Pular para o conteúdo principal

O equilíbrio entre nostalgia e autoria (Jurassic World : Reino Ameaçado)


Jurassic World: Reino Ameaçado é puro reflexo de todos os elementos que o espectador já conhece dos filmes anteriores. Temos a parte voltada para os fins lucrativos e gananciosos, o personagem que se recusa a viver uma nova aventura que tenha dinossauros por relembrar traumas do passado, o alívio cômico da equipe, a parceira que auxilia o protagonista (e como grita também), uma espécie nova de dinossauro e a grata surpresa ao colocar Blue como protagonista. Além de explorar o novo astro\ galã\ lucrativo do momento. A essência de Jurassic Park está de volta. Repleto de pura nostalgia, o filme entrega boas cenas de ação e acrescenta uma atmosfera de terror pouco vista nos filmes anteriores. Sinal de novos rumos ? 

Claire decide volta à ilha para salvar os dinossauros que habitam o local. Um vulcão está ativo e irá extinguir todas as espécies. Owen acompanha Claire pelo lado afetivo, Blue está na ilha. O roteiro de Colin Trevorrow e Derek Connolly mescla de forma interessante a parte afetiva da relação entre Blue e Owen. O diferencial da trama é justamente fazer com que os dinossauros sejam os verdadeiros protagonistas. O retorno do casal para a ilha é somente o pano de fundo para que Blue tome conta da narrativa. Como em toda a franquia existem dois grupos e um vilão infiltrado que visa lucrar com os dinossauros, Claire aceita transportá-los, mas no meio do caminho descobre todo o plano de Ted Levine. O roteiro da dupla ambienta o espectador na ilha. É sempre bom ver os dinossauros em um ambiente amplo. Porém, quando o roteiro foca no arco da pequena Maisie a trama perde força. O alívio cômico fica por conta de Franklin que cansa o espectador ao invés de proporcionar leveza ao filme. Algo, no mínimo, inusitado acontece com Claire. No filme anterior, a personagem era mais forte e decidida. Afinal de contas, não é sempre que uma protagonista passa o filme todo correndo de um lado para o outro com um salto agulha. Brincadeiras à parte, agora, a personagem não possui a mesma determinação e passa boa parte do tempo gritando. Uma mudança drástica e sentida ao longo da trama. Cris Pratt achou um ramo para chamar de seu: o galã carismático. Funciona muito bem no contexto proposto. 

Levar os dinossauros para um ambiente diferenciado foi um dos equívocos no roteiro , mas reforçou de forma positiva uma mudança na direção. Juan Antonio Bayona que tem em sua filmografia uma atmosfera voltada para o terror, no meio do segundo ato reforça a força do gênero ao explorar as espécies em um ambiente fechado e claustrofóbico. Várias cenas, principalmente, a de Maisie na cama é de uma atmosfera raramente vista nos filmes da franquia. Acerto do diretor ao criar o terror necessário para inserir o espectador na trama. A fotografia escura reforça a tensão gerada dentro da mansão e o filme ganha um ritmo diferenciado ao explorar uma nova espécie mais violenta e lucrativa. Indoraptor é insaciável por sangue e Juan explora ao máximo o lado intenso da criatura. As cenas são mais explícitas. Jurassic World: Reino Ameaçado é o mais violento dos filmes da franquia. Um diferencial que está ligado diretamente a autoria de Juan na direção.  



O que acompanha toda a trama é o resgate da nostalgia presente no primeiro filme da franquia. Jurassic World: Reino Ameaçado é uma grande homenagem ao filme de 93. Várias cenas proporcionam o resgate importante para o referencial emocional do espectador que acompanhou os filmes anteriores. Um sentimento de déjà vu toma conta da tela. Impossível ficar indiferente, mesmo que o roteiro insira algumas situações visando somente agradar o espectador. O resgate emocional se perde no meio do caminho com a parte voltada para o leilão dos dinossauros. Todo o arco dos vilões presente no filme faz o espectador perder o elo afetivo criado durante todo o filme. Mesmo que o roteiro explore a sede por ganância que permeava os filmes anteriores, esse aspecto não resiste ao desgaste na trama. No terceiro ato o filme perde consideravelmente a força. Apesar das cenas constantes de ação, o espectador se perde nas subtramas e na decisão contraditória de alguns personagens.  

Jurassic Park : Reino Ameaçado é pura nostalgia e autoria com toques de terror. O gênero permeia várias cenas com uma fotografia escura em ambientes claustrofóbicos. A trilha busca o inédito, mas também existe uma pincelada do tema de John Willians. O grande equívoco do filme são algumas decisões  dentro do roteiro e os arcos de personagens que perdem a personalidade. Aspectos que ficam nítidos principalmente pela montagem que intercala subtramas que não acrescentam muito a trama. No final da sessão existe a sensação no espectador de novos rumos para a franquia. Jurassic Park : Reino Ameaçado explora um equilíbrio interessante entre nostalgia e autoria. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten