Pular para o conteúdo principal

Subtramas que enfraquecem os personagens (Convidado de Honra)


Convidado de Honra foca em Jim, um inspetor de alimentos, que vive atormentado pela atitude drástica da filha Veronica, uma professora de música, presa por assédio sexual. Enquanto o roteiro explora a personalidade metódica de Jim em cada inspeção, em paralelo, com o auxílio de flashbacks, o espectador conhece o passado traumático de Veronica. O pai tenta provar a inocência da filha, ao mesmo tempo que ela afirma ser culpada. O roteiro fica extremamente confuso para o espectador, pois o recurso de flashback ao invés de oritentá-lo acaba prejudicando a narrativa. Veronica está em liberdade e precisa organizar o funeral do pai. Ao conversar com o padre Greg sobre os preparativos, o passado de pai e filha vem à tona. Entre um diálogo e outro o espectador observa como a mente de uma criança pode imaginar alguns fatos podendo transmitir a sensação de conveniência nas ações dos personagens. Toda a subtrama de Lenny é de fundamental importância, porém é explorada de forma apressada justamente pelo recurso equivocado do flashback. Assim o roteiro segue sem dar o devido valor para alguns personagens.

Ao utilizar o flashback para explorar o arco de Veronica, o roteiro não prejudica somente  todo o desenvolvimento da personagem como também intensifica negativamente na montagem. As conversas com Greg e o vai e vem do passado e presente tornam os núcleos ainda mais caóticos para o espectador tentar ligar os eventos que motivaram as ações dos personagens. A justificativa para que Veronica aceite a culpa pelo seus atos é fraca e não se sustenta. A omissão com relação a Lenny faz com que ela queira se punir aceitando a culpa livrando os jovens de toda a responsabilidade, uma reação em cadeia que torna as motivações cada vez mais fracas. Outro aspecto que a montagem ao invés de intensificar a atmosfera de tensão acaba prejudicando é quando o arco de Jim se entrelaça com o da filha. É necessário todo um desenvolvimento maior para a imaginação de Veronica quando pequena, com o recurso dos flashbacks desconstruir toda a percepção da personagem provocando constantes quebras de ritmo na narrativa. Dessa forma o espectador não se envolve com o arco da filha respingando constantemente no arco do pai.


As atuações são desequilibradas e também prejudicam a narrativa. David Thewlis é competente e consegue prender o espectador nas ações do protagonista. Existe uma melancolia pela morte da esposa e prisão da filha. A personalidade metódica proporciona ao longa momentos cômicos. Vale destacar a cena em que Jim acaba se transformando no Convidado de Honra, nela o ator mantém a aura de Jim, porém evidencia uma abertura e sensibilidade pouco exploradas no decorrer do longa. Laysla de Oliveira é vítima do roteiro que leva a personagem para vários rumos sem desenvolvê-los de forma apropriada. Mas vale ressaltar que a atriz em momentos mais dramáticos prefere manter uma postura mais defensiva ausente de muitos sentimentos afastando o espectador.

A direção de Atom Egoyan explora ao máximo a mise-en-scène dos atores destacando a tensão entre pai e filha. A atriz mirim está sempre posicionada no canto do plano, para reforçar a culpa da filha quando adulta. O mesmo acontece com Jim ao criar uma atmosfera tensa e melancólica para o personagem. A câmera segue acompanhando o protagonista nas inspeções proporcionando ritmo ao longa. Convidado de Honra se perde no roteiro ao intensificar flashbacks para as ações do passado dos personagens e apressa situações significativas para os personagens. O excesso de subtramas enfraquece o potencial da relação entre pai e filha. Tudo fica no meio do caminho sem provocar maiores envolvimentos no espectador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d