Pular para o conteúdo principal

Uma franquia inovadora e alguns equívocos no caminho (Jogos Vorazes : A Esperança Parte 1)



Após conferir alguns vídeos de canais voltados para a sétima arte, uma adolescente foi enfática ao afirmar: “ Nossa,  me senti como se estivesse no filme. Fiquei sem fôlego”. Comecei a questionar tamanha empolgação. Seria uma nova onda pós- Crepúsculo? Tamanha euforia ganha sentido porque ela acabará de sair da exibição de Jogos Vorazes:  A Esperança- Parte 1. Sentido porque estamos falando de uma franquia que desperta um novo foco voltado para distopias e aborda um tema extremamente  atual .

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 possui seus méritos, mas não proporciona tamanha empolgação. O principal ponto é a necessidade de dividir o filme com o objetivo claro de fazer bilheteria. Sem nenhuma necessidade afinal, o filme não chega a lugar algum. Katniss Everdeen está mais fragilizada e Jennifer Lawrence consegue trabalhar esse diferencial que a personagem necessita, o problema é o exagero na interpretação que beira o caricato. Em diversos momentos tensos, o que poderia ser mais sutil, ganha proporções bem próximas de um “drama mexicano”. 


O enfoque é mais midiático, o jogo é agora entre a Capital e o Distrito 13. Tudo de uma forma bem explorada por ambos em meios de comunicação.  Claro, que todo filme voltado para o público juvenil precisa ter um romance, Gale estabelece uma relação com Katniss  mais fraternal. Não existe química entre o casal e, consequentemente, metade do filme é morno. Como acreditar que a protagonista está em conflito e dividida entre o amor que sente por Petta e Gale?

Por ser mais um filme psicológico existem poucas cenas de ação que sempre deixam o espectador com a sensação de querer ver algo a mais que nunca é mostrado. O que se têm são histórias paralelas que não acrescentam em nada na trama, como a irmã mais nova e seu gato de estimação. 

O que faz de Jogos Vorazes :  A Esperança – Parte 1 ser interessante é a outra parte do triângulo amoroso . As poucas cenas de Katniss e Petta  são mais convincentes que a metade do filme ao lado de Gale. Vale a pena todo esforço da protagonista para resgatar o verdadeiro amor. Julianne  Moore e Philip Seymour Hoffman conseguem tornar a proposta do filme mais convincente. Há impressão que se tem é que ambos servem de suporte para a protagonista e conseguem segurar um filme tão longo quanto à espera dos fãs. Agora é aguardar o que pode ser um filme bem mais complexo e intenso, a segunda parte desta franquia inovadora com alguns equívocos no meio do caminho. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten