Pular para o conteúdo principal

Mais um filme de Star Wars (Han Solo: Uma História Star Wars)


Na última semana, Han Solo: Uma História Star Wars gerou discussão entre os fãs que acompanham e cresceram imersos no universo de mestres, jedis e a galáxia tão distante. O questionamento principal gira em torno da necessidade de responder perguntas que para alguns são desnecessárias. A origem do nome Han Solo? Como Chewie e o protagonista se conheceram? Como Han ganhou um das naves que é um dos símbolos da cultura pop? Se o propósito é estender o universo, a pergunta principal seria: Por que não? O espectador ganha. Aquele que é fã quando tudo começou e os pequenos que tem contato recente com o universo. Foi assim em Rougue One. Mas será que Han Solo é um filme, no mínimo, interessante? Sim, no que ele se propõe. O puro entretenimento. 

A trama gira em torno de contrabandistas de combustível (nada mais atual). A crise em uma parte não explorada da galáxia só aumenta. Escravizados, Han e Qi´ra, não hesitam em tentar de todas as formas fugir. Temos o primeiro acerto do filme : o design de produção. Levar ao espectador algo novo e sujo. Mais terreno. Estamos falando de ladrões, portanto, a produção do filme enfatiza a atmosfera transformando a locação em um ambiente pobre e escasso. O primeiro ato da trama possui um ritmo pulsante e frenético. Han Solo conhece Chewei de uma maneira bem interessante e que se encaixa perfeitamente na realidade da dupla. Após escaparem, o protagonista utiliza um pouquinho da famosa lábia para convencer Val e Tobias a entrar no grupo. Olha outro grupo de Star Wars em formação. É preciso mencionar o carismático piloto Rio Durant, novo personagem, que conquista o público infantil  logo na primeira cena em que aparece. Ele é responsável por guiar a nave e resgatar o restante do grupo. Mas algo dá errado e os personagens voltam sem a carga. 

Ron Howard entrou no meio da produção e imprimiu autoria ao filme. O que temos no primeiro ato, um ritmo acelerado, mas com tempo de tela suficiente para explorar e deixar o espectador familiarizado com os personagens, não se repete nos demais atos. O ritmo permanece, porém, o público não consegue acompanhar tudo que é proposto. A autoria do diretor se faz presente, mas aos poucos se perde no meio do caminho. O que cativa novamente o espectador são os personagens de Donald Glover e Phoebe Waller - Bridge. Glover não possui o peso nas costas de interpretar um personagem tão famoso quanto Han Solo. O trabalho do ator é cativante e ganha a tela. O filme cresce com a presença de Lando. O que dizer de L3 - 37? Uma personagem que luta pelas minorias com ideias revolucionárias? No meio de uma batalha, a personagem diz: " Encontrei o meu propósito". Levar essa mensagem para o público infantil é importante e necessário. Mesmo com personagens cativantes, os atos perdem força e aos poucos o espectador se distância da trama. 


Críticas foram feitas em torno do ator Alden Ehrenreich ao interpretar o jovem Han Solo. Harrison Ford deixou uma marca significativa para o personagem. O apego dos fãs em torno da aura de Han permanece inabalável. Mas é preciso ao menos destacar a coragem e determinação do talentoso ator (quem assistiu Avé, César sabe que ele é ótimo) que fez o que esteve ao seu alcance para não somente copiar os trejeitos do protagonista. Ele não fica ofuscado pelo restante do elenco. Star Wars é assim. Todos os personagens precisam funcionar para que a trama tenha força. A tarefa era difícil. Foi a melhor escolha? Foi uma escolha. As críticas iriam surgir independente do ator. Alden causa estranhamento no começo do filme, mas compreende o personagem e entrega um trabalho competente. Um dos equívocos que acompanham o personagem é a origem do nome. É de uma falta de criatividade sem tamanho. Um personagem tão emblemático merecia algo melhor, apesar do contexto dramático envolvido. Daí a César, o que é de César. Culpa do roteiro, não do ator. 

Han Solo: Uma História Star Wars propõe ao espectador um leve entretenimento que se perde nas mãos e no ritmo acelerado de Howard. Apesar do começo promissor, a trama leva o espectador para uma sucessão de reviravoltas previsíveis do roteiro. E o inevitável acontece: o distanciamento constante do espectador durante o filme. A pergunta que não quer calar persiste: era necessário um filme de Han Solo? Temos personagens novos cativantes, uma equipe formada, o timing cômico característico da franquia, um personagem da velha guarda (Chewei eterno no coração de todo fã) e apesar das falhas, um bom entretenimento. Tudo que marca a franquia está presente no filme. Menos a força. "Literalmente". Além da pergunta, o sentimento que fica é de termos mais um filme de Star Wars. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten