Pular para o conteúdo principal

Puro entretenimento com doses de nostalgia (Caça-Fantasmas - 2016)



Caça Fantasmas estreia com objetivos claros: agradar o espectador que acompanhou aos filmes anteriores dos anos 80 e conquistar a simpatia do público mais jovem. A nova aventura das quatro protagonistas consegue atingir estes objetivos e vai além, pois, proporciona aos espectadores entretenimento de qualidade. 

Kristen Wig vive uma professora universitária que ao perder o emprego reencontra uma antiga amiga Melissa McCarthy. Ambas quando mais novas escreveram um livro enfatizando a existência de fantasmas. Elas “atendem o chamado” de Leslie Jones (II) que afirma ter visto um fantasma no seu local de trabalho. Com o espectador inserido no contexto da trama, o ponto primordial é estabelecer uma identidade própria e desenvolver as personagens de forma relevante para a narrativa. 

Se por um lado o roteiro prioriza o arco das personagens, não se pode dizer o mesmo das motivações do vilão. Ridicularizado por todos no trabalho, ele executa um plano baseado nos estudos e teorias presentes no livro de Erin e Abby. O primeiro contato com Rowan é uma das várias oportunidades que o diretor Paul Feig tem em explorar o alívio cômico. No filme, o personagem de Neil Casey é rotulado por uma das caça fantasmas como "pálido e triste". Várias cenas são repletas de referências a filmes importantes para a sétima arte, uma forma singela e divertida encontrada por Fieg para homenagear diversos clássicos. Patty Tolan está sozinha no corredor e solta a pérola: " Se eu encontrar irmãs gêmeas aqui...", temos Stanley Kubrick, O Iluminado. Em outra cena, Abby está possuída por um fantasma. Gira o pescoço. Agora, outro clássico, O Exorcista. Jillian, ao pegar uma arma que acabou de construir, não hesita em falar: " Say hello to...", e surge a referência de Scarface. As homenagens envolvem ainda mais o espectador que é fã dos filmes antigos e compreende o que é proposto. 



Se o público mais jovem tem como espelho as caça fantasmas, os pais que acompanham seus filhos não ficam desamparados. Com participações especiais temos o retorno dos antigos protagonistas. Bill Murray possui um arco maior para seu personagem. Já Dan Aykroyd e Ernie Hudson ficam pouco em cena, mas são inseridos de forma interessante no contexto da trama. Sigourney Weaver e Annie Potts também retornam com pequenas participações. Só geleia que aparece de forma descartável na trama. Com um tom mais assustador, ele está longe de representar aquela figura divertida e camarada. 

Caça Fantasma consegue cumprir a difícil tarefa de agradar os mais variados espectadores. Apesar de exagerar em alguns momentos com piadas inseridas em diálogos longos , a trama atinge as mais diversas faixas etárias e proporciona o puro entretenimento com doses de nostalgia. 

Comentários

Unknown disse…
Ri muito com esse filme e adorei ver Sigourney Weaver. Li um livro com uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme A Monster Calls eu quería assistir é umo dos melhores filmes Sigourney Weaver, soube que devia vê-la. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do Lewis MacDougall, seu talento é impressionante.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d