Martha vive em uma casa distante da cidade, no litoral de Ibiza,
sem eletricidade e como companhia um toca fitas onde escuta músicas clássicas e
ocasionalmente degusta vinhos levados por um velho conhecido. Jo é um jovem que
sonha em ser DJ na famosa boate Amnésia. Ele muda-se para a casa próxima de
Martha e ao sofrer um acidente montando o equipamento de trabalho busca ajuda
na casa ao lado. A partir desse encontro casual, os protagonistas começam a se
relacionar. Entre um almoço e voltas corriqueiras pelo local surge o
inevitável sentimento de uma forte amizade.
Amnésia explora os conflitos e diferenças dos
personagens, mas também ressalta como o pensamento e a vivência podem modificar
a vida de ambos. Cabe ao diretor proporcionar ao espectador a experiência de
desfrutar, assim como Jo, das belezas presentes no litoral. Na cena em que os
protagonistas estão a bordo de um barquinho, Barbet Schoroeder enfatiza a
inserção do público com movimentos de câmera similares aos movimentos do barco.
A narrativa e condução da trama são lentas porque Martha decide em determinado
momento se retrair e não contar muito sobre o passado. Até o começo do segundo
ato, Jo acredita que Martha não é alemã como ele, pois ambos sempre falam no
idioma americano quando se encontram. Quando Jo descobre que
Martha é alemã, a relação estremece. Ela quer esquecer sua origem. Não bebe
vinhos alemães, não anda em carros fabricados no país e tão pouco fala o
idioma.
Jo procura Martha para tentar entender os motivos que
a levaram a tomar atitudes tão drásticas com relação ao passado. A protagonista
sente a necessidade de contar ao jovem que presenciou um acontecimento que a
marcou profundamente. Ela avistou um ônibus repleto de crianças extremamente
magras que passavam fome nos campos de concentração nazistas. O relato surte um
efeito imediato no espectador. A ausência de imagens se faz necessária porque a
forma como é conduzida a cena e a força do roteiro bastam para realçar a
importância do sofrimento vivido pela protagonista. Aos dezesseis anos, ela se
apaixonou por um judeu. O amor de ambos foi interrompido pelos horrores do
genocídio marcantes na época. Neste momento ambos começam a falar alemão e a
direção ganha mais agilidade. Os diálogos são mais intensos e menos
previsíveis, o que destoa do ritmo presente no começo da trama.
A abertura de Martha ao tentar aceitar o que passou é
explorado pelo diretor em uma bela cena, onde a câmera acompanha o take de grande árvore toda contorcida e junto com a narração em off de um poema alemão,
Barbet leva ao espectador a reflexão de que por mais resistência que a
protagonista tenha com relação a cultura alemã, sua origem está enraizada e
apesar de contorcida pelas marcas do passado, o belo pode ser resgatado. Quando Martha se sente
segura e aceita melhor a raiva que nutriu durante muito tempo, a família de Jo
tenta levá-lo para a Alemanha que vive as consequências da queda do muro de Berlim. O roteiro explora com um alívio cômico a
situação. Se a protagonista demorou para aceitar um alemão vivendo perto de sua
casa, o que ela poderá fazer com a chegada de uma família?
Todo o terceiro ato é voltado para os conflitos e dramas de Bruno,
avô de Jo. A ótima presença de Bruno Ganz em cena enriquece ainda mais a trama.
Todo o drama por ele vivo nos campos de concentração despertam no espectador o
interesse pelo que ficou repreendido durante todo o filme por Martha. No primeiro
momento, Jo acredita que o avô irá contar mais uma experiência presenciada em
um período tão doloroso para todos ao redor da mesa. Martha o pressiona, pois
sabe que os relatos de Bruno não condizem com a realidade. O
roteiro ganha mais intensidade com o monólogo de um personagem sofrido que somente
quis poupar o neto da dura verdade presente nos atos que cometeu. Neste momento o
roteiro tem a sensibilidade de explorar o lado humano de Bruno, que realizou atos imperdoáveis, mas que tentou salvar como pode inúmeras mulheres da
violência e horrores dos campos de concentração.
O mais interessante de Amnésia é como a previsibilidade
presente nas cenas realçam a sensibilidade dos
personagens. O espectador sabe que de alguma forma a jovialidade de Jo irá
modificar a vida de Martha. Ela consegue se livrar dos sentimentos e raiva que
sentia. Ele amadurece no convívio da maturidade de Martha. Apesar do diretor por diversos momentos explorar cenas soltas e uma
subtrama que não acrescenta em nada no contexto dos protagonistas, ele consegue
inserir o espectador ao que mais importa em Amnésia: as relações humanas. Como
e de que maneira o contato com o outro nos faz crescer e amadurecer, mesmo que
para isso ele utilize da previsibilidade para alcançar a sensibilidade
repreendida na protagonista.
Comentários