Pular para o conteúdo principal

Muito barulho e pontas soltas (Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald)



De Volta Para O Futuro 2, O Poderoso Chefão - Parte 2 e O Senhor Dos Anéis : As Duas Torres. O que esses filmes tem em comum? São continuações. Sim, são continuações de ótima qualidade que agradaram em cheio o espectador. Esperar por sequências tão aguardadas e não criar expectativas é complicado, mas a espera por eles valeu a pena. Qualidade foi a palavra primordial. Após a franquia Harry Potter, J. K. Rowling precisava manter a fidelidade do público que acompanhou o crescimento do bruxinho nas telas. Com o término dos filmes, novos surgiram com um universo diferenciado e também com a conexão de personagens antigos de Harry Potter. Animais Fantásticos e Onde Habitam estreiou dando início a uma nova franquia. A sequência chegou aos cinemas, mas será que trouxe a qualidade de Harry Potter para o espectador? Infelizmente, não. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald elevou ainda mais a expectativa do público, pois tinha Johnny Depp como vilão. Apesar de todos os rumores e fatos envolvendo o ator, seu nome ainda é forte em Hollywood. O pior é constatar que ao final do filme, o espectador se quer compreende a força do personagem.

Grindelwald surge logo nos primeiros minutos da sequência com uma fotografia escura e montagem acelerada. Os elementos narrativos envolvem o espectador em torno do vilão. Escapar parece tarefa fácil para o personagem e toda a aura envolvendo Gellert poderia ter força para segurar o filme. O que acontece no primeiro ato, não continua nos demais. O grande equívoco do roteiro de J. K. Rowling é explorar vários personagens e não deixar o espectador envolvido com nenhum deles. O tempo para reforçar o arco de cada personagem e fazer uma conexão com os demais do primeiro filme e ainda resgatar personagens extremamente significativos da franquia Harry Potter torna a trama solta. Muita informação para pouco tempo de tela. E Johnny Depp? Imagino que tenha vinte minutos de tela, no máximo. Para um vilão? É pouco. O primeiro ato foi promissor, mas o restante...

Um dos destaques poderia ser Johnny Depp, com mais um personagem exótico, porém, quem realmente rouba a cena em todos os momentos da trama é Newt Scamander. Aliás, todos os personagens do primeiro filme são mais interessantes que os novos propostos. Eddie Redmaine é um ator do método e aqui os trejeitos tão característicos de Newt acertam em cheio na empatia com o espectador. Quando o personagem aparece a trama ganha leveza e a fotografia é modificada por uma paleta de cores quentes. Os animais, Newt e a fotografia intensifica a experiência do público em um filme totalmente inerte durante os atos. Queenei e Jacob que conquistaram o público com um ar mais cômico, na sequência não possuem tempo de tela suficiente. Especialmente para o arco de Queenie que ganha uma reviravolta fria e sem muitos alardes para o carisma da personagem. E o que dizer de Credence? Um ator tão talentoso com pouquíssimo desenvolvimento para ganhar no final uma importância sem ao menos o espectador saber ao certo os conflitos do personagem. Todo o filme parece uma sequência de episódios soltos dentro do roteiro. 


E os filmes mencionados no começo? Ter uma continuação pode ser sinônimo de qualidade. Então, o que aconteceu para que o filme perdesse força após um primeiro ato promissor? Infelizmente, dois aspectos que J.K. Rowling provou em Harry Potter fazer de melhor: criar personagens interessantes e um universo repleto de atrativos. Chegar ao final sem saber que rumo a trama tomou, sem ter a mínima ideia dos arcos dos personagens e perceber que as duas horas não vão acrescentar muito para as demais continuações. Se a proposta é ter cinco filmes no total, a sensação que fica é de que teremos vários filmes do meio para chegar ao ápice do último. Ter um universo mais sombrio é interessante pela aura em volta de Grindelwald, mas o vilão ficar apagado não justifica a falta de desenvolvimento por ser uma sequência. Senhor dos  Anéis - As Duas Torres apresentou personagens e obteve um resultado extremamente interessante. Público J.K. Rowling tem e a intensão é cativar ainda mais espectadores. A questão é não somente apresentar os personagens, mas é preciso desenvolvê-los de forma intensa para que os demais filmes tenham força.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald somente apresenta personagens e não os desenvolve para que os espetadores tenham o interesse necessário para acompanhar os demais filmes da franquia. Os animais que eram o cargo chefe do primeiro filme movimentam a trama da sequência de tão apagados que são os personagens principais. Novos surgem e a empatia não chega perto do que foi a franquia Harry Potter, mesmo tendo Jude Law como Dumbleodore. Continuações são interessantes dentro do universo cinematográfico, mas continuações com qualidade. Os novos fãs merecem qualidade... E os que acompanharam o bruxinho por tanto tempo? Mereciam mais do que muito barulho e pontas soltas.

Comentários

Unknown disse…
Para mim esse filme vale a pena. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Se vocês são amantes dos filmes bons eu vi na HBO programação este é um filme que não devem deixar de ver. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. Realmente vale a pena todo o trabalho que o elenco fez, cada detalhe faz que seja um grande filme.
Paula Biasi disse…
Andrea, o interessante da sétima arte é que ela provoca sensações diversas no espectador.o maior equívoco do filme na minha visão foi o roteiro. Como vc mencionou, tantos atores excelentes...Gostaria tanto de ver mais de Jude Law. Que bom ter seu comentário.Volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten