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A ideia é saber como Hollywood funciona (Jogo do Dinheiro)


A atriz e diretora Jodie Foster é cria de Hollywood. Sua estreia foi em Taxi Driver, de Martin Scorsese e após esse trabalho alternou atuações medianas e convincentes. Com o passar do tempo e muita experiência adquirida, ela investe cada vez mais em seus trabalhos atrás das câmeras. Seu mais recente filme é Jogo do Dinheiro. Por estar inserida neste meio por décadas, ela melhor do que ninguém, sabe como a indústria funciona e tira proveito da situação. Spotlight focava no universo jornalístico e A Grande Aposta utilizou do humor para abordar uma temática de difícil compreensão. Ambos conseguiram seu lugar ao sol e marcaram presença na cerimônia do Oscar. Sabiamente, a diretora mesclou essas duas temáticas é realizou um filme digno de atenção, não tem pretensões a premiações, mas aponta como um entretenimento de qualidade. 

Foster centraliza a trama na química já existente entre George Clooney e Julia Roberts . Ele está perfeito no papel de âncora do programa de TV, Money Monster, onde o objetivo é fornecer informações sobre o mercado financeiro para os espectadores. Já ela, como produtora, o conduz visando o aspecto principal, a audiência. Tudo ocorre corriqueiramente em mais um dia de trabalho quando Kyle invade o programa e obriga o apresentador a colocar um colete com explosivos e exige que tudo seja televisionado. 

Um dos principais pontos de destaque de o Jogo do Dinheiro é o roteiro com toques de humor para suavizar a dramaticidade dos acontecimentos e fazer com que o espectador finalmente compreenda um pouco mais sobre o mercado financeiro. George consegue dar a Lee Gates aquela pausa necessária que já estamos familiarizados quando o ator busca a comicidade em seus personagens. O espectador mais próximo dos trabalhos do ator logo irá reconhecer esses momentos , mas aqui as famosas pausas entre uma palavra e outra funcionam muito bem para o contexto da trama. O ritmo dos diálogos do trio Lee, Patty e Kyle fazem a história ganhar dinamismo e o público se envolve cada vez mais a história. 


Em determinado momento Patty indaga: E quando nós fizemos jornalismo? Essa fala evidência o que o roteiro propõe ao espectador. Quando o jornalismo passou a ser entretenimento e deixou de ser uma profissão mais centralizada em um padrão tradicional? Fica clara a crítica a mídia e como ela manipula seu público para alcançar os números exigidos pela audiência. Kyle ressalta que Lee não faz a mínima ideia de como o mercado financeiro funciona, esse aspecto é reflexo do jornalismo atual, onde a notícia ganha um destaque menor e o que vale é o carisma apresentado na pele do âncora. Entre danças e vários momentos questionáveis, a notícia é o que menos importa. Jodie Foster explora muito bem essa crítica aos veículos de comunicação e como tudo atualmente é descartável, mesmo que uma vida esteja em jogo. 

O filme perde o ritmo quando é focado em tramas que saem do estúdio da TV. A negociação com os policiais e a troca de informações com a personagem de Caitriona Balfe acrescentam na trama, mas somente como pano de fundo. São nessas cenas específicas que Jodie perde a mão e o filme não sustenta o ritmo interessante visto logo no começo. Giancarlo Esposito é um coadjuvante de luxo, ele tem a consciência que seu personagem somente aparece para dar continuidade aos acontecimentos, o que é uma pena porque conhecemos o seu potencial e o que ele poderia ter feito em cena. A trilha também é um aspecto negativo, pois marca algumas cenas tornando-as previsíveis. Nada que prejudique o conjunto do filme, mas o espectador já fica esperando a trilha aparecer em determinados momentos. O desfecho ganha tons clichês, outra marca que a diretora ressalta das experiências vividas neste universo cinematográfico. 

O Jogo do Dinheiro apresenta ao público um entretenimento de qualidade, apesar da temática ter referência de alguns filmes já vistos pelo grande público. Ele funciona porque Jodie compreende como a indústria cinematográfica caminha. Tudo se copia em Hollywood e a diretora nos brinda com um interessante filme de ação mesmo que já estejamos familiarizados com o contexto proposto.  












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