Pular para o conteúdo principal

A grandeza estabelecida na empatia com o espectador (Lady Bird-A Hora de Voar)


Lady Bird - A Hora de Voar é um dos representantes do cinema independente no Oscar. Mesmo com todos os holofotes voltados para A Forma da Água, o pequenino filme de Greta Gerwig envolve por abordar temáticas universais. A trama pequenina torna-se grandiosa pelo poder e carisma dos personagens. A relação cheia de ternura e conflitos entre mãe e filha, a sensação de não se encaixar no cotidiano, de trocar confidências com a melhor amiga, de perder o fôlego quando encontra o professor de matemática.... a lista se estende, pois Greta consegue com pequenas pinceladas abordar no roteiro temáticas marcantes.

A edição reflete constantemente o elo da protagonista com a figura materna e os demais arcos dos coadjuvantes. A tentativa de diálogo e aproximação que sempre acaba de forma abrupta permeia a trama. Entre os atos, várias cenas importantes para os personagens são editadas de forma repentina. Uma descoberta inesperada, a naturalidade ao falar de sexo com a melhor amiga, a rapidez com que nos apaixonamos ou pensamos que estamos apaixonados e como nos afastamos ou aproximamos dos outros pelo interesse. A instabilidade vivida na adolescência é puro reflexo e dialoga perfeitamente com os cortes realizados na edição. 

Existe em Lady Bird a junção de ritmos que novamente refletem a instabilidade emocional da adolescente. Ao menos tempo que Christine vive e trava diálogos duros com a mãe, a figura paterna é a perfeita leveza e o meio termo dentro de casa. Torna-se um mantra escutar de toda mãe :"Ele fica com o papel de bonzinho, enquanto eu sou a malvada!". Assim, com frases marcantes, Greta aborda no roteiro temáticas que estabelecem uma conexão direta com o espectador. As subtramas são exploradas repentinamente, mas encaixam de forma interessante no arco dos coadjuvantes. O espectador sabe pouco sobre os demais personagem fora do núcleo familiar de Christine, mas o pouco retratado é o suficiente para complementar a trama principal. 


O elemento narrativo importante que sempre acompanha os personagens é a trilha sonora. Em diversos momentos que alternam drama e comicidade a trilha surge e engrandece a trama. Além da força presente no roteiro, a direção de Greta é impulsiva e transmite a leveza em momentos pontuais. A intensidade na relação com a mãe encontra o contraste da suavidade com o pai. A mesma impulsividade pode ser analisada na interpretação de Saoirse Ronan. O potencial da atriz em estar solta durante todo o filme auxilia na criatividade ao compor Christine.

O filme toca em temas universais presentes na adolescência. O roteiro alterna momentos leves e intensos de forma impulsiva. Uma impulsividade que permeia a trama e encontra diálogo na edição com cortes abruptos. Esses aspectos reforçam de forma positiva e refletem perfeitamente na persona da protagonista. Lady Bird - A Hora de Voar é pequenino, mas torna-se gigante pela empatia que estabelece com o espectador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E o atendente da locadora?

Tenho notado algo diferenciado na forma como consumimos algum tipo de arte. Somos reflexo do nosso tempo? Acredito que sim. As mudanças não surgem justamente da inquietação em questionar algo que nos provoca? A resposta? Tenho minhas dúvidas. Nunca imaginei que poderia assistir e consumir algum produto em uma velocidade que não fosse a concebida pelo autor. A famosa relíquia dos tempos primórdios, a fita VHS, também nos aproximava de um futuro distópico, pelo menos eu tinha a sensação de uma certa distopia. Você alugava um filme e depois de assistir por completo, a opção de retornar para a cena que mais gostava era viável. E a frustração de ter voltado demais? E de não achar o ponto exato? E o receio de estragar a fita e ter que pagar outra para o dono da locadora? Achar a cena certinha era uma conquista e tanto. E o tempo...bom, o tempo passou e chegamos ao DVD. Melhoras significativas: som, imagem e, pasmem, eu poderia escolher a cena que mais gostava, ou adiantar as que não apreciav...

Não, não é uma crítica (Coringa : Delírio a Dois)

Ok, o título estampado no cartaz é: Coringa: delírio a dois. Podemos criar expectativas que a continuação é um filme do Coringa, correto? Na realidade, o que Todd Phillips nos apresenta e faz questão de reforçar a cada cena é que temos o Coringa, porém, o protagonista é Arthur Fleck, um homem quebrado físicamente e mentalmente. Temos também Lee Quinzel, que projeta no outro um sentido na vida e começa a manipular Arthur, para que Arlequina venha à tona. Podemos refletir sobre a manipulação da personagem, ela inclusive reforça:"Não assisti ao filme vinte vezes, talvez umas quatro ou cinco. Quem não mente?". Mas dizer que ela é culpada pelas atitudes de Arthur/ Coringa? A coerência existe no fato da personagem possuir um transtorno mental e, por isso, justifica o desejo e manipulação. Agora, qual a necessidade de criar uma pauta inexistente? O grande equívoco talvez seja do próprio estúdio em não vender o filme como musical e gerar expectativas equivocadas no espectador. É um f...

Uma provável franquia (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro)

Um grupo de amigos que reforça todos os estereótipos possíveis, a curiosidade que destaca os laços da amizade, uma lenda sobre uma casa assombrada e desaparecimentos constantes. Histórias Assustadoras para Contar no Escuro apresenta uma trama previsível repleta de referências à filmes  e séries lançadas recentemente como It: A Coisa e Stranger Things. É a velha cartilha de Hollywood: se deu bilheteria em um estúdio à tendência é repetir a dose. Apesar dos elementos e trama repetitivos, sempre vale a pena assistir novos atores surgindo e diretores principiantes com vontade de mostrar trabalho. É o que acontece neste filme produzido e roteirizado por Guilhermo Del Toro . Nada de muito inovador no gênero, o jumpscare reina, porém com o olhar criativo da direção e uma nova geração afiada, o filme ganha o envolvimento do espectador.  O roteiro gira em torno de um grupo de amigos excluídos que finalmente tomam coragem para enfrentarem os garotos mais valentes. Assustados, o ...