Pular para o conteúdo principal

O desejo compreensível de assobiar (La La Land)


   

O ano era 2011. O Artista teve a primeira exibição comercial em Cannes. Após o Festival, o filme foi aclamado e o inevitável aconteceu: ganhou vários prêmios e trouxe consigo toda a aura repleta de homenagens ao cinema mudo. Com a repercussão de uma trama extremamente simples, mas que enfatizava a nostalgia de uma Era tão importante para o cinema mundial, O Artista reinou por onde passou. Algo semelhante aconteceu com proporções maiores na última premiação do Globo de Ouro, agora com La La Land - Cantando Estações. Troque o gênero e em 2017 temos mais um filme que faz uma bela e simples homenagem a um período específico do cinema: os musicais clássicos.

A trama gira em torno do casal Mia e Sebastian. Ambos sonhadores. Ele sonha em viver de música. Ela almeja ser atriz. Mia trabalha em um café nos estúdios Waner e entre a rejeição de um teste e outro segue tentando concretizar seu sonho. Ao longo do primeiro ato, o espectador tem contato com a dura realidade dos protagonistas. Damien Chazelle ressalta a homenagem aos musicais logo na primeira cena. Um congestionamento. Uma personagem sai do carro e começa a cantar. A cena enfatiza o domínio do diretor com o material explorado. Um longo plano sequência envolve e insere o público na narrativa. No lugar do guarda-chuva e coreografia elaborada, algumas referências óbvias de clássicos musicais, Damien destaca elementos atuais, um personagem surge de skate, enquanto outro ao fundo auxilia na movimentação da cena ao andar de bicicleta. 

Após o primeiro impacto com a cena que lembra bastante os clássicos musicais com a abertura de uma longa música para trazer a atmosfera ao público, os demais elementos narrativos que são fundamentais no gênero ganham forma orgânica e complementam os arcos dos personagens. O cuidado com a direção de arte nos pequenos detalhes que casam perfeitamente com o figurino do casal e a fotografia com paletas saturadas remetem instantaneamente aos antigos musicais de Hollywood. Todos os aspetos que acrescentam na narrativa são explorados de forma simples e tocante. La La Land é uma clara homenagem, mas não pretende ser uma cópia de filmes do gênero. A sutileza torna a história grandiosa. Quando a personagem de Mia faz um teste com a jaqueta semelhante à de James Dean em Juventude Transviada, ou quando Sebastian gira em torno de um poste em uma referência ao clássico Cantando na Chuva, o espectador percebe que está diante de uma trama composta por pequenos detalhes que fazem toda diferença. 


Damien Chazelle reforça um aspecto interessante na escolha do elenco. Seria fácil para o diretor trabalhar na zona de conforto e escalar atores familiarizados com o gênero. O que fica evidente durante toda a trama é que Emma Stone e Ryan Gosling são atores esforçados. Ao longo dos atos, o espectador nota que as coreografias são simples se comparadas com os filmes clássicos, mas em nenhum momento esse aspecto prejudica o ritmo do musical, pelo contrário, só o faz crescer a cada estação explorada. A trilha sonora marca perfeitamente o arco dos personagens. E a grata surpresa fica por conta do timing cômico de Ryan que com um simples gesto consegue gerar gargalhadas no espectador. 

O filme prolonga alguns momentos desnecessários principalmente no terceiro ato quando uma trama paralela toma conta da tela somente com o intuito de gerar fantasia na relação amorosa dos protagonistas e agradar o espectador para seguir um padrão romanceado. A cena em que ambos se reencontram deixa clara a trajetória e os caminhos dos personagens.  

Assim como aconteceu com O Artista, La La Land - Cantando Estações retoma e proporciona ao espectador uma volta ao passado de forma simples e extremamente tocante. A cada cena o público fica anestesiado com a imensidão de cores, figurino, canções e nostalgia que cresce na tela. Nos resta aguardar qual será o próximo gênero que outro diretor queira homenagear. Se após assistir Cantando na Chuva, você tem um desejo totalmente compreensível de querer girar em torno de postes de luz, com La La Land, você poderá não conseguir controlar o desejo igualmente compreensível de sair assobiando após a sessão.   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten