Pular para o conteúdo principal

Estranhos nos respectivos ninhos (Desobediência)


Desobediência é um filme onde os elementos narrativos dialogam constantemente com o estado psicológico do trio central. Após a morte do pai, Ronit, uma fotógrafa renomada que vive em Nova York, não encontra outra alternativa se não retornar para a cidade natal e enfrentar os dilemas vividos no passado. Assim que o espectador acompanha os primeiros minutos da vida de Ronit, a montagem se faz presente. O elemento narrativo é um dos pontos principais da trama. Nathan Nugent realiza a montagem do filme como uma espécie de quebra-cabeça. Não no sentido de deixar pistas para que o espectador fique inquieto com elementos fora do lugar. A trama segue um fluxo coerente, mas a montagem repleta de cortes deixa a sensação incômoda, no bom sentido, de tensão e vazio. Falta sentimento na vida do trio. Ronit deixou a cidade natal porque foi banida pelo pai. Sua amiga de infância, Esti, não possui vida, somente encontra momentos de felicidade quando leciona. E Dovid vive com Esti sem conseguir enxergar a apatia e tristeza profunda da esposa. Apatia camuflada pela aceitação de ensinamentos religiosos. O reencontro modifica a vida do  trio. 

O roteiro adaptado por Sebastián Lelio e Rebecca Lenkiewicz possui diálogos pausados que refletem o estranhamento dos familiares pela figura de Ronit. Recebida como uma estranha no ninho, a protagonista, os demais familiares e o espectador sentem o ritmo lento intensificado na troca de olhares constantemente intenrrompidos. Na metade do segundo ato, uma atração forte surge entre as duas mulheres que parecem estranhas, mas que nutrem uma atração muito forte estabelecida no passado. O ritmo permanece lento, porém, a ligação das protagonistas fica mais intensa, assim como o envolvimento do espectador. O grande equívoco do roteiro é prolongar o desfecho deixando o terceiro ato cansativo. 

As personas de Rachael Weiz e Rachael McAdams são exploradas ao máximo pelo diretor Sebastián Lelio. Assim como fez em Uma Mulher Fantástica, aqui a câmera acompanha as protagonistas de forma exaustiva e reveladora. Weiz possui a atração pela câmera necessária para conduzir o filme. O estranhamento até metade do segundo ato se transforma em pulsão na interpretação da atriz. Já McAdams compreende a dualidade da protagonista. A submissão é entregue de forma contida, mas quando os seus sentimentos são aflorados é de maneira delicada. Com igualdade de forças ambas se complementam. Sebastián explora o zoom in e close up extraindo o foco necessário para a dor do trio central. 


A fotografia e cenário também dialogam com as transformações proporcionadas no roteiro. A casa de Dovid é extremamente organizada e as janelas não são abertas. Uma Londres fria reforça o distanciamento dos personagens. A ausência de luz reflete diretamente na palidez de Esti. A vida monótona que o casal leva é seguida à risca pelas tradições judaicas. Interessante a trama abordar a cultura pautada na religião com a mesma força que expõe críticas severas reforçando o posicionamento das protagonistas. Quando o trio finalmente consegue vivenciar a liberdade, a luz invade a casa e os protagonistas são literalmente iluminados. Destaque importante para a trilha sonora que incomoda em momentos pontuais do filme ressaltando a frieza da atmosfera retratada.

Além das atuações que movem a trama e dos questionamentos levantados no roteiro sobre aceitação, o que sobressai em Desobediência são alguns elementos narrativos que acompanham as transformações vividas pelo trio central. O cenário, figurino, trilha e direção são reflexo direto da atração e afastamento dos personagens. Os protagonistas são como estranhos no ninho. Desobediência é um filme propositalmente frio que aos poucos busca o envolvimento do espectador ao mesmo tempo que os protagonistas tentam buscar aceitação nos respectivos ninhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten