Ricardo Darín.
Somente o nome do ator Argentino desperta o interesse do público sem ao menos
saber a proposta do filme. Kóblic explora ao máximo a persona do ator. A
trama tem como pano de fundo uma temática densa, o período da Ditadura Militar,
na década de 70. O filme proporciona uma experiência diferenciada para o
espectador se ele compreender as pretensões da narrativa. Sebastián Borensztein deixa os traumas deste período
doloroso de lado e foca em uma trama simples e sem nenhuma pretensão de ir além
do que realmente é proposto. O simplório ganha o espectador se este compreender
a lentidão apresentada no filme.
Darín interpreta um ex-
capitão das Forças Armadas, sua função é coordenar operações aéreas conhecidas
como voos da morte. Ele era responsável por pilotar um avião com elementos
tidos como subversivos e jogá-los ao mar. Só essa temática já seria suficiente,
com um personagem extremamente rico em mãos , o diretor explora ao máximo o
protagonista e consegue ir além ao ressaltar subtramas que acrescentam a vida extremamente
vazia de Kóblic.
Sebastián abraça a lentidão e
simplicidade propostas no roteiro. Tudo é ressaltado para o espectador de forma
subjetiva. Os arcos dos personagens não são explorados por completo. Zorro
aparece em uma noite chuvosa para ocupar a mente de Kóblic que sempre está
atormentado pelos atos cometidos nos voos que pilotava. O cachorrinho torna-se
companheiro do personagem. Após cuidar dos ferimentos do animal, o protagonista
obviamente entra no único bar aberto da cidade pacata e logo é recepcionado
pela anfitriã que lhe oferece companhia. Ele prontamente recusa. A figura da
prostituta já deixa claro para o público a proposta do filme: abraçar a
caricatura dos personagens. E no mesmo local, repleto de bêbados bonachões, o
encontro do protagonista com o delegado é estabelecido. Velarde troca algumas
palavras e ressalta que o local é mais conhecido pelos moradores como “o
templo”. No dia seguinte, ao abastecer seu carro, Kóblic observa
Nancy. O roteiro apresenta a personagem com um olhar distante, reflexo da
rotina e do vazio da típica mulher que vê a vida passar sem muitos objetivos.
Claro, um romance seria inevitável. A maneira abrupta como os
personagens se envolvem pode causar um ruído no espectador, mas para preencher
a vida daquela mulher e lhe despertar novos sentimentos faz todo sentido. A
medida que a trama avança, o roteiro fica extremamente previsível, mas essa não
é a proposta do filme? O delegado, o marido traído, a mulher desiludida e o
jovem que procura outras perspectivas. Vamos abraçar e reforçar estereótipos.
Os traumas vividos pelo protagonista são
apresentados com uma paleta de cores frias e sempre focado no olhar de Kóblic.
O problema ao retratar esses momentos é a repetição de cenas que não auxiliam o
espectador a compreender melhor o que aconteceu com o personagem. O diretor
apresenta ao público os tormentos do protagonista de forma linear, somente no
último momento que o recurso narrativo é proposto, a trama avança e o público
tem contato com o que realmente aconteceu no avião. Se fosse apenas mencionado
os traumas em uma conversa com conhecidos que o encontram seria mais
interessante para o ritmo da história, do que a mera repetição das cenas.
Falar da interpretação do protagonista seria
redundante. Se o diretor quer personagens caricatos e esta é claramente a
proposta do filme, Darín apresenta ao espectador um homem
típico semelhante aos demais presentes na trama. Se é para ser uma caricatura,
o personagem sustenta um bigode e o bom e velho óculos de sol. O trabalho dos
coadjuvantes também acrescenta e reforça estereótipos. Destaque para Inma Cuesta como Nancy. Sua mulher sofrida e
contida transparece em diversos momentos a esperança e o desespero em almejar
sair da prisão em que se encontra. O garoto que presta serviços para Darín também reforça uma juventude que necessita
estar em outro local, mesmo que para isso cometa atos que não desejaria.
O grande problema do filme no desfecho é fugir da
temática apresentada nos dois primeiros atos. A trama ganha um aspecto
diferenciado e prejudica bastante a narrativa. A lentidão transforma-se em
agilidade e destoa do contexto como um todo. Infelizmente, o tom
diferenciado para o terceiro ato prejudica consideravelmente a história. Kóblic ressalta
aspectos presentes na caricatura, lentidão e simplicidade. Eles envolvem o
espectador que decide abraçar a proposta.
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