Pular para o conteúdo principal

Ausência de intensidade e impacto (Fahrenheit 451)


O que faz uma produção chamar a atenção do espectador? Atores que tiveram trabalhos marcantes em projetos anteriores? O remake de uma trama potencialmente envolvente? A marca de um canal conhecido por produções de alta qualidade repleta de premiações? Fahrenheit 451 possui todos os tópicos mencionados. Tem no elenco Michael Shannon e Michael B. Jordan. A trama é um remake moderno do clássico de Truffaut. E para completar é uma produção HBO. O que poderia dar errado? 

O que ganha o espectador nos primeiros momentos do filme é o design de produção. A tecnologia claramente inspirada em Blade Runner utiliza painéis para a comunicação com a população. A vigilância é constante e cabe ao protagonista acabar com qualquer resquício de arte, principalmente, os livros. Uma parte da população, mais conhecida como rebeldes, tenta preservar o conhecimento e as leituras de vários clássicos da literatura. Cabe ao bombeiro Guy Montang queimar todos os livros que os rebeldes tentam preservar. Claro que em algum momento Guy irá questionar suas atitudes. O roteiro explora o arco do personagem por meio de flashbacks. O espectador conhece um pouco da vida de Guy em momentos truncados da trama. E mesmo com o recurso narrativo utilizado, não fica claro para o público o arco completo do protagonista. O mesmo acontece com Capitão Beatty. Existem conflitos interessantes vividos pelo personagem, que faz anotações indagando o peso e consequência do trabalho que exerce imerso em filosofia. Personagens pouco desenvolvidos e um roteiro que não sabe ao certo que rumo tomar. Todos ficam à deriva.

É nítido a densidade e tensão criadas na atmosfera da trama. O equívoco maior é transformar essa densidade em um ritmo totalmente arrastado e tediante. O visual aproxima o espectador, mas a forma como a trama é conduzida e as pausas constantes para o leitura de trechos literários, ao invés de acrescentar ao roteiro, causam o distanciamento gradual do público. Fica nítido a total falta de conexão das tramas e subtramas propostas. O trabalho da montagem deixa claro a confusão existente dentro do roteiro. Quando temos conhecimento do arco dos personagens, os cortes exploram explicações científicas e logo em seguida apresentam os demais personagens que não acrescentam muito para o contexto proposto. Um pseudo romance entre Guy e Clarisse surge na metade do segundo ato, mas que se não existisse seria mais interessante, até porque o casal não possui química e os cortes não sugerem a aproximidade do casal. 


Mesmo com o esforço de Michael Shannon no papel de capitão responsável por comandar os bombeiros e atar fogo nas obras literárias, a composição do personagem é bem próxima de outros trabalhos realizados pelo ator. Já Michael B. Jordan parece totalmente apático em vários momentos e em cenas que exigem maior carga dramática. Sempre que o filme propõe uma imersão maior do personagem com flashbacks, o ator permanece com as mesmas feições durante todo o filme. Até nos momentos mais previsíveis do roteiro, não existe um impacto maior na atuação de Jordan. A impressão que se tem é de que o ator cresce quando trabalha com diretores que conseguem explorar seu potencial. O ator é competente, mas aqui o diretor Ramin Bahrani não conseguiu extrair o máximo da atuação que Jodan é capaz.

Fahrenheit 451 possui elementos que cativam o espectador. O desing de produção e algumas adaptações no decorrer da trama enriquecem a narrativa, porém, ao longo do filme os elementos narrativos se perdem no contexto proposto. O desenvolvimento do roteiro é fraco e a montagem deixa o ritmo extremamente arrastado e enfadonho. Não existe pulsão no terceiro ato e ao final da trama, pouco se sabe sobre os personagens e as motivações dos rebeldes em preservar o conhecimento. Fahrenheit 451 teria tudo para ser um filme, no mínimo, interessante. No plano das ideias poderia até ser, mas quando ganha vida pelas imagens, se perde no caminho por apresentar o resquício de algo que poderia ser mais intenso e impactante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten