Pular para o conteúdo principal

Autoria ou repetição? (Rei Arthur: A Lenda da Espada)


Rei Arthur - A Lenda da Espada possui a assinatura de Guy Ritchie. Esse aspecto tem seus méritos e alguns descompassos ao longo das duas horas de projeção . As características marcantes do diretor estão todas na tela, mas torna-se cansativo a medida que os elementos narrativos são utilizados em todas as cenas , a todo instante. A autoria se mistura com a repetição e ao final temos a inevitável sensação de déjà-vu.

Charlie Hunnam consegue defender com carisma e digamos também com porte físico o protagonista. O espectador cria a empatia necessária para acompanhar a trajetória de Arthur rumo ao trono. Jude Law beira o caricato. Vortigern está centrado no arco intenso da fantasia, onde a interpretação do personagem tem sincronia e conduz momentos importantes da narrativa. Já Astrid Bergès- Frisbey estabelece um elo interessante exaltando o poder feminino na trama. Infelizmente, a atriz mais parece um robô com um tom cadenciado e monótono nas falas, aspecto que prejudica o potencial da personagem.


Se em vários momentos durante o filme o espectador tiver a impressão de que está inserido em uma trama anterior do diretor, a sensação é exatamente essa e a indagação é inevitável : Eu já vi esse filme antes ? Os elementos narrativos explorados pelo diretor são os mesmo do primeiro filme da década de 90, quando ele despontou em Hollywood com Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. As cenas de ação em câmera lenta, a quantidade infinita de zoom in , a confusão ao coordenar a mise-in-csène e a edição com cortes igualmente infinitos. O que nos faz refletir sobre até que ponto a autoria diretor é confundida com a repetição e podemos ir além ao afirmar que tudo pode ser realizado simplesmente no automático com toques de preguiça. 

O filme possui aspectos narrativos interessantes principalmente no tom cômico. A edição ágil, a câmera instável e a interpretação dos atores proporcionam alívios e pausas primordiais deixando de lado o aspecto sombrio da fotografia escura. Entre os atos, o espectador presencia altos e baixos, porém, a narrativa perde consistência principalmente pelo fraco roteiro.

O diretor apresenta ao público um filme grande em termos de entretenimento, mas extremamente previsível. O espectador observa mais uma trama com a sensação que o diretor parou no tempo e sempre irá explorar os mesmos elementos narrativos deixando a indagação: Guy Ritchie é um diretor autoral ou simplesmente se repete?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten