Pular para o conteúdo principal

A ideia é saber como Hollywood funciona (Jogo do Dinheiro)


A atriz e diretora Jodie Foster é cria de Hollywood. Sua estreia foi em Taxi Driver, de Martin Scorsese e após esse trabalho alternou atuações medianas e convincentes. Com o passar do tempo e muita experiência adquirida, ela investe cada vez mais em seus trabalhos atrás das câmeras. Seu mais recente filme é Jogo do Dinheiro. Por estar inserida neste meio por décadas, ela melhor do que ninguém, sabe como a indústria funciona e tira proveito da situação. Spotlight focava no universo jornalístico e A Grande Aposta utilizou do humor para abordar uma temática de difícil compreensão. Ambos conseguiram seu lugar ao sol e marcaram presença na cerimônia do Oscar. Sabiamente, a diretora mesclou essas duas temáticas é realizou um filme digno de atenção, não tem pretensões a premiações, mas aponta como um entretenimento de qualidade. 

Foster centraliza a trama na química já existente entre George Clooney e Julia Roberts . Ele está perfeito no papel de âncora do programa de TV, Money Monster, onde o objetivo é fornecer informações sobre o mercado financeiro para os espectadores. Já ela, como produtora, o conduz visando o aspecto principal, a audiência. Tudo ocorre corriqueiramente em mais um dia de trabalho quando Kyle invade o programa e obriga o apresentador a colocar um colete com explosivos e exige que tudo seja televisionado. 

Um dos principais pontos de destaque de o Jogo do Dinheiro é o roteiro com toques de humor para suavizar a dramaticidade dos acontecimentos e fazer com que o espectador finalmente compreenda um pouco mais sobre o mercado financeiro. George consegue dar a Lee Gates aquela pausa necessária que já estamos familiarizados quando o ator busca a comicidade em seus personagens. O espectador mais próximo dos trabalhos do ator logo irá reconhecer esses momentos , mas aqui as famosas pausas entre uma palavra e outra funcionam muito bem para o contexto da trama. O ritmo dos diálogos do trio Lee, Patty e Kyle fazem a história ganhar dinamismo e o público se envolve cada vez mais a história. 


Em determinado momento Patty indaga: E quando nós fizemos jornalismo? Essa fala evidência o que o roteiro propõe ao espectador. Quando o jornalismo passou a ser entretenimento e deixou de ser uma profissão mais centralizada em um padrão tradicional? Fica clara a crítica a mídia e como ela manipula seu público para alcançar os números exigidos pela audiência. Kyle ressalta que Lee não faz a mínima ideia de como o mercado financeiro funciona, esse aspecto é reflexo do jornalismo atual, onde a notícia ganha um destaque menor e o que vale é o carisma apresentado na pele do âncora. Entre danças e vários momentos questionáveis, a notícia é o que menos importa. Jodie Foster explora muito bem essa crítica aos veículos de comunicação e como tudo atualmente é descartável, mesmo que uma vida esteja em jogo. 

O filme perde o ritmo quando é focado em tramas que saem do estúdio da TV. A negociação com os policiais e a troca de informações com a personagem de Caitriona Balfe acrescentam na trama, mas somente como pano de fundo. São nessas cenas específicas que Jodie perde a mão e o filme não sustenta o ritmo interessante visto logo no começo. Giancarlo Esposito é um coadjuvante de luxo, ele tem a consciência que seu personagem somente aparece para dar continuidade aos acontecimentos, o que é uma pena porque conhecemos o seu potencial e o que ele poderia ter feito em cena. A trilha também é um aspecto negativo, pois marca algumas cenas tornando-as previsíveis. Nada que prejudique o conjunto do filme, mas o espectador já fica esperando a trilha aparecer em determinados momentos. O desfecho ganha tons clichês, outra marca que a diretora ressalta das experiências vividas neste universo cinematográfico. 

O Jogo do Dinheiro apresenta ao público um entretenimento de qualidade, apesar da temática ter referência de alguns filmes já vistos pelo grande público. Ele funciona porque Jodie compreende como a indústria cinematográfica caminha. Tudo se copia em Hollywood e a diretora nos brinda com um interessante filme de ação mesmo que já estejamos familiarizados com o contexto proposto.  












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten