Pular para o conteúdo principal

É necessário abraçar a proposta (Kóblic)


Ricardo Darín. Somente o nome do ator Argentino desperta o interesse do público sem ao menos saber a proposta do filme. Kóblic explora ao máximo a persona do ator. A trama tem como pano de fundo uma temática densa, o período da Ditadura Militar, na década de 70. O filme proporciona uma experiência diferenciada para o espectador se ele compreender as pretensões da narrativa. Sebastián Borensztein deixa os traumas deste período doloroso de lado e foca em uma trama simples e sem nenhuma pretensão de ir além do que realmente é proposto. O simplório ganha o espectador se este compreender a lentidão apresentada no filme.
Darín interpreta um ex- capitão das Forças Armadas, sua função é coordenar operações aéreas conhecidas como voos da morte. Ele era responsável por pilotar um avião com elementos tidos como subversivos e jogá-los ao mar. Só essa temática já seria suficiente, com um personagem extremamente rico em mãos , o diretor explora ao máximo o protagonista e consegue ir além ao ressaltar subtramas que acrescentam a vida extremamente vazia de Kóblic.
Sebastián abraça a lentidão e simplicidade propostas no roteiro. Tudo é ressaltado para o espectador de forma subjetiva. Os arcos dos personagens não são explorados por completo. Zorro aparece em uma noite chuvosa para ocupar a mente de Kóblic que sempre está atormentado pelos atos cometidos nos voos que pilotava. O cachorrinho torna-se companheiro do personagem. Após cuidar dos ferimentos do animal, o protagonista obviamente entra no único bar aberto da cidade pacata e logo é recepcionado pela anfitriã que lhe oferece companhia. Ele prontamente recusa. A figura da prostituta já deixa claro para o público a proposta do filme: abraçar a caricatura dos personagens. E no mesmo local, repleto de bêbados bonachões, o encontro do protagonista com o delegado é estabelecido. Velarde troca algumas palavras e ressalta que o local é mais conhecido pelos moradores como “o templo”.  No dia seguinte, ao abastecer seu carro, Kóblic observa Nancy. O roteiro apresenta a personagem com um olhar distante, reflexo da rotina e do vazio da típica mulher que vê a vida passar sem muitos objetivos. Claro, um romance seria inevitável. A maneira abrupta como os personagens se envolvem pode causar um ruído no espectador, mas para preencher a vida daquela mulher e lhe despertar novos sentimentos faz todo sentido. A medida que a trama avança, o roteiro fica extremamente previsível, mas essa não é a proposta do filme? O delegado, o marido traído, a mulher desiludida e o jovem que procura outras perspectivas. Vamos abraçar e reforçar estereótipos.
Os traumas vividos pelo protagonista são apresentados com uma paleta de cores frias e sempre focado no olhar de Kóblic. O problema ao retratar esses momentos é a repetição de cenas que não auxiliam o espectador a compreender melhor o que aconteceu com o personagem. O diretor apresenta ao público os tormentos do protagonista de forma linear, somente no último momento que o recurso narrativo é proposto, a trama avança e o público tem contato com o que realmente aconteceu no avião. Se fosse apenas mencionado os traumas em uma conversa com conhecidos que o encontram seria mais interessante para o ritmo da história, do que a mera repetição das cenas.

Falar da interpretação do protagonista seria redundante. Se o diretor quer personagens caricatos e esta é claramente a proposta do filme, Darín apresenta ao espectador um homem típico semelhante aos demais presentes na trama. Se é para ser uma caricatura, o personagem sustenta um bigode e o bom e velho óculos de sol. O trabalho dos coadjuvantes também acrescenta e reforça estereótipos. Destaque para Inma Cuesta como Nancy. Sua mulher sofrida e contida transparece em diversos momentos a esperança e o desespero em almejar sair da prisão em que se encontra. O garoto que presta serviços para Darín também reforça uma juventude que necessita estar em outro local, mesmo que para isso cometa atos que não desejaria.
O grande problema do filme no desfecho é fugir da temática apresentada nos dois primeiros atos. A trama ganha um aspecto diferenciado e prejudica bastante a narrativa. A lentidão transforma-se em agilidade e destoa do contexto como um todo. Infelizmente, o tom diferenciado para o terceiro ato prejudica consideravelmente a história. Kóblic ressalta aspectos presentes na caricatura, lentidão e simplicidade. Eles envolvem o espectador que decide abraçar a proposta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d