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Qualidades adormecidas (A fraternidade é vermelha)


A trilogia de Krzysztof se conecta com alguns elementos presente em A Fraternidade É Vermelha. A trama gira em torno da modelo Valentine que claramente vive um relacionamento abusivo. Talvez por esse motivo, a protagonista se sinta atraída pela persona de Joseph. Uma relação de afeto que beira o parental em diversas cenas. O que era um estranhamento no primeiro momento, no decorrer do filme se transforma em zelo. O começo com uma ligação telefônica permeia o centro da trama, pois o juiz aposentado quebra a rotina escutando ligações dos vizinhos. Após atropelar uma cadela na rua, Valentine segue os dados deixados na coleira e descobre que o animal é de Joseph. A solidão do personagem faz com que ele rejeite o animal e a protagonista começa a cuidar de Rita. Ao leva-la para o parque, ela solta a cachorra para correr livremente e Rita vai parar justamente na casa do Juiz. Com um misto de curiosidade, a jovem começa uma relação de amizade com Joseph.

O roteiro de A Fraternidade É Vermelha apresenta ao espectador um drama com toques de suspense. Nos colocamos no lugar de Valentine querendo descobrir os motivos que levaram Joseph a viver isolado ao mesmo tempo que nutri um fascínio pela vida alheia. O motivo mais claro seja a solidão do protagonista. Sim, a partir do momento que Jean - Louis Trintignant entra em cena a jovem Irène Jacob é completamente ofuscada. Mesmo que o roteiro foque a trilogia em mulheres, Jean toma o filme para si. O espectador necessita saber mais sobre o protagonista. A vida de Joseph ganha mais sentido com a presença da jovem, porém, o fato de estarmos falando de um ator extremamente competente, a vertente feminina presente nos demais filmes, aqui torna-se secundária. O que move a trama é o suspense em torno do personagem e o vazio de ambos. Valentine vive uma vida voltada para desfiles e ensaios fotográficos, mas sempre fica desolada com a ligação de Michael. E Joseph vive a vida dos outros ao escutar conversas telefônicas. Durante o filme a ligação deles transforma-se em algo intenso e verdadeiro.

A direção de arte prioriza a cor vermelha em diversos momentos. O carro de um desconhecido, uma cadeira, o casaco de Michael e o outdoor de Valentine. Aos poucos os protagonistas vão se fortalecendo com a presença do outro. A atmosfera criada por Krzysztof reforça a ligação dos personagens. Um instiga cada vez mais o outro e verdades que machucam são ditas para que a vida siga em frente. Quando Valentine descobre que Joseph escuta ligações de vizinhos, ela o faz questionar sobre o sentido e os rumos éticos de sua vida. Neste momento, a relação de ambos é explorada de forma intensa pelo diretor. Apesar de viverem em mundos opostos, a solidão os uniu, sem esquecer de Rita que espera sete filhotinhos (uma referência clara aos ratinhos presente em A Liberdade É Azul). O acidente envolvendo o barco é o choque que Joseph necessita para perceber que realmente criou um laço forte com Valentine, além de ligar todos os principais personagens da trilogia. 



Krzysztof ressalta no último filme uma atmosfera mais densa e a paleta de cores presente no filme é o reflexo do suspense criado em torno de Joseph. O diretor propõe um jogo ético entre os personagens. O protagonista sabe que não está tomando a atitude correta, mas precisa ser confrontado e ser digno de pena para buscar reconciliação com o passado. Ser juiz o faz ter poder sobre a vida dos outros. Suas decisões levaram pessoas inocentes para a cadeira e outros considerados culpados permaneceram soltos. Nas escutas, ele ainda acredita estar em um tribunal, mas o contato com Valentine o faz refletir. Interessante perceber como a trama paralela focada em Auguste parece solta, mas no terceiro ato se encaixa perfeitamente no passado de Joseph. 

A Fraternidade É Vermelha é um filme sobre encontros e solidão. Valentine é uma jovem solitária, que está perdida em meio ao caos vivido pela família e o relacionamento abusivo de Michael. Joseph acredita ser dono do destino das pessoas ao se permitir escutar a vida alheia interceptado ligações dos vizinhos. A solidão e Rita aproxima os protagonistas que transformam suas vidas no contato com o outro. Valentine quer iniciar uma vida nova e Joseph avalia uma vida inteira imersa no estar sozinhos acompanhado de vozes alheias. Um tenso e belo filme sobre se permitir recomeçar no contato com o outro. Deixar o outro buscar em si qualidades adormecidas com o tempo. Um belo encerramento de uma trilogia que foca em angústias, alegrias, perdas e vazio. Onde o contato com o outro nos faz buscar dentro de nós qualidades adormecidas com o tempo. 

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