Após a sessão do recente filme de Christopher Nolan, Dunkirk, os principais questionamentos eram que a trama não tinha emoção suficiente para envolver o espectador e que não existia um protagonista para conduzir a história. Nolan não consegue trabalhar a emoção em sua filmografia ou ele utiliza os elementos técnicos para alcançar a emoção do espectador? Fico com a segunda opção.
Durkink é uma trama onde a Guerra é a protagonista, ou seja, a atmosfera que o diretor insere no filme envolve o espectador de tal maneira que após alguns minutos do primeiro ato, não importa o arco específico de um personagem, já vivemos o contexto proposto pelo diretor. Todos os personagens sentem os horrores da Guerra em situações precisas. Não estamos diante de um filme que propõe arcos dramáticos dos personagens, a trama envolve o espectador nos pequenos detalhes. Pense na humanidade de Mr. Dawson, nos sintomas de estress pós-traumático de Shivering e no drama de não ter tempo para pensar ao analisar a intensidade da mensagem presente em um panfleto , a primeira reação e guardá -lo para o caso de necessidades fisiológicas. Pode transparecer em alguns momentos que esses detalhes sejam precisos demais, mas eles são inseridos logo após cenas de grande impacto e assim suavizam o contexto do drama maior vivido pelos personagens: A Guerra.
Nolan explora elementos técnicos dentro da trama para alcançar a emoção do espectador. Pense na imagem acima sem a precisão sonora? Como seria o sentimento de desespero dos soldados na ausência dos efeitos sonoros ? E a trilha de Hans Zimmer que transforma-se em um soldado dentro da trama, sempre conduzindo as emoções do espectador em momentos significativos de Dunkirk. A montagem de Lee Smith que explora as diversas situações envolvendo terra, água e ar. Esses elementos são tão intensos que elevam a sensação do espectador e o faz estar presente na Guerra.
Estamos diante de um diretor autoral. Logo em seu filme de estreia para o grande público, Nolan utilizou a montagem como protagonista em Amnésia. Os elementos técnicos ganham maior relevância nos filmes do diretor, mas será que em Durkirk esses elementos subtraem a presença de dramaticidade presente na obra? Acredito que eles auxiliam na intensidade dos sentimentos vividos pelo espectador. Se estamos dentro da Guerra e sentimos o desespero dos soldados retratados é porque os aspectos técnicos dialogam entre si formando um contexto e atmosfera precisos. A protagonista é retratada de maneira intensa e realista envolvida pela emoção gerada por esses elementos.
Um filme é o reflexo de várias visões distintas de uma obra, onde os elementos técnicos são tão importantes quanto o desenvolvimento do arco dos personagens ou um ângulo feito pelo diretor. Dunkirk apresenta a Guerra como protagonista e os elementos técnicos envolvem o espectador de tal forma que mesmo se não tivermos um protagonista específico para acompanhar, não tenho dúvidas que acompanhamos o sofrimento intenso de todos eles representados pelo que faz do cinema uma arte tocante: o complemento dos elementos técnicos que nos faz sentir amor, ódio, alegria e tristeza sem a exposição presente no roteiro. Dunkirk é a prova de que a junção de determinados elementos nos faz sentir toda emoção que o cinema proporciona. Nolan sabe da capacidade desses elementos e os utiliza para que o espectador sinta o filme de forma tecnicamente completa. O cinema técnico também transborda emoção e Dunkirk é um exemplo de uma obra autoral repleta de emoções técnicas.
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