Pular para o conteúdo principal

Um novo recomeço (Tomb Raider - A Origem)


Um dos aspectos mais interessantes do recomeço de Lara Croft nos cinemas é aproximar o espectador de uma protagonista real, pelo menos até a metade do segundo ato. De um lado da moeda, o estúdio quer explorar a imagem da atriz ganhadora do Oscar para arrecadar bilheteria, do outro lado, o público ganha uma imagem crível de Alicia Vikander. A atriz  está longe de ter o corpo próximo dos games, mas a todo instante ela prova que características físicas podem ficar em segundo plano. Com muito carisma e uma interpretação firme nos momentos decisivos, a atriz tem um caminho longo para percorrer se os números e os fãs ajudarem um pouquinho.

Não tenho o background dos games, a referência que guardo na memória é de Angelina Jolie como Lara, mas neste filme fica clara o seguinte mensagem: ou existe uma imensa falta de criatividade nas coreografias voltadas para as cenas de ação, ou é característica dos games a personagem se pendurar em todos os lugares possíveis para não cair e dar o mesmo golpe para imobilizar coadjuvantes. Mas Alicia consegue intensificar as cenas, o que proporciona empolgação espectador. É ótimo ver uma atriz que se entrega para o papel independente do personagem. Vikander está em forma com um tipo físico fora do padrão. Tudo bem que as situações são difíceis de acreditar, mas o espectador embarca na aventura da jovem protagonista de vinte e poucos anos. 

Se Alicia possui carisma suficiente para segurar uma provável franquia, o mesmo feito não se estende aos coadjuvantes. A trama perde força ao explorar vários momentos da relação do pai com a protagonista e quando ambos se reencontram, o que estava presente em todo momento durante o filme em flashback, não alcança impulso para movimentar os dois atos restantes. Uma pena que Dominic West com extrema competência não tenha a química necessária com Alicia Vikander em cena. Em compensação, Nick Frost é o alívio cômico pontual. Dá para sentir falta do personagem ao longo da narrativa.


Outro equívoco que acompanha o espectador é o excesso de trilha sonora. Lara respirou, o elemento narrativo está presente. Vale assistir em uma sala com tela e som apropriados, o filme certamente envolverá o espectador na sala devida. A experiência fica mais intensa e a trilha pode ganhar um aspecto positivo. Apesar de previsível, a fotografia ganha um aspecto nostálgico com uma paleta escura. O flashback da protagonista com o pai ganha mais sentido do que o contato real presente durante o filme.

Alicia Vikander é a nova protagonista com toques realistas e imenso carisma para um novo recomeço. Se para os super heróis um pré-requisito básico é o físico sobressair ao personagem, Vikander percebe que a protagonista está em primeiro plano. O físico reflete o esforço da atriz, mas a Lara de Alicia vai além e quem ganha é o espectador. 

Comentários

Unknown disse…
Tomb Raider ganhou algumas versões em HQs, com a edição de estreia (em 1998) sendo a mais vendida do ano nos EUA. Amei a Alicia no elenco! Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito sua atuação neste filme Ready Player One cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.
Paula Biasi disse…
É ótimo ver uma atriz que não encaixa no tipo físico dando conta do recado.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten