Pular para o conteúdo principal

Empolgação somente entre dois atos (Círculo de Fogo : A Revolta)


Empolgação. A palavra que define o filme de Guilhermo del Toro. Círculo de Fogo tinha uma trama envolvente que prendia o espectador. Eis que surge Círculo de Fogo : A Revolta e a palavra perde o sentido no meio do caminho. John Boyega quer se desprender do passado e vive de pequenos golpes. Tenta esquecer o legado do pai, mas uma missão o coloca em uma posição semelhante a de Staker Pentecost: tentar salvar a terra.

O primeiro ato da trama possui o ritmo acelerado com uma edição frenética. Jake surge em cena e a presença de Boyega segura boa parte do filme. Quando o protagonista encontra a adolescente Amara, a química se faz presente. A empolgação deixa a tela quando os personagens ficam distantes. O roteiro gera conveniências. O plot twist demora para acontecer e o espectador retoma ao contexto proposto tarde demais. 

A direção firme de Steven S. DeKnight pode ser sentida no primeiro e terceiro atos. Todo o segundo ato consiste em tentar explorar subtramas com personagens carismáticos, o núcleo jovem e a dupla de doutores Newton e Hermann, porém, os núcleos propostos ficam perdidos em uma trama maior que possui pontas soltas. É preciso enfatizar que um falso ritmo acelerado, na realidde é reflexo da edição que tenta interligar as subtramas. Somente tenta.  


John Boyega divide o protagonismo com Scott Eastwood. O que prejudica consideravelmente a construção de Jake. Como John tenta imprimir carisma ao protagonista, sempre que divide a cena com Scott existe uma quebra na sintonia dos atores. Boyega é infinitamente melhor e o contraste torna-se inevitável. O humor entre Nate e Jake não funciona e o filme perde força quando ambos estão juntos. O filme somente ganha forças quando Jake e Amara retornam de forma relevante para o andamento da trama principal.

Círculo de Fogo: A Revolta segura o interesse do espectador no primeiro e terceiro atos. O segundo ato apresenta subtramas e personagens que poderiam acrescentar no filme como um todo, mas a falta de entrosamento dos protagonistas e o elenco jovem solto no meio do caminho prejudicam consideravelmente o andamento da narrativa. Infelizmente, a empolgação do espectador fica somente entre dois atos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten