Marina é cantora em um restaurante e se apaixona por Orlando. No decorrer da narrativa o espectador percebe que o sentimento de Marina por Orlando foi intenso e real. Após a morte do parceiro, a protagonista precisa encontrar forças para seguir adiante e viver com o mínimo de dignidade o luto pela morte da pessoa amada.
A família de Orlando sempre foi contra o relacionamento. Adriana, a viúva "oficial" de Orlando, não compreende porque foi trocada por uma mulher mais nova. Já Gáston rejeita completamente a protagonista e a faz passar por várias situações que outra mulher talvez não suportaria ou teria desistido. O que move Marina? O amor que ela sentia e ainda sente por Orlando.
O roteiro de Sebastián Lelio que também dirige com firmeza e de forma extremamente realista retrata para o espectador um determinado período da vida de Marina e exalta as dificuldades da protagonista em viver o luto do companheiro. A figura de Orlando sempre aparece como um fantasma envolto por cores vibrantes para mostrar ao público a intensidade da relação e como a "presença" do marido impulsiona a protagonista em momentos decisivos.
O arco de Marina é repleto de metáforas para ressaltar o sofrimento e obstáculos que ela precisa superar. Seja o reflexo do rosto em um espelho estrategicamente posicionado em frente ao orgão genital ou a ventania forte que tenta derrubá-la. Todas as situações que Marina passa é o reflexo cruel do comportamento da sociedade.
Uma Mulher Fantástica é um tocante e belo exercício de empatia. Se colocar no lugar do outro e poder ao menos sentir o mínimo do sofrimento da protagonista é necessário para a visão do espectador. Marina é uma mulher transexual. Não mencionar logo no parágrafo da sinopse esse aspecto foi uma decisão proposital porque Marina se vê como uma mulher que supera preconceitos. Como a protagonista menciona em determinado momento: "Eu virei a página e estou pronta para a próxima." E assim, ela segue a vida tentando mostrar para todos a bela voz que tem. Uma voz de artista completa. A voz de Uma de Mulher Fantástica.
Comentários