Pular para o conteúdo principal

Intensos seres humanos (Três Anúncios para um Crime)


Dentro de nós existe o bem e o mal duelando constantemente. Quando um episódio trágico acontece, as forças duelam ainda mais e inevitavelmente temos que optar: ou o ódio nos motiva, ou tentamos seguir em frente. Tentamos. Simplesmente tentamos viver com o peso de nossos atos e consequências de nossas escolhas. Mildred Hayes decide alugar três outdoors para denunciar o assassinato e estupro de sua filha adolescente. Com o ato surgem várias consequências que envolvem todos em torno da mãe que carrega uma imensa dor dentro de si. 

No começo de Três Anúncios para um Crime a trilha sonora de Carter Burwell acompanha as ações de todos os personagens. Quando a protagonista decide colocar os anúncios, a trilha pulsante surge de forma motivadora. O mesmo acontece com a trilha suave nos momentos dramáticos dos três protagonistas. Como a dualidade persiste em todos os personagens, a fotografia oscila entre uma paleta de cores quente e fria. O policial Jason Dixon aparece com uma forte luz vermelha. O lado mal, a amargura presente na figura do personagem, o acompanha em boa parte da trama. A paleta de cores mais quente está envolta no policial Bill Willoughby. O bem está lado a lado do chefe de polícia que sofre por não descobrir o culpado do crime da filha de Mildred. Já a protagonista correga consigo o ódio e o humor. A combinação dos dois opostos reflete na paleta de cores variadas. 

O roteiro de Martin McDonagh evidência o trio de protagonistas com igual intensidade. Todas as ações dos personagens impulsionam a trama de tal forma que o espectador compadece e sente empatia pelo trio. Um dos aspectos ressaltados no roteiro e presente nas demais tramas do diretor é o humor com destaque para o forte viés preconceituoso. O personagem de Sam Rockwell solta pérolas que soam de forma irônica e provocam risos no espectador, mas que são como verdadeiros tiros disparados repletos de rancor. Já um humor mais leve e igualmente eficiente complementa o arco de Mildred e Bill. Com reviravoltas precisas e impactantes, não existe espaço para o julgamento das ações que movem o roteiro, somente a percepção da imensa humanidade presente no trio de protagonistas. 



Três Anúncios para um Crime não teria a força que impulsiona a trama se não fosse pela compreensão e composição dos atores nos respectivos personagens. Com um competente roteiro, Martin explora cada um de forma intensa para que eles tenham o destaque devido. Frances McDormand ressalta no físico e no olhar toda o dor e compaixão presente em Mildred. A humanidade de Woody Harrelson cativa instantâneamente o espectador. É tocante a entrega do ator em cena e a importância de Bill ao conduzir determinada parte da trama reforça ainda mais a humanidade do chefe de polícia. O que dizer de Sam Rockwell? O humor e a construção do personagem transformam Jason em um reflexo cruel e belo do ser humano. Três indicações merecidas para o Oscar. Três atores que brilham e transbordam humanidade em cena.

Como lidar e tentar compreender o sofrimento do outro? Atitudes extremas são justificáveis quando determinadas ações prejudicam os demais ao seu redor? Perguntas que surgem quando duas forças que duelam constantemente dentro de nós tentam a qualquer custo buscar o equilibrio. Todos os personagens são motivados por essas forças que simplesmente os tornam mais humanos. Três Anúncios para um Crime é o centro do duelo das forças que envolvem o espectador  e transformam o trio de protagonistas em intensos seres humanos. 

Comentários

Unknown disse…
Genial! Para mim foi a melhor do gênero. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Sem dúvida voltaria a ver este filme! Acho que é realmente bom, o que mais gostei é o elenco, é excelente, Abbie Cornish é uma das melhores atrices do gênero, recém vi seu participação em Tempestade: Planeta em fúria, é um dos melhores filmes ficção cientifica além o suspense que tem é ótimo. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Tempestade superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.
Paula Biasi disse…
O trabalho do elenco faz toda diferença no decorrer da trama. Cada personagem com seu conflito interno. Vale cada indicação.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten