Pular para o conteúdo principal

No embalo da nostalgia (Creed 2)


Após o término da sessão de Creed um pensamento surgiu : uma continuação não seria necessária. Os arcos dos personagens possuem pontas que poderíam ser exploradas em uma continuação, mas a trajetória de Adonis caberia em um único filme. Creed teve a autoria de Ryan Coogler e surpreendeu público e crítica. A continuação veio em Creed 2 e a sensação que fica é de um filme que necessita da nostalgia para se manter de pé até o desfecho. Na sequência Adonis luta pelo cinturão e consegue chegar ao topo. A aura que paira em torno do protagonista é de um campeão, mas somente por fora. Por dentro Adonis não consegue sentir a pulsação de um campeão. O tempo passa e eis que Buddy Marcelle faz uma proposta para Rocky e Adonis: lutar com Viktor Drago. O filho de Ivan Drago. O ex- pugilista é a sombra na vida da dupla. Ele é a ponta que surge para resgatar a nostalgia e ter a continuação. 

Creed 2 é um dos filmes com a atmosfera mais densa da saga de Rocky nos cinemas. Steven Caple Jr. possui uma direção pesada com o ritmo mais lento do que Ryan. Durante todo o filme a atmosfera sempre se faz presente para enfatizar que a sequência está caucada na nostalgia de Apollo Creed. Adonis acredita que precisa vencer para acertar as contas com o passado, mas Rocky o orienta para o que pode ser um caminho sem volta. O personagem ressalta: " Ele quebrou coisas em mim.... não vale a pena!". O filme possui atos equilibrados entre os dois lutadores. O primeiro é focado na apresentação de Viktor. Em um plano- sequência que prende a atenção, o espectador tem o primeiro contato com o personagem. Steven compreende a aura densa dos núcleos familiares e consegue mantê-la até o desfecho. Toda a expectativa para a luta final é voltada para uma luta mais corporal, frente a frente. Existe uma atmosfera intensa pela pressão de Adonis ter um adversário fisicamente superior. Os treinamentos são voltados para a força física e mental. Na luta final, a câmera foca mais no contado direto dos atores e explora a mese-in-scène no ringue de forma intensa. São planos fechados e abertos focando o corpo a corpo da luta, o que gera uma sensação constante de tensão entre os atores que reverbera no público.

Assim como a autoria na direção é nítida, o espectador logo se familiariza com o roteiro de Stallone. Acertar as contas com o passado e seguir em frente. Os filmes de Rocky possuem aspectos que retornam em Creed 2. Os momentos em que Rocky precisa incentivar Adonis e a luta interna de cada personagem são a base do roteiro. Existe uma cumplicidade entre a dupla. Resgatar Ivan Draco é um acerto para concluir ciclos. A nostalgia move a sequência, mas Stallone melhor do que ninguém compreende que a base da franquia sempre foi a família e o fechamento dos ciclos. Uma questão que enriquece os personagens é explorar camadas para enfatizar os conflitos de cada um em particular. Reforçar a trilha com Biana cantando engrandece o arco da personagem. Acrescentar os dilemas para a maturidade do casal também é um acerto. Adonis precisa lidar com a responsabilidade paterna e consequências mais graves na saúde da pequena filha. O humor se faz presente de forma leve, mas o predomínio é a dramaticidade. Apesar da previsibilidade é nítido o fechamento de cada ciclo envolvendo os atores principais voltado para a autoria na escrita de Stallone. 


As atuações impulsionam a aura densa de Creed 2. O retorno ao passado abre feridas que nunca cicatrizaram. Michael B. Jordan proporciona densidade para Adonis. A presença do ator é marcante em cena. Como o protagonismo não é mais novidade, o ator precisa buscar outras camadas para o personagem. Já o núcleo da família Draco tem como base a troca de olhares. Ivan e Viktor constroem uma relação física. Os sentimentos são adormecidos e os atores enfatizam esse aspecto. Mesmo que Lundgren tenha limitações como ator, a frieza entre pai e filho casa como que é proposto. A força da nostalgia move os personagens e envolve o espectador. O momento na lápide tão característico de Rocky, agora possui um significado mais intenso e encaixa perfeitamente no arco de Adonis. A diversidade da trilha se faz presente e o tema que embalou os filmes da franquia retorna. Outro som poderá surgir. Um som voltado para a experiência do espectador. O som de emoção do público enfatizando envolvimento com os personagens. Stallone instiga o espectador, mesmo voltado para a previsibilidade.

Creed 2 é um filme que tem como base as relações afetivas e que possui uma atmosfera densa para envolver o espectador. Os laços afetivos que movem toda a franquia Rocky retornam com uma carga dramática mais intensa. Resgatar Ivan Draco é fechar um ciclo para vários personagens. Creed 2 é mais que um acerto de contas com o passado. É um ciclo que se fecha embalado pela nostalgia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten