Muita Elisabeth para pouco roteiro (O Homem Invisível)

O Homem Invisível é um filme com temática voltada para o público feminino. A contextualização em que a trama é ambientada envolve o espectador por explorar o relacionamento abusivo que a protagonista sofre. Cecilia Kass é uma arquiteta que se vê ameaçada a largar tudo o que conquistou e a própria liberdade para viver com Adrian Griffin. Não sabemos muito sobre a vida do casal, pois a narrativa desde os primeiros momentos é voltada exclusivamente para o arco de Elisabeth Moss . No primeiro ato a tentativa quase frustrada da protagonista em abandonar o marido reflete a constante presença de Adrian mesmo que ele não esteja presente fisicamente, ele está vivo no tormento da protagonista. Aos poucos Cecilia consegue retomar a rotina de simplesmente pegar a correspondência fora de casa. A personagem vive temporariamente com James e Sydney até estar segura para o convívio social.  O roteiro modifica várias vertentes presentes no clássico de 1933, o que pode ser analisado pelo viés po

Não existem méritos somente equívocos (A Hora da Sua Morte)

A Hora da Sua Morte é um filme de terror, pelo menos é o que achamos quando os letreiros surgem na tela, seguido pelo prólogo explicativo de como o aplicativo funciona com a primeira morte. Acompanhamos a protagonista em uma trama extremamente previsível: a família está tentando lidar com a morte da mãe e o distanciamento torna-se inevitável. Recém aprovada para finalmente poder trabalhar como enfermeira, ela recebe a notícia de que o aparente suicídio de um paciente pode ter relação com o aplicativo que diz exatamente quando cada personagem irá morrer. O terror ganha um viés cômico por conta do roteiro que introduz personagens que não acrescentam em nada na trama. Movida pelo desespero a jovem tenta se livrar do aplicativo comprando um novo aparelho. É a deixa para explorarem Matt da forma mais aleatória possível. Da mesma forma que ele surge para ser um par romântico forçado a trama o abandona sem nenhuma explicação. O mesmo acontece com Pater John que em um momento de desesp