Pular para o conteúdo principal

A grandiosidade do uniforme laranja (Aquaman)


Sabe a sensação de estar anestesiado? James Wan consegue provocar esse sentimento no espectador após a sessão de Aquaman. O diretor é sinônimo de criatividade ao entregar para os fãs e o público sedento por entretenimento, um filme que enfatiza a origem do super-herói mantendo o ritmo constante entre os atos. O primeiro contato é voltado para o romance de Tom Curry e Atlanna. Os pais do protagonista se conhecem e com poucos minutos a trama enfatiza o retorno de Atlanna para Atlântida visando a segurança da família. O retorno é marcado pelo nascimento de outra criança e o exílio da personagem. Enquanto isso, na terra, Aquaman salva vidas inocentes e tira selfie em um bar. O filme transita entre o passado e presente do personagem com flashbacks, tudo voltado para a criatividade sem limites do diretor.

O que torna Aquaman diferente dos demais filmes do universo DC? Autoria. O ponta pé inicial foi dado em Mulher-Maravilha. Patty Jenkins abriu portas para a autoria em filme solo no universo DC. Assim, James Wan teve a liberdade necessária para explorar ao máximo O Rei dos Mares. A criatividade é tamanha que os efeitos visuais envolvem de tal forma o espectador tornando o fascínio imediato. Uma infinidade de cores, luzes e trilha psicodélica proporcionam uma nova abertura para a DC nos cinemas. O roteiro gira em torno de dois núcleos: Terra e Atlântida. Apesar de James Wan ter o total domínio das cenas de ação, o primeiro núcleo, não consegue manter a mesma intensidade do segundo. Obviamente que as cenas de ação na terra são um atrativo dentro da trama, mas quando Atlântida é explorada o filme ganha outra dinâmica. Os personagens impulsionam o arco do protagonista e complementam a origem do herói. Tudo é explorado de forma cadênciada para que aos poucos o espectador compreenda os dilemas de Arthur. Tudo bem que o espectador fica sem compreender como Jason Momoa vira um Indiana Jones no deserto na metade do segundo ato. Deslize do roteiro. Tudo bem o protagonista perceber de forma tão conveniente que algumas criaturas são sensíveis à luz. Enfim, nada que tire a empolgação do filme. 

Interessante perceber como o elenco, ou pelo menos grande parte dele, compreende perfeitamente os personagens. Se o núcleo voltado para a terra não possui o mesma atração do núcleo de Atlântida, Willem Dafoe consegue transitar perfeitamente por ambos. O mesmo não se pode dizer de Amber Heard. Se no trailer Mera já transmitia a sensação de não ter química alguma com Momoa, o filme comprova que o casal não possui força dentro da trama. Os momentos que geram timing cômico entre o casal não funcionam durante os atos. Como os atores passam boa parte do filme juntos, o espectador sente a falta de entrosamento em toda a trama. Nicole Kidman parece deslocada no papel de Atlanna. Já Patrick Wilson encontra o tom perfeito para o meio-irmão de Aquaman. O ator consegue impor presença sem ser caricato. A busca pelo poder não o torna cansativo. Dolph Lundgren é a presença oitentista que casa com a trilha proposta para o núcleo de Atlântida. Mas o que impulsiona a trama é o tom que Jason Momoa encontra para Aquaman. Claro que o físico auxilia na construção do protagonista, mas os olhares e o domínio das cenas presente nas coreografias de luta reforçam a aura do personagem.


A  criatividade de James Wan ao dirigir um universo totalmente novo sem as amarras da visão particular de Snider, o fez embarcar em algo que poderia dar muito certo ou muito errado. Wan consegue imprimir autoria e faz o público ter empatia pelo protagonista. A montagem também auxilia na aproximação com o espectador. Em momentos pontuais o público conhece mais sobre o treinamento e passado de Arthur. A trilha ganha tons que impulsionam a trama envolvendo de forma diferenciada o espectador. Apesar de algumas conveniências dentro do roteiro, os demais elementos narrativos proporcionam uma experiência nova para o universo DC.

Aquaman é um filme que presa pela criatividade, liberdade e autoria. James Wan consegue entregar ao espectador a fidelidade dos quadrinhos recentes do herói e coloca um ponto final na imagem que o protagonista teve durante anos. Tudo bem que a liberdade levou Aquaman para lugares exóticos beirando o Indiana Jones, mas Wan possui grandes méritos ao exagerar na imagem imponente do personagem. Quem lembra dos desenhos quando se tem a grandiosidade de Momoa em um uniforme laranja?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten