Pular para o conteúdo principal

A sensação constante de dualidade (Animais Noturnos)


Acho extremamente válido quando um diretor arrisca e tenta proporcionar ao público uma experiência distinta do trabalho anterior. É o caso de Tom Ford com o recente filme Animais Noturnos. No delicado e sensível, Direito de Amar, o diretor explorou o drama de forma equilibrada com destaque para o poder presente nas imagens. Ao mudar drasticamente de gênero, Tom Ford demonstra que a direção ainda necessita de amadurecimento, mesmo com o empenho em tentar dominar o filme por completo. 

A trama gira em torno dos protagonistas Susan e Edward. Após uma conversa rotineira e fria com o atual marido, a personagem recebe uma encomenda, um livro intitulado Animais Noturnos escrito por Edward. A dedicatória é para ela. A medida que Susan avança na leitura, o público tem contato com três tramas intercaladas: a vida totalmente vazia da protagonista, o conteúdo violento explorado no livro e o passado do casal. O cuidado com a direção de arte é nítido e minucioso. A casa da protagonista é repleta de objetos exóticos com predomínio do cinza e preto. A fotografia é o diferencial ao retratar o período atual de Susan, com cores escuras exaltando a solidão da personagem. Quando o enfoque é a trama do livro, o ambiente é o deserto com cores quentes, sempre evidenciando a cor vermelha em diversos objetos.

Infelizmente, as tramas que envolvem Animais Noturnos não possuem o mesmo equilíbrio e importância. Apesar do trabalho interessante de Joan Sobel na montagem, a trama que foca no presente de Susan torna-se a parte prejudicial da narrativa. Vale ressaltar que essa questão não é consequência direta da montagem, mas pela falta de empenho dos coadjuvantes que cercam a protagonista. A forma como Armie Hammer interpreta Hutton Morrow não desperta no espectador o interesse pelo personagem que poderia ser facilmente descartado sem prejudicar o contexto atual de Susan. A personagem ressalta que trocou o ex-marido por um rico homem charmoso. O ator em nenhum momento deixa transparecer essa característica, somente o tipo físico e traços característicos não bastam, a atuação precisa ser convincente. Animais Noturnos consegue estabelecer um equilíbrio e prender a atenção do espectador quando o enfoque é a trama voltada para o livro escrito por Edward. Os personagens são mais envolventes, com destaque especial para o policial Bobby Andes. Michael Shannon é um ator que presa os detalhes e a figura do personagem ganha a tela e a atenção do espectador. O jeito que o ator segura o cigarro e aprecia o ato de fumar é somente um dos pontos da atuação forte e precisa de Shannon. Aaron Taylor- Johnson, apesar de caricato, consegue dar para Ray Marcus a importância necessária para fazer o tom de suspense crescer ao longo da trama.


Uma tríade ganha força quando analisada em conjunto. O resultado da montagem, direção (em alguns momentos) e a trilha sonora auxiliam na junção e construção da narrativa como um todo. Tom Ford explora rimas visuais para conectar as tramas e conta sempre com a trilha sonora para ligá-las. As rimas são exploras em várias cenas que intensificam os sentimentos de Susan e também de Tony Hastings. Elas são completas graças a interpretação de Amy Adams e Jake Gallenhaal.

O duplo equívoco está no roteiro e na direção de algumas cenas que causam ruído na ligação proposta das tramas. Sempre quando o espectador tem contato com fatos significativos da vida de Susan e Edward, o roteiro explora falas que não transmitem a intensidade das interpretações. Em dois momentos específicos podemos constatar quando a atuação extrapola o roteiro raso. Na cena em que a protagonista chora no carro e é consolada pelo atual marido, Adams tenta em vão se esforçar para transmitir o sofrimento que a cena exige, mas o roteiro explora falas simplórias prejudicando a atuação da atriz. O mesmo acontece com Jake na cena em que o personagem repete sucessivas vezes a mesma fala transtornado. O ator transmite uma dramaticidade além do que é proposto pelo roteiro. 

A estética apurada acompanha toda a narrativa e tem um papel fundamental nas tramas, mas em diversos momentos o choque raso não possui significados. A cena de abertura dos créditos iniciais é extremamente contraditória. Susan trabalha com arte e as imagens são inseridas na exposição da galeria no trabalho da protagonista, mas causar o choque pelo choque não envolve o espectador de maneira apropriada no filme. Esse recurso pode ser ressaltado também em momentos de tom diferenciado na trama para evidenciar o suspense. A cena de violência no contexto literário proposto e quando a personagem de Jena Malone aparece são imagens soltas e fora de tom. 

O filme transmite uma sensação de dualidade constante. O roteiro que em determinados momentos é minucioso e profundo debatendo assuntos relevantes pode causar um ruído e ser raso em cenas importantes para o fechamento do arco dos personagens. Os protagonistas abraçam seus papeis, mas o caricato e a apatia de alguns coadjuvantes do contexto presente da protagonista prejudicam e ofuscam o trabalho competente dos demais. A mudança brusca de tom presente em cenas desnecessárias somente para proporcionar ao espectador a ideia de animais noturnos é contraditória, pois a figura tão intensa e interpretada de forma competente por Amy Adams com o auxilio da maquiagem já faz da protagonista a própria personificação do animal noturno. Aparando algumas arestas soltas Animais Noturnos poderia ser maior do que realmente aparenta ser. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten