Pular para o conteúdo principal

Basta John Wick respirar (John Wick 3: Parabellum)


John Wick perde a mulher e o cachorro. Na realidade os dois fatores bastam para ter uma trilogia. O ponto forte dos filmes sempre foi um quarteto sólido: belas coreografias, estética apurada, trilha sonora e Keanu Reeves. O restante ficou em segundo. Os filmes ganharam força e provavelmente teremos uma franquia duradoura pela frente. O ator já estabeleceu o protagonista para si e conseguirá facilmente protagonizar outros filmes. A premissa neste terceiro filme segue simples focada na trajetória de John. Agora, o protagonista quer somente permanecer vivo para ter como se lembrar da esposa. E, assim, o espectador ganha mais um intenso filme de ação. 

A simplicidade do roteiro faz com que o filme tenha uma fluidez maior na parte estética e nas cenas de ação. John mata Santino D' Antomio, no Hotel Continental, o que é proibido pela Alta Cúpola. Após este aspecto que move a trama no filme anterior, John precisa fugir constantemente de diversos assassinos que querem a sua cabeça. Uma cabeça extremamente valiosa. Durante os atos o protagonista reencontra personagens importantes, outros nem tanto, para o contexto proposto. O protagonista necessita de uma libertação que é concedida pelo diretor, interpretada por Anjelica Huston. Até John conseguir a liberação, o espectador possui momentos de entretenimento com ótimas coreografias. A fama de John é tamanha que atravessa continente. Sim, após a libertação, John vai parar no deserto. E pasmem lá todos querem a sua cabeça. Neste momento da trama John reencontra Sofia. A falta de desenvolvimento no arco da personagem não chega a prejudicar a trama, pois a real motivação é gerar cenas de ação e um momento cômico com cachorros. O roteiro introduz alguns personagens somente com uma clara motivação: atrair o espectador pelas cenas de ação. Todos que auxiliaram de alguma maneira o protagonista aparecem para prestar contas. O destaque fica para o arco do ótimo personagem de Ian McShane que possui uma aura duvidosa levando o espectador a acreditar em suas intenções. Ou seriam interesses? Com um roteiro simples, o filme ganha por completo o espectador.

Impossível falar de John Wick 3: Parabellum sem mencionar alguns elementos narrativos. As coreografias presentes nas cenas de ação não somente movem a trama, como são verdadeiras protagonistas. A dedicação de Keanu Reeves nas lutas intensifica o realismo no filme, o que é primordial para o envolvimento do espectador. O ritmo é constante graças a montagem que também auxilia no realismo das cenas. São planos longos sem os famosos cortes presentes nos filmes atuais. A trilha e fotografia ressaltam a aura estética nas cenas de ação. Vale destacar também a direção de Chad Stahelski que cria uma ambientação importante para preparar o espectador para as cenas de ação. O fato do diretor também ser dublê e estar envolvido nos demais projetos da franquia reforça o olhar atento ao conduzir as cenas. Existe um cuidado ao elaborar as coreografias, pois elas são o cargo chefe e o principal atrativo para o espectador. A utilização de todos os elementos cênicos enriquece a narrativa. Os cachorros, cavalos, motos, carros, facas, tiros, todos os elementos presentes nas cenas intensificam as ações dos personagens. O conjunto enche os olhos do espectador.


O elenco impulsiona a trama de maneira envolvente. Keane Reeves é John Wick. A relação da figura do ator com o protagonista está solidificada. O mesmo acontece com Ian McShame. O ator transmite uma dualidade interessante para Winston. De que lado o personagem está? Do lado que o convém e assistir tudo com perfeita tranquilidade enquanto todos morrem ao seu redor é melhor ainda. Laurence Fishburne retorna em um papel pequeno, mas importante para a continuidade da franquia. A introdução Asia Kate Dillon quebra o ritmo na trama, ela auxilia exclusivamente na ligação para o retorno e introdução de personagens. A forma mecânica e fria com que a atriz compõe a personagem dialoga com sua racionalidade. Todos os personagens são voltados para a ação presente no personagem de Keanu Reeves. Este aspecto fica mais evidente com a introdução de Sofia. A dupla funciona bem nas cenas de ação e os cachorros são os verdadeiros protagonistas do arco da personagem. O restante do elenco complementa bem a trajetória de John durante os atos. 

John Wick não precisa de motivações intensas para protagonizar um filme. A motivação do protagonista é simples e basta para que a ação tome conta da tela. Um determinado personagem serve de auxílio direto para dar continuidade a franquia. Umas pitadinhas de humor no meio do caminho com a condição física de John, um cachorro para chamar de seu, tiros e o que estiver pela frente que sirva de arma. Juntando estes aspectos, a franquia terá vida longa e próspera. Na realidade basta John  Wick respirar. Quer motivo melhor ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten