Pular para o conteúdo principal

Caça e caçador (Onde os Fracos Não Têm Vez)



Onde os Fracos Não Têm Vez é um filme de silêncios e violência. Llewelyn é um caçador que logo vira caça nas mãos de Anton. O longa dos Irmãos Coen gera impacto logo na primeira cena. Ao apresentar para o espectador a frieza de Javier Bardem matando um policial, na cena Anton está ao fundo quase que imperceptível para que posteriormente arranhe por diversas vezes o chão da delegacia com o seu par de botas. Nos próximos atos da narrativa, a edição de som marca a presença do psicopata justamente pelo barulho das temidas botas. A direção, na mesma cena, explora algo que está presente durante todo o filme: a tensão. Mesmo que o personagem esteja deslocado na mise-en-scène, Javier apresenta uma movimentação que intensifica a tensão que precede a morte repleta de violência.

O roteiro explora Llewelyn que encontra uma maleta repleta de dinheiro e decide ficar com ela mesmo sabendo que tudo pode dar errado. A narrativa ambientada no Texas reforça a frieza com que Josh Brolin caça animais sendo que na cena anterior Javier começa a caça por vítimas que cruzam o seu caminho. Como em um faroeste, os seres humanos mortos são tidos como animais sem nenhuma chance de sobrevivência. Já Tommy Lee Jones é um xerife a moda antiga prestes à se aposentar. Ed Tom desiste do ser humano quando presencia os rastros de Anton. A ironia tão característica do roteiro dos Irmãos é explorada na calmaria e perplexidade de Ed perante os fatos e no olhar frio de Anton. Os coadjuvantes surgem para movimentar a caça de Javier, no melhor estilo dos diretores.


O cuidado com os elementos narrativos reforça a intensidade com que os personagens pertencem ao deserto. O tom marrom do figurino de Brolin casa perfeitamente com o deserto, não somente por ele ser caçador e virar a caça, como também por ter o trágico destino de diversos aninais que são alvos certeiros do rifle. A fotografia com paletas de cores quentes também dialoga com o figurino e o ambiente desértico. Outro elemento fundamental é a trilha sonora que surge com um som causando incômodo e que ao mesmo tempo é quase que imperceptível. Ela compõe a cena e insere o espectador nos momentos tensos.

Todos os personagens da filmografia dos Irmãos Coen contribuem na trama e neste faroeste não seria diferente, porém, Javier Bardem é o coadjuvante clássico que rouba a cena em cada momento que surge no longa. A ausência de cores no figurino é um detelhe que auxilia na composição de Anton. A frieza com que ele mata pessoas aleatórias ou o alvo principal fez Bardem ganhar o Oscar de melhor ator coadjuvante. A ausência de sentimentos é sentida na maneira peculiar ao caminhar de forma robótica. O ator possui uma linha tênue entre a excentricidade dos personagens dos Irmãos e a caricatura. A junção de ambas intensifica o equilíbrio na composição. Josh Brolin é um típico caçador do Texas que transmite a tensão necessária quando está só nos momentos de silêncio que são verdadeiros protagonistas no filme.

Tudo no filme dos diretores evoca a atmosfera do deserto. Seja no figurino marrom, na fotografia com paletas quentes, no olhar distante e desolador dos personagens, no faroeste com corpos mortos e nos quadros pendurados com referências claras ao gênero western. Uma bela homenagem que reforça a precisão na direção ao manter a tensão do começo ao fim. Um final onde a caça é abatida e o caçador não sai ileso. Um deserto onde ninguém têm vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten

Rambo deseja cavalgar sem destino (Rambo: Até o Fim)

Sylvester Stallone ainda é o tipo de ator em Hollywood que leva o público aos cinemas. Os tempos são outros e os serviços de streaming fazem o espectador pensar duas vezes antes de sair de casa para ver determinado filme. Mas com Stallone existe um fator além da força em torno do nome e que atualmente move a indústria: a nostalgia. Rambo carregava consigo traumas da Guerra do Vietnã e foi um sucesso de bilheteria. Os filmes de ação tomaram conta dos cinemas e consagraram de vez o ator no gênero. Quatro décadas após a estreia do primeiro filme, Stallone resgata o personagem em Rambo: Até o Fim. Na trama Rambo vive uma vida pacata no Arizona. Domar cavalos e auxiliar no trabalho da policial local é o que mantém Rambo longe de certos traumas do passado. Apesar de tomar remédios contralodos, a vida beira a rotina. O roteiro de Stallone prioriza o arco de Gabriela, uma jovem mexicana que foi abandona pelo pai e que vê no protagonista uma figura paterna. No momento em que Gabriela d