Pular para o conteúdo principal

Uma luz no fim do túnel (Mulher- Maravilha)



Quando Batman vs Superman foi lançado, o universo "compartilhado" (ao menos é o que parece ser) da DC nos cinemas ficou estremecido e a recepção do público não foi a esperada pela Warner. Após vários problemas e críticas negativas, uma personagem roubou a cena e criou a expectativa para um filme solo: a Mulher-Maravilha. Mesmo com o roteiro pouco "inspirador", Batman vs Superman deixou nos fãs a sensação de que algo acima dos padrões da DC poderia ser possível com um filme dedicado a esse ícone feminista. Enquanto a Marvel apenas apresenta imagens do que pode ser a heroína de peso do estúdio, (o que sabemos sobre a Capitã Marvel?) a Warner/DC investe em uma personagem forte e mostra que o filme solo da Mulher-Maravilha pode ser um novo frescor para o gênero de super-heróis. 


Partindo do princípio que o espectador abrange desde fãs até os que não conhecem muito a história da princesa Diana, o filme dedica o primeiro ato todo para a ambientação e treinamento da heroína. Quando pequena, a protagonista já sentia uma atração pela luta e o vislumbre em ser guerreira. Para inserir uma subtrama ao universo da ilha das amazonas, o espião americano, Steve Trevor, sofre um acidente e Diana o salva. A ilha é invadida por soldados alemães. Com algumas perdas significativas, a protagonista sente que precisa impedir o grande Deus da Guerra e parte para Londres com Trevor.


Um dos pontos fortes do roteiro é o tom cômico presente no casal. A cena em que Diana e Steve conversam sobre os prazeres da carne funciona e ao longo de todo o enredo de Allan Heinberg as cenas envolvendo comicidade estabelecem um equilíbrio entre a ação e comédia. As cenas crescem e refletem um contraste entre os mundos e ideais do casal. Diana tem uma ideia romantizada do ser humano e Trevor a faz enxergar aos poucos a realidade e do que os humanos são capazes quando estão imensos na Primeira Guerra Mundial. Infelizmente, todo o arco envolvendo o vilão não é explorado de forma convincente, apesar da tentativa de algumas reviravoltas interessantes, o terceiro ato apresenta ao espectador mais do mesmo visto nos demais filmes de super-heróis. 

Gal Gadot estabelece para Diana um timing cômico imprescindível para a protagonista. A química com Chris Pine funciona e o casal causa empatia ao longo da trama. Como o espectador teve a oportunidade de ver somente um pouco de Diana em Batman vs Superman, no filme solo percebemos que a atriz ainda é limitada em termos dramáticos. As cenas que exigem mais na atuação deixam a desejar. Os coadjuvantes acrescentam e cada um possui importância na narrativa. Destaque para Lucy Davis ao interpretar Etta, o filme fica mais leve toda vez que a personagem aparece. 

Mulher-Maravilha é um avanço por ser a primeira personagem significativa do universo dos quadrinhos que ganha as telas. Desde mulher gato com Michelle Pfeiffer, o público não via uma personagem com grande destaque. Direção de arte e figurinos auxiliam com referências diretas aos quadrinhos. Os poderes são explorados nas batalhas de forma convincente e as cenas são coreografadas para realçar as características marcantes da protagonista. Patty Jenkins reforça a força da princesa Diana, mas perde as rédeas no terceiro ato com soluções fáceis para o desfecho de determinados personagens. Mulher-Maravilha é a luz no fim do túnel para explorar com mais coragem o universo feminino das heroínas nos cinemas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten