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Mostrando postagens de março 29, 2020

"É The Dude, Man! " (O Grande Lebowski)

A roupa é basicamente um pijama acompanhado de chinelos ou sandálias de borracha. Sua bebida preferida é The White Russian, uma mistura de whisky, vodka, leite e gelo. Dono de trejeitos estranhos e um ar despreocupado. Nas horas vagas ajuda a amiga a ser mãe e ainda acha um tempinho para jogar boliche. Ah, o principal: fuma um baseado frenéticamente. A descrição feita é do protagonista de uma das comédias mais emblemáticas dos Irmãos Coen. Trata-se de Jeffrey Lebowski que tem a vida pacata transformada em um verdadeiro caos quando é confundido com um senhor rico que possui o mesmo nome que o dele. Os nomes são semelhantes, porém o protagonista é enfático ao afirmar: "É The Dude, Man!" Uma das características mais marcantes na filmografia dos Irmãos é a comédia de coincidências, aquela que os acontecimentos são um mero acaso da vida. Em O Grande Lebowski, o protagonista vive no melhor estilo deixe a vida me levar. O encontro semanal no boliche com dois amigos é um dos c

A paixão pela sétima arte (Pulp Fiction)

Quentin Tarantino chamou atenção em Cães de Aluguel, mas foi com Pulp Fiction que o diretor conquistou a fama. O filme ganhou vários prêmios em festivais pela forma como Quentin decidiu apresentar a trama de dois assassinos profissionais. O filme sim é um deleite para o espectador que observa a competência na direção e roteiro do estreiante. A dupla interpretada por Samuel e John esbanja carisma e química, porém o melhor de tudo é que cada personagem que entra na trama ganha igualmente a atenção do espectador,  assim o público fica imerso ao longo de toda a narrativa. Um dos elementos narrativos que faz de Pulp Fiction um filme diferenciado é a edição.  O espectador acompanha o filme sem ter a noção de que o terceiro ato na realidade trata-se do começo. A edição conduzir de tal forma a trama que da maneira como ela é apresentada ao espectador dá para perceber tranquilamente que o filme segue um fluxo linear. Quando o personagem de John Travolta morre é o plot twist  de que a na

O que move o filme são os simbolismos (O Poço)

O Poço é um filme distópico, porém a narrativa de Galder Gaztelu - Urrutia é puro reflexo da realidade atual. Na trama Goreng decide tentar parar de fumar e torna-se voluntário por seis meses em uma prisão. Independente do que cada ser humano fez para estar no local, alguns passam pelas mesmas experiências. Goreng acredita que seis meses serão suficientes e leva consigo somente o clássico de Miguel Cervantes, Dom Quixote. Além da leitura, o protagonista tem a companhia de Trimagasi, um senhor que o situa nas regras do poço. A divisão da prisão consiste em níveis, cada um estabelece o status social de uma dupla. Nos primeiros estão as duplas privilegiadas e a cada nível sofrimento aumenta. A luta pela sobrevivência se faz necessária porque uma mesa situada no meio com comida passa em cada nível. Obviamente, essa palavra é importante, a comida fica mais escassa à medida que a mesa passa pelos níveis e cada dupla come os restos deixados pelos superiores. Dessa forma, além da sobreviv