Pular para o conteúdo principal

Puro entretenimento com doses de nostalgia (Caça-Fantasmas - 2016)



Caça Fantasmas estreia com objetivos claros: agradar o espectador que acompanhou aos filmes anteriores dos anos 80 e conquistar a simpatia do público mais jovem. A nova aventura das quatro protagonistas consegue atingir estes objetivos e vai além, pois, proporciona aos espectadores entretenimento de qualidade. 

Kristen Wig vive uma professora universitária que ao perder o emprego reencontra uma antiga amiga Melissa McCarthy. Ambas quando mais novas escreveram um livro enfatizando a existência de fantasmas. Elas “atendem o chamado” de Leslie Jones (II) que afirma ter visto um fantasma no seu local de trabalho. Com o espectador inserido no contexto da trama, o ponto primordial é estabelecer uma identidade própria e desenvolver as personagens de forma relevante para a narrativa. 

Se por um lado o roteiro prioriza o arco das personagens, não se pode dizer o mesmo das motivações do vilão. Ridicularizado por todos no trabalho, ele executa um plano baseado nos estudos e teorias presentes no livro de Erin e Abby. O primeiro contato com Rowan é uma das várias oportunidades que o diretor Paul Feig tem em explorar o alívio cômico. No filme, o personagem de Neil Casey é rotulado por uma das caça fantasmas como "pálido e triste". Várias cenas são repletas de referências a filmes importantes para a sétima arte, uma forma singela e divertida encontrada por Fieg para homenagear diversos clássicos. Patty Tolan está sozinha no corredor e solta a pérola: " Se eu encontrar irmãs gêmeas aqui...", temos Stanley Kubrick, O Iluminado. Em outra cena, Abby está possuída por um fantasma. Gira o pescoço. Agora, outro clássico, O Exorcista. Jillian, ao pegar uma arma que acabou de construir, não hesita em falar: " Say hello to...", e surge a referência de Scarface. As homenagens envolvem ainda mais o espectador que é fã dos filmes antigos e compreende o que é proposto. 



Se o público mais jovem tem como espelho as caça fantasmas, os pais que acompanham seus filhos não ficam desamparados. Com participações especiais temos o retorno dos antigos protagonistas. Bill Murray possui um arco maior para seu personagem. Já Dan Aykroyd e Ernie Hudson ficam pouco em cena, mas são inseridos de forma interessante no contexto da trama. Sigourney Weaver e Annie Potts também retornam com pequenas participações. Só geleia que aparece de forma descartável na trama. Com um tom mais assustador, ele está longe de representar aquela figura divertida e camarada. 

Caça Fantasma consegue cumprir a difícil tarefa de agradar os mais variados espectadores. Apesar de exagerar em alguns momentos com piadas inseridas em diálogos longos , a trama atinge as mais diversas faixas etárias e proporciona o puro entretenimento com doses de nostalgia. 

Comentários

Unknown disse…
Ri muito com esse filme e adorei ver Sigourney Weaver. Li um livro com uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme A Monster Calls eu quería assistir é umo dos melhores filmes Sigourney Weaver, soube que devia vê-la. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do Lewis MacDougall, seu talento é impressionante.

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten