Pular para o conteúdo principal

Somos frutos do meio ou podemos mudar nosso destino? (A Vingança está na Moda)


A Vingança está na Moda não apresenta ao espectador um enredo novo, a protagonista vivida por Kate Winslet retorna à cidade natal com uma máquina de costura nas mãos para modificar a tradicional vida de todos simplórios cidadãos de um pequeno vilarejo rural na Austrália. Ela volta para acertar as contas com o passado e realmente compreender o que aconteceu quando ainda era uma garotinha e deixar de acreditar que ela carrega uma maldição. Durante todo o filme Myrtle tenta provar que está diferente e que vai mudar seu destino. 

O grande mérito da trama é o roteiro voltado para um humor sagaz e negro. A personagem de Judy Davis possui os melhores diálogos, fruto da interpretação competente da atriz que busca dar a sua Molly o equilíbrio entre a comédia e dramaticidade. Grande parte do elenco conduz seus personagens de forma caricata, uma atitude arriscada e diferenciada comandada pelas mãos da diretora Jocelyn Moorhouse. Tudo é extremamente teatral e por diversos momentos a trama ganha um tom caótico. Os personagens duelam entre si em um over action interminável. Este aspecto prejudica o andamento da trama, mas o trio vivido por Kate, Judy e Liam conseguem transmitir uma naturalidade e firmeza em seus personagens que destoa dos demais levando ao espectador momentos de calmaria em meio ao turbilhão de emoções vivido pelo restante do elenco. 


Vale destacar outra questão que o roteiro aborda: somos frutos do meio em que vivemos ou podemos modificar nosso destino? Esse questionamento é o centro de A Vingança está na Moda. Myrtle mesmo forçada a deixar sua cidade natal muito pequena conseguiu transformar sua vida e tornar-se uma profissional diferenciada, mas algo a prendia ao seu passado. Era preciso retornar e entender o que aconteceu para poder seguir a diante. A medida que a trama avança a protagonista questiona se realmente merece ser dona de seu destino ou se deve receber uma punição  pela sociedade na qual está inserida. Já Elsbeth, quando consegue seu objetivo, um casamento, realmente mostra que é fruto do meio e que nada irá modificá-la. As aparências enganam e apesar de sua vestimenta mais refinada, seu temperamento e criação falam mais alto e a personagem logo mostra que o meio em que viveu moldou sua personalidade. 


Além da questão caricata dos personagens que parece ser ousada, mas que no decorrer do filme não funciona justamente pelo excesso, outro aspecto que prejudica a trama é dar um desfecho para todos os envolvidos. Como são vários personagens, a diretora corre contra o tempo para finalizar todas as sub tramas. O filme ganha um ritmo ágil porém, ainda mais caótico prejudicando a compreensão do espectador. A Vingança está na Moda apresenta alguns clichês, mas ganha o público pelos questionamentos levantados e pela ousadia mesmo que de forma equivocada em contar a história de uma menina que conseguiu não ser furto do meio em que viveu e transformou seu destino. 


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, não é uma crítica (Coringa : Delírio a Dois)

Ok, o título estampado no cartaz é: Coringa: delírio a dois. Podemos criar expectativas que a continuação é um filme do Coringa, correto? Na realidade, o que Todd Phillips nos apresenta e faz questão de reforçar a cada cena é que temos o Coringa, porém, o protagonista é Arthur Fleck, um homem quebrado físicamente e mentalmente. Temos também Lee Quinzel, que projeta no outro um sentido na vida e começa a manipular Arthur, para que Arlequina venha à tona. Podemos refletir sobre a manipulação da personagem, ela inclusive reforça:"Não assisti ao filme vinte vezes, talvez umas quatro ou cinco. Quem não mente?". Mas dizer que ela é culpada pelas atitudes de Arthur/ Coringa? A coerência existe no fato da personagem possuir um transtorno mental e, por isso, justifica o desejo e manipulação. Agora, qual a necessidade de criar uma pauta inexistente? O grande equívoco talvez seja do próprio estúdio em não vender o filme como musical e gerar expectativas equivocadas no espectador. É um f...

Uma guerra que está longe de acabar (Um Estado de Liberdade)

O período era a Guerra Civil Americana e o fazendeiro Newton Knight foi convocado para lutar, mas vários questionamentos lhe inquietavam: Morrer com honra defendendo a Nação? Qual o objetivo da guerra? Quais eram as verdadeiras motivações? Após perder o sobrinho, Knight responde ao companheiro: "Ele não morreu com honra, ele simplesmente morreu." O protagonista leva o corpo do jovem para a mãe e a partir deste momento é considerado desertor. Determinado e ao mesmo tempo refugiado em um Pântano com escravos foragidos, o personagem torna-se líder de causas significativas: A independência do Estado de Jones, no Mississippi e a questão racial.  A narrativa peca em alguns aspectos no roteiro por explorar subtramas desnecessárias que desviam o foco da trama principal. A montagem prejudica o ritmo do filme ao enfatizar a história de um parente distante de Knight. O mesmo acontece com a primeira esposa do personagem, interpretada por Keri Russel. O núcleo familiar é aprese...

"Isso parece uma novela" (Bad Boys Para Sempre)

O começo de Bad Boys Para Sempre é basicamente um resgate do primeiro filme dirigido por Michael Bay. Mike e Marcus estão em um carrão em alta velocidade trocando ofensas e piadas enquanto percegue suspeitos. Além de todas as referências, a trama gira em torno de vingança, uma vingança mexicana. Sim, os vilões são mexicanos. Bandidos de um lado, policiais do outro e segredos revelados.  Will Smith sabe como lucrar na indústria, apesar de algumas escolhas equivocadas em projetos passados, Bad Boys Para Sempre parece uma aposta acertada do produtor. Desde o primeiro longa a química entre os atores é o que move a trama e na sequência da franquia não seria diferente. Martin e Will são a ação e o tom cômico da narrativa. Os opostos são explorados de forma intensa. Martin está mais contido com a chegada do neto e Will na intensidade de sempre. As personalidades se complementam apesar da aposentadoria momentânea de Marcus. Tudo ganha contornos diferenciados quando a família em to...