Pular para o conteúdo principal

Spielberg em cada cena (Jogador N°1)



Jogador n°1, o mais recente filme de Steven Spielberg , nos apresenta o melhor da autoria do diretor. No começo do primeiro ato, o jovem Wade Watts, ambienta o espectador no universo da trama explicando a inserção no mundo virtual OASIS e a fuga da realidade. Lá em Jurrasck Park, John Hammond, dono do mágico mundo repleto de dinossauros, iniciava a trama ambientado o espectador sobre como tudo surgiu. Em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, o público se envolveu com a imaginação do diretor ao experientar a tecnologia da época. Aqui, em Jogador N°1, o diretor deixa o público encantado com o design de produção do longa e os efeitos visuais da trama.

As referências voltadas para a filmografia do diretor estão presente em todo o filme. No começo do segundo ato, Wade, ou melhor, Parzival encontra Art3mis e com mais três amigos vivem uma aventura em busca de três chaves com o objetivo final: encontrar um Easter Egg. A recompensa é grande, mas como em todo filme do diretor, a humanidade dos personagens está em primeiro lugar. Qual filme que Spielberg produziu que reúne crianças e adolescente em uma grande aventura? OS Gonnies. Assim, os adolescentes e o Sho tentam ajudar uns aos outros para chegarem ao nível final do jogo. E o coração de quem é fã do diretor só aumenta de tamanho com todas as referências da filmografia de Steven inseridas em Jogador N°1.

Além da aventura em E.T., a trama era dividida entre a polícia, a família e a relação de Eliot com seu eterno amigo de outro planeta. Jogador N°1 apresenta essa estrutura com subtramas interligadas. Assim como em E.T., o filme perde um pouco o ritmo quando é explorado o mundo real. Jogador N°1 perde ritmo principalmente quando foca na vilania. Ben Mendelsohn apresenta um vilão coerente com os vilões dos filmes da década de 1980. Sorento é inexpressivo como se fosse uma máquina bem próxima de T-1000 em O Exterminador do Futuro 2. Apesar da coerência,  da mesma forma apresentada em E.T., as subtramas do mundo real perdem força no contexto como um todo.


A temática familiar que permeia boa parte dos filmes de Spielberg também está presente em Jogador N°1. Wade perdeu a família e mora com a tia e o namorado problemático. Em E.T, Inteligência Artificial, A Cor púrpura...praticamente toda a filmografia de Spielberg apresenta tramas fortes familiares. O toque piegas e romântico mesclado com o primeiro plano são parte fundamentais da autoria de Steven. Em Jogador N°1, próximo do desfecho, a trilha aparece com mais força e o romantismo de Spilberg é sentido no roteiro. 

Além das referências da cultura pop que envolvem o espectador durante todo o filme e a trilha sonora nostálgica que embala os personagens, o que realmente ganha destaque é a autoria de Spielberg. Para quem é fã do diretor é um deleite encontrar aspectos da filmografia de Steven inseridos em Jogador n°1. Para o espectador mais novinho, o filme é um belo entretenimento, mas para os adultos é Spielberg em cada cena.

Comentários

Unknown disse…
Jogador n1 é um dos filmes mais divertidos que já vi, gostei muito como se desenvolve a história, o roteiro é muito divertido para pequenos e grandes, tem ótimos efeitos especiais e nos prende o fôlego. Eu não sou muito fã de filmes de ficção científica , mas este me prendeu e é muito bom, assim como o livro, que acabei lendo. É um filme que sem importar o estado de animo em que você se encontre, irá lhe ajudar a relaxar um pouco e sempre com a marca do Steven Spielberg. .
Paula Biasi disse…
Spilberg é um dos poucos diretores que sabe fazer um blockbuster de qualidade. Desde de sempre !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten