Pular para o conteúdo principal

Um tom envolvente de vídeo game que cativa o espectador (Independente Day - O Ressurgimento)


O ano era 1996 e a terra foi invadida por alienígenas. Agora, 20 anos depois, a história se repete, novos personagens entram no enredo e antigos voltam para relembrar que Independence Day: O Ressurgimento é uma sequência. O foco é claramente estabelecer uma equipe mais jovem para termos futuramente uma trilogia. Jake Morrison e Dylan Hiller são os pilotos mais habilidosos que unem forças e superam as divergências para salvarem o mundo de mais um ataque. Dylan é o mais conhecido do grupo, pois é filho de Steven Hiller, personagem vivido por Will Smith em Independence Day. Já Jake carrega consigo o trauma de ter perdido sua família no ataque anterior. 
Independence Day : O Ressurgimento acerta em priorizar as cenas de ação dando a elas um tom rico de vídeo game. Primeiro, a pausa ao estudar um pouco mais sobre as habilidades e elementos para enfraquecer os inimigos. Enquanto os pilotos combatem as com naves em cenas aéreas, outras cenas, ou melhor, outro ponto do “game” foca em momentos na cidade de Nova York. Temos até uma parte, que poderia ser facilmente deletada, pois não acrescenta em nada na trama, onde os personagens estão na água, o que seria uma analogia a outra fase do game. Nesta cena, os heróis passam por uma espécie de prova do "jogo" para chegar à nave onde está a alien que comanda os demais. Até chegar a fase final do filme, o combate volta para a cidade e temos o famoso e esperado momento em que o espectador reforça sua participação como jogador e acompanha os heróis no duelo final. O 3D também funciona na maioria das cenas e auxilia na experiência do público com o filme.


Um aspecto interessante é o foco nos pilotos para ressaltar o termo bromance, muito utilizado em comédias americanas, para destacar a amizade forte entre dois homens. Charlie possui uma característica mais cômica e Jake é o rebelde do grupo. Em momentos onde a guerra parece perdida, um sempre exalta a importância da amizade entre eles. Charlie fica preocupado com o amigo, pois sabe que ele é sua única família. Outro ponto que acrescenta e liga vários personagens do filme anterior são os laços familiares. Eles não são peças meramente soltas do enredo.

O que prejudica o filme é a trama paralela envolvendo alguns personagens e sua conexão com a alien. É neste caso específico que entra a personagem de Charlotte Gainsbourg como Dr. Caterine Marceaux. Ela tenta decifrar códigos de relatos abordados por seus pacientes e a cada cena que a personagem aparece o enredo fica mais confuso para o espectador. O surgimento de uma esfera com inteligência artificial avançada também prejudica o andamento do filme. Seria interessante e daria mais agilidade ao roteiro se a história fosse focada somente na alien sem a necessidade de uma esfera, o aspecto visual e o desing em si já são fortes o suficiente para segurar a trama central do filme.

Independence Day: O Ressurgimento é um bom entretenimento que consegue cativar o público da nova geração e resgata com competência a história do seu antecessor.  o o espectador se sentir dentro literalmente de um vídeo game onde as cenas servem como metáforas para fases de um jogo envolvente. 



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten