Pular para o conteúdo principal

Uma narrativa que presa pelo equilíbrio (It - A Coisa)


Esqueça a adaptação de A Torre Negra. It - A Coisa é um filme que retoma a essência dos clássicos antigos de Stephen King. A narrativa reúne sete adolescentes excluídos do convívio escolar e social, intitulado o "grupo dos perdedores". Após o desaparecimento do pequeno Georgie e de outras crianças,os jovens, cada um com uma personalidade e arcos bem desenvolvidos, nos fazem compreender quem ou o que está causando as mortes repentinas que aterrorizam a até então tranquila cidade de Denny. 

O grande trunfo da narrativa é equilibrar a leveza presente no humor e nas brincadeiras típicas de adolescentes nas férias de verão com o terror envolto na atmosfera crescente presente na figura do palhaço dançante Pennywise. Finn Wolfhard (o Mike, de Stranger Things) toma a parte cômica para si e temos o alívio que o espectador necessita em momentos preciosos da trama. O restante do grupo tem como referência alguns dos melhores filmes adolescentes da década de 1980. Conta Comigo (também de King), Goonies e uma grande dose do recente seriado Stranger Things, principalmente pela personagem de Sophia Lillis. Vários aspectos fazem o filme ser grandioso e diferenciado dos demais feitos recentemente. Se não fosse o elenco primoroso a trama perderia força. Além dos sete amigos igualmente competentes nos devidos personagens, Bill Skarsgard envolve o público com um físico que impressiona e eleva o patamar de It. A variação do trabalho vocal também complementa o trabalho detalhista do ator ao compor o personagem.

A direção de Andy Muschietti também explora o equilíbrio apesar de pecar em alguns momentos reforçando o plano detalhe nos objetos cênicos e elevar a trilha sonora para reforçar a atmosfera dentro da narrativa. O diretor explora com planos fechados a casa abandonada e o poço com zoon in para aos poucos envolver o espectador, mesmo que esses elementos reforcem aspectos voltados para o jump scare. Vale ressaltar a direção segura de Rich Delia com o elenco juvenil. É necessário cautela para realizar um trabalho específico e explorar devidamente cada arco proposto para os personagens.


Outro elemento narrativo que estabelece o equilíbrio é a trilha sonora de Benjamin Wallfisch. Nos momentos de descontração entre os amigos, a música que permeia a trama torna-se mais suave. Já nas cenas que exigem mais tensão do elenco, a trilha eleva o tom e prepara o espectador para uma atmosfera mais pesada e com temas extremamente delicados. Mesmo sendo previsível, a figura do palhaço toma dimensões maiores tirando o espectador da zona de conforto típica de filmes do gênero.

It- A Coisa reforça a ligação com aspectos fundamentais da obra de Stephen King. A essência do livro está presente na adaptação que busca com todos os elementos narrativos o equilíbrio dentro da trama. O humor e o terror estão lado a lado e auxiliam durante todas as cenas na leveza e tensão necessárias para envolver o espectador. Que venha uma continuação mais adulta e que priorize também as características marcantes da literatura de King. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten