Pular para o conteúdo principal

De tempos em tempos é preciso trocar o relógio (On the Rocks)


Sofia Coppola é mais um nome de peso que estabelece parceria com os serviços de streaming. O mercado sofreu nos últimos anos e com a pandemia algumas mudanças surgiram para resignificar o que chamamos de "indústria cinematográfica". O filme de Sofia Coppola ganha estreia na Apple TV+ reforçando a troca da tela grande por uma bem menor. Se o mundo cinematográfico mudou de forma mais intensa por conta do vírus, um aspecto permanece intacto: a sensação de leveza que a diretora proporciona ao espectador. 

Na trama Laura vive um bloqueio criativo típico de muitas escritoras e ainda precisa dar conta da casa e educação das filhas. O marido vive em reuniões de trabalho e quase não a escuta. É neste momento que entra a figura paterna, para amparar a filha e propor uma mini investigação. Félix e Laura seguem os passos de Dean e entre jantares e uma viagem inesperada resgatam sentimentos adormecidos do passado. O roteiro de Sofia toca em subtramas corriqueiras como levar a filha mais velha para a escola, escutar o desabafo de outras mães, olhar para a tela em branco do computador e procrastinar até enfrentar os problemas de frente, tudo focado no olhar feminino. Porém, o que movimenta os atos é o relacionamento entre pai e filha. Laura guarda mágoas e não consegue perdoar o pai pelas traições e sofrimentos causados na família. Sofia desenvolve diálogos que inserem constantemente o espectador na trama. Apesar de existir uma sensação de que nada acontece na trama, o nada mais é do que a rotina. Qual é a rotina que possui reviravoltas ? 

Cada diretor possui um ator coringa, aquele que confia para conduzir a narrativa. Aqui quem rouba a cena é Bill Murray como conhecedor do universo feminino. Interessante destacar que o fato de Bill ser a força do filme exalta ainda mais o olhar feminino, Félix praticamente apresenta uma tese de mestrado sobre o comportamento de cada mulher. A ironia é constatar que apesar de deter tamanho conhecimento, ele afastou as mulheres mais importantes de sua vida. Bill transborda carisma transmitindo a sensação de não fazer o mínimo esforço na composição de Félix. É Bill no melhor estilo Bill de ser. Já Rashida Jones intensifica o olhar melancólico de Laura. O cansaço é sentido em cada cena. O contraste entre a empolgação de Bill e a melancolia de Rashida intensifica a química entre os atores e auxilia no ritmo presente na narrativa. Sofia não tem pressa ao conduzir e apresentar os conflitos dos personagens, o que poderia afetar consideravelmente o ritmo, porém o trabalho dos atores é o responsável pela cadência do elemento narrativo.

Sofia mantém a sensibilidade e leveza ao explorar gestos simples dos personagens proporcionando reflexões ao espectador. Quando Laura guarda o relógio do pai e começa a usar o novo que ganhou do marido, a diretora nos faz refletir que a protagonista está em paz com o passado e começa a focar no recomeço. Sofia prolonga o desfecho com um encontro significativo: o pai continua na rotina de viagens com a sensação que a filha vai ficar bem na sua ausência e a filha segue compreendendo que o pai vai estar ali quando necessário. Tudo normal e rotineiro com uma pequena reviravolta : a troca de relógios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d