Pular para o conteúdo principal

Guerras internas movem Spielberg (The Post - A Guerra Secreta)


Streep, Hanks, Spielberg e Willians. Nomes de peso premiados que elevam The Post -A Guerra Secreta e fazem o espectador ficar atento. Ganhador de vários prêmios e indicado nas principais categorias do Oscar, a trama foca em uma guerra central, a Liberdade de Impresa x a Lei da Espionagem. Mas o que The Post aborda também são as guerras internas travadas pelos protagonistas. Kay Graham, dona do jornal The Whashington Post, trava uma verdadeira guerra contra o preconceito. Muitos não acreditavam que a protagonista conseguiria assumir um cargo tão significativo e importante. Para Ben Bradlee, editor-chefe do jornal, a guerra é diária voltada para o cotidiano da redação. The Post é o equilíbrio entre essas guerras com a autoria de Spielberg.

A guerra do Vietnã toma a tela nos primeiros minutos da trama, assim como a autoria de Spielberg. Na atmosfera do conflito, um objeto cênico ganha o destaque pelo zoom in : uma máquina de escrever. O diretor demonstra a força do objeto e como ele será importante ao longo dos atos. O filme avança no tempo e Ben consegue informações sigilosas do pentágono que comprometem governos americanos sobre a atuação do país na Guerra do Vietnã. Neste momento a direção de Spielberg explora e intensifica a mise-en-scène. Cada personagem se movimenta de forma importante para transmitir ao espectador a aura tensa da redação de um jornal. Com igual importância, o posicionamento dos protagonistas em cena reforçam suas guerras pessoais. Frente a frente, Hanks e Streep duelam em cenas que ressaltam a hierarquia e personalidades de Ben e Kay. 

A direção proporciona enquadramentos que casam perfeitamente com a evolução presente no roteiro voltada para o arco dos personagens. A interpretação de Meryl Streep engrandece Kay de forma gradual. A protagonista se mostra frágil nos dois primeiros atos, mas no terceiro toma posse de seu verdadeiro lugar. Pressionada, Streep mescla firmeza e insegurança na medida certa para o posicionamento da personagem. Hanks dialoga com precisão sabendo dos riscos e vivendo a tensão de um jornal. Como o personagem sempre frisa: "Estamos de volta ao jogo", com um ar sarcástico ganha o espectador.


O ritmo de The Post é intenso nos momentos em que o roteiro foca na busca por notícias, mas a mesma tensão continua com a câmera estática. O ritmo não se perde e ganha um aspecto envolvente para o espectador com diálogos encadeados e sem pausas prolongadas. A sensação constante de tensão somente é quebrada no ambiente familiar de Ben e Kay. Com uma participação significativa, Sarah Paulson tranquiliza o marido, ao mesmo tempo em que o alerta sobre a situação difícil que Kay enfrenta. A atriz reforça o olhar preconceituoso de Ben e o roteiro amplia a guerra interna da protagonista pela perspectiva de Tony Bradlee. 

The Post - A Guerra Secreta envolve o espectador com a autoria de Spielberg que consegue entrelaçar subtramas em uma trama maior explorando ao máximo os protagonistas. O duelo de Hanks e Streep ganha força ao longo dos atos com diálogos ágeis. O diretor reforça subtramas internas dos personagens. São guerras interiores que movem a trama ao encontro da temática central.

Comentários

Unknown disse…
Eu já quero ver! Amo o trabalho desse diretor. Alguns filmes de Steven Spielberg geraram polêmica ou receberam bastante crítica e verdadeiros êxitos. Acho que a chave é o profissionalismo que ele tem e sua atenção em cada detalhe. Seguro vai ser bom. Eu amei assistir The Post porque gosto das histórias de guerra e devo dizer que oi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo.
Paula Biasi disse…
Sempre aguardo com expectativas cada trabalho de Spilberg. O diretor que guardo com carinho, ele que me fez ser encantada pela sétima arte.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten