Pular para o conteúdo principal

Sobre ego,criatividade e autoria.

Após assistir ao excelente Lamb, alguns devaneios tomaram boa parte do meu tempo. Escutava uma música, escrevia críticas, dançava feito louca (faço isso sempre e você deveria tentar também porque faz um bem danado pra alma) e a criança não saía da minha cabeça. Para realmente seguir em frente, eu teria que responder uma pergunta: até que ponto nos envolvemos por completo na autoria de um diretor(a)? Com Lamb, eu tive uma luz certeira para essa indagação: é preciso que tudo esteja em ordem, ou melhor, que o caos criativo seja coerente com o que é proposto logo no começo. O roteiro foca no luto, uma maneira inovadora de ressaltar a temática já explorada constantemente no cinema. Eu queria e precisava saber onde o filme iria me levar. Ser conduzida pela narrativa como um todo é fascinante, e, depois de final, não tive dúvidas: Lamb era sobre luto, mas acima de tudo sobre pertencimento em meio ao caos criativo. 

Recentemente tive a oportunidade de escolher um filme extremamente aleatório, que me fez refletir sobre a mesma questão, só que aqui o incômodo foi tamanho, que a cada cena que o personagem surgia eu me distanciava por completo da narrativa. O que aconteceu comigo durante o filme? O personagem repetia a mesma frase, porém, não havia um arco desenvolvido. Claro, o foco nunca foi ele, o estudo de personagem é da protagonista. Aliás, foi por conta da atriz que me interessei pelo projeto. Conforme os atos passavam a sensação de estranhamento era gritante. O estranho me fascina também, David Lynch manda lembranças, o problema é que o caos não estava coerente. Coadjuvantes deslocados e um excelente ator que repetia como mantra a mesma frase, até que perto do desfecho... O filme me atormentou por um bom tempo. Sabe quando você fica catatônica sem saber o real motivo para o tal desfecho chocante repleto de gore? Não vejo problema algum no Gore, a questão foi a falta de coerência e um Ego enorme do diretor em querer gritar pelos quatro ventos o quanto ele foi criativo. O filme não precisava fazer sentido, por falar nisso, Holy Motors é um dos filmes mais estranhos e envolventes que já assisti. A questão é que se você está no começo de carreira, na luta por espaço, o reconhecimento autoral só vem com o tempo. Alguns diretores conseguem tamanha proeza, como Robert Reggers, por enquanto, quando você ainda está lutando por espaço, a coerência é o motor primordial de ligação entre o diretor(a) e o espectador. O tal filme ainda continua na minha cabeça. Que final foi aquele ? Ele queria realmente "mostrar" que era competente o suficiente ao chocar o espectador? Logo recordei de O Exorcista, que me causava arrepios somente quando a câmera focava na porta do quarto da protagonista. Todo o cuidado com a atmosfera para que o terror ganhasse força nas cenas mais intensas, sim, era sopa de ervilha, mas e daí? Caro diretor(a), você pode e deve ser criativo, nós agradecemos quando algo inovador nos envolve por completo, mas tente ao menos ser coerente e não se precipite: a força de uma imagem pode estragar o que teria tudo para dar certo. E, sim, eu ainda penso naquela criança deslocada de Lamb. Ela ainda vai me acompanhar por um bom tempo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d