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Mostrando postagens de junho 10, 2018

Um quarteto visceral (Gritos e Sussurros)

Gritos e Sussurros não é um filme de fácil compreensão. Ele é um belo e premiado exemplo de uma narrativa sensorial. O sofrimento de Agnes atinge de forma crua o público. A cada grito da protagonista a sensação de incômodo permanece e acompanha o espectador. O pouco que sabemos do quarteto é ressaltado pelas imagens. A ausência de diálogos se faz presente, pois em determinado momento, Bergman mostra que o poder inserido nas imagens dialoga perfeitamente na narrativa. Pelas imagens, o espectador compreende o necessário para acompanhar o tormento psicológico do quarteto. Além do poder inserido nas imagens, outros elementos narrativos fazem de Gritos e Sussurros um filme impactante. O roteiro de Bergman separa a vida das quatro protagonistas de forma equilibrada. O pouco que é abordado no roteiro do diretor basta para que o impacto entre personagens e espectador seja estabelecido. Liv Ullman interpreta Maria com sensualidade. A personagem sempre está em busca de afeto. Seja ao tent

O poder intenso dos laços familiares (Sonata de Outono)

Sonata de Outono explora o embate entre duas mulheres. Mãe e Filha. A primeira, de personalidade forte, a segunda, frágil que carrega consigo traumas intensos do passado. Com a morte do marido,Charlotte envia uma carta para Eva que aceita hospedar a mãe durante o período de luto. Logo ao chegar com as malas, Bergman ambienta o espectador e apresenta a personalidade das mulheres retratadas. A mãe torna-se o centro das atenções. Durante o primeiro ato, Charlotte imprime sua personalidade com um monólogo que esboça egocentrismo. A perda do marido a deixa sensível, mas não frágil a tal ponto de deixar a filha se expressar. Tudo gira em torno da personagem justamente para que o espectador perceba a força que a mãe impõe sobre a filha. Eva logo demonstra ser uma pessoa reprimida e medrosa com a presença da mãe.  Durante todo o filme uma marca interessante de Bergman reflete a batalha interna das protagonistas. O diretor trabalha a mise-in-scène de maneira precisa para destacar a i

O equilíbrio entre nostalgia e autoria (Jurassic World : Reino Ameaçado)

Jurassic World: Reino Ameaçado é puro reflexo de todos os elementos que o espectador já conhece dos filmes anteriores. Temos a parte voltada para os fins lucrativos e gananciosos, o personagem que se recusa a viver uma nova aventura que tenha dinossauros por relembrar traumas do passado, o alívio cômico da equipe, a parceira que auxilia o protagonista (e como grita também), uma espécie nova de dinossauro e a grata surpresa ao colocar Blue como protagonista. Além de explorar o novo astro\ galã\ lucrativo do momento. A essência de Jurassic Park está de volta. Repleto de pura nostalgia, o filme entrega boas cenas de ação e acrescenta uma atmosfera de terror pouco vista nos filmes anteriores. Sinal de novos rumos ?  Claire decide volta à ilha para salvar os dinossauros que habitam o local. Um vulcão está ativo e irá extinguir todas as espécies. Owen acompanha Claire pelo lado afetivo, Blue está na ilha. O roteiro de Colin Trevorrow e Derek Connolly mescla de forma interessante a p

O distanciamento total do espectador (Jurassic Park 3)

O encerramento de uma trilogia. Jurassic Park : O Parque dos Dinossauros mostrou do que um blockbuster era capaz. Hipnotizou platéias no mundo todo e outros filmes com a mesma temática poderia surgir. Spielberg retornou para a sequência O Mundo Perdido: Jurassic Park e manteve a atmosfera tensa do primeiro longa com o visual das criaturas mais avançado. O encerramento da trilogia veio com Jurassic Park 3 em 2001. O retorno de Dr. Alan Grant resgata a nostalgia de um dos principais personagens do primeiro longa. Ainda trabalhando em pesquisas, o protagonista volta ao Parque de 1993 para acompanhar um casal rico que faz viagens radicais e exóticas. Ele vai guiar o casal pela ilha e em troca, mais uma vez, o protagonista receberá uma boa quantia em dinheiro. O segundo foi o fio condutor para a chegada do terceiro. O terceiro? São tantos aspectos fora do lugar... No começo da trama, o diretor Joe Johnston, no intuito de simular uma tensão presente no primeiro ato, já apresenta ao