Chega ao fim um universo que reinventou os filmes voltados para a adaptação de quadrinhos. Tudo começou com uma pontinha do herói Homem de Ferro no filme do Hulk interpretado por Edward Norton. Robert Downey Jr. protagonizou o filme solo do herói em 2008. Mais de uma década após a surpresa de Downey no papel, o universo compartilhado representou um marco cinematográfico e estabeleceu de vez o gênero. Vingadores : Ultimato resgata os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Thanos estalou os dedos e metade da população foi eliminada do planeta. Cabe aos heróis encontrar uma maneira de superar os traumas e seguir a diante.
O primeiro ato de Vingadores : Ultimato é apresentado ao público com uma paleta de cores fria e o roteiro é voltado para as consequências do gesto de Thanos. Não é à toa que os heróis que começaram o universo sobreviveram para tentar seguir com suas vidas. O reencontro dos heróis é uma tentativa de ao menos exterminar de vez o causador de tanto sofrimento. A equipe quer saber o que aconteceu com as joias do infinito e ao ficarem frente a frente com Thanos o encontram derrotado. Thanos estalou novamente os dedos e destruiu as joias do infinito. Após cinco anos, Viúva Negra tenta coordenar alguns heróis em missões específicas. Thor está fisicamente modificado e depressivo. Capitão América coordena grupos de ajuda para quem tenta lidar com o luto da perda. Homem de Ferro tem uma filha com Pepper Potts. Hulk finalmente encontra o equilíbrio entre o monstro e Bruce. Após Homem Formiga voltar do reino quântico, com o auxilio de um ratinho, ele acredita que pode evitar o estalo de Thanos. Assim, a equipe está formada para uma última missão.
A partir do momento que a equipe é reunida o roteiro dos irmãos russo é voltado para homenagear fãs e elenco. O arco dos personagens é balanceado de forma equilibrada. O destaque fica para personagens que não foram devidamente explorados em filmes anteriores. Jeremy Renner é explorado de forma contundente durante os atos. Nebulosa tem uma ligação direta com o vilão e a relação paterna é levada às últimas consequências. Capitã Marvel que encontrou no finalzinho do universo mostra seus poderes de forma mais eficiente e é peça fundamental na equipe. Os demais heróis fazem os atos fluírem de forma orgânica em prol do encerramento do universo. Thor que foi o herói mais deslocado nos filmes solo vive conflitos internos intensos e a desconstrução física do personagem é o viés cômico que funciona perfeitamente no encerramento do arco do herói. Chris Hemsworth equilibra depressão e humor de forma satisfatória. Chris Evans permanece no papel de herói racional e destinado a fazer sempre o que é correto. Scarlett Johansson sempre balançou sensualidade e drama para Viúva Negra. Seu sacrifício toca em cheio no coração do espectador. A joia da alma foi destinada para a heroína que desde o começo do filme acreditou na família Vingadores. Ela foi literalmente a alma da equipe. Robert Downey Jr fecha o ciclo de Homem de Ferro de forma intensa. Salvar os heróis e a população é uma bela homenagem ao ator que começou e reinventou o gênero. O roteiro dos irmãos russo é repleto de fanservice. São pontas amarradas que ligam os filmes é intensificam os arcos dos personagens. Algumas soluções são utilizadas como Deus ex-machina. Capitã Marvel resgatando Homem de Ferro é um exemplo. A heroína é utilizada de forma conveniente em vários momentos na trama. Outro aspecto que prejudica roteiro é a questão da viagem no tempo. Apesar de ser interessante o recurso e reforçar a importância do Homem Formiga no universo, a opção é confusa e deixa furos na trama. Mas todos possuem momentos significados e são homenageados de forma intensa.
A direção dos irmãos russo é autoral e não poderia ser mais acertada para finalizar o universo. Os diretores sabem dosar de forma equilibrada os momentos voltados para a humanização de cada herói coordenando perfeitamente com as cenas de ação. A junção de humanização e ação move a trama e proporciona um ritmo constante, mesmo que o primeiro ato seja um pouco mais lento que os demais. O espectador sente a diferença de ritmo no começo do filme, mas o elemento narrativo casa perfeitamente com o tom sombrio dos acontecimentos de Guerra Infinita. O equilibro é retomado de forma intensa ao intercalar o humor e ação. Capitão América brincar com o próprio físico, Thor enfatizar o poder de Capitão com o martelo, Capitão fazer referência ao seu melhor amigo para provocar uma pausa na ação e Hulk sentindo vergonha alheia. O humor é explorado de forma contundente e tornou-se uma marca primordial do trabalho dos irmãos russo. Outro elemento narrativo presente durante toda a trama e dosado para prestar homenagens a cada herói é a marcante trilha sonora. Cada herói possui um tema específico e as batalhas também são reforçadas com esse elemento narrativo. Justificar a presença de todos os heróis não seria tarefa fácil para os irmãos. A batalha final é a junção dos heróis e os irmãos conseguiram mesclar de forma orgânica a participação de um. Capitão escutar Sam falar:" À sua esquerda", emociona o espectador que acompanhou a trajetória do Capitão e prepara o público para uma batalha épica.
Vingadores: Ultimato é um marco não somente para o gênero de super-heróis, mas também para a indústria cinematográfica. Claro que o desfecho irá render bilhões para a Disney, mas Ultimato vai além dos números. O encerramento de mais de uma década de universo prioriza especialmente o espectador e elenco. A última formação da equipe é marcada pelo cuidado ao proporcionar arcos intensos para cada herói, o que reflete perfeitamente na atuação de cada ator. A relação dos atores com seus respectivos heróis é tocante e desmistifica o olhar raso para filmes de super-heróis. Antes de serem heróis, eles são seres humanos que vivem e tentam lidar com conflitos internos. Os fãs sentem esse cuidado e o envolvimento com cada herói é intenso e verdadeiro. Reações exacerbadas são sentidas em vários momentos. Vingadores : Ultimato é o resgate do entretenimento de qualidade em um blockbuster. Um blockbuster que ficará como marco. Marco do puro envolvimento do espectador em um filme repleto de homenagens.
Comentários