Pular para o conteúdo principal

O foco é o ser humano (A noite devorou o mundo)


Será que não vivemos em um mundo repleto de tecnologia e solidão? O que o ser humano faria se não existisse mais o contato virtual? Já não estamos vivendo a completa Era da solidão? O filme de estreia do diretor Dominique Rocher (II) coloca o protagonista em uma situação de total isolamento onde a única companhia é a solidão. Sam é um dos poucos sobreviventes de um apocalipse zumbi. Sam precisa lidar com a falta de suprimentos e energia. Suportar o frio e o ausência de contato físico. O protagonista encontra em Alfred o consolo para os dias mais pesados. Alfred é a companhia que o conforta, mas Alfred é um zumbi preso por segurança no elevador do prédio. O único contato é o zumbi que transborda afeto no silêncio. E assim os atos permeiam a trama também assinada pelo diretor.

Anders Danielsenlie é a escolha acertada para um filme que exige ao máximo da atuação para envolver o espectador. O ator passa boa parte da trama sozinho e precisa transmitir os mais variados sentimentos na mesma cena. O primeiro ato é um exercício para o ator se sentir confortável na mise-en-scène voltada exclusivamente para ele. Sozinho em cena, Anders explora o físico e o olhar para a sobrevivência do protagonista. A tensão também acompanha diretamente o trabalho do ator, que consegue nos momentos certos não deixar o filme perder o interesse para o espectador. O trabalho de Anders envolve de tal maneira o público que a trama não torna-se cansativa por ser focada somente em Sam. Entre os atos a entrega do ator é nítida principalmente no aspecto físico pela falta de suprimentos e cansaço na vigilância constante em decorrência de um ataque surpresa dos zumbis que cercam o prédio.

Se o filme possui tensão durante toda a projeção é graças a presença firme do ator em cena. A imersão do espectador é proporcionada também por elementos narrativos que auxiliam ao transmitir toda a tensão necessária no decorrer da trama. A fotografia com paleta de cores frias envolve o protagonista quando a noite chega. E ganha vida com cores quentes pela sobrevivência de dia. Os enquadramentos e foco na atuação de Anders transmitem o sufocamento e isolamento de Sam. Se o foco é a falta de interação, a câmera é toda voltada para a entrega de Anders. A ausência de trilha é um reflexo direto do isolamento de Sam. Somente em momentos pontuais a trilha surge para gerar tensão no espectador. O mais interessante é que a trilha não é explorada como muleta para gerar tensão, ela auxilia somente em cenas como complemento da tensão, pois a tensão está instalada de forma constante no filme pelos demais elementos narrativos.


O roteiro explora somente o conflito de Sam com a namorada em uma festa. Durante a festa o protagonista adormece e ao despertar ele está sozinho. O arco do personagem é intensificado a partir desse ponto e na intensa luta pela sobrevivência. Não explorar o passado de Sam é o que torna o roteiro simples e certeiro. Se a luta pela sobrevivência é diária, o passado pouco importa para o desenvolvimento da trama. Os conflitos são constantes e fazem com que o protagonista sempre tenha motivação mantendo o ritmo tenso do filme. O surgimento de Sarah perto do terceiro ato dinamiza e humaniza ainda mais Sam. O contato humano se faz necessário e mesmo por meio de pensamentos, a personagem o ajuda a sobreviver por mais tempo imerso na solidão. Se Sam provoca a interação com o contato humano, mesmo que seja para escutar os zumbis do lado de fora do prédio, o monólogo travado com Alfred é um dos pontos importantes do roteiro. O que Denis Lavant faz ao compor Alfred é de uma sensibilidade rara em filmes do gênero. Ele transmite intensidade em um olhar morto que representa claramente a solidão de Sam. 

Um dos aspectos mais interessantes de A Noite Devorou o Mundo é a ausência de sangue. O foco é o protagonista e os conflitos diários na busca pela sobrevivência. Tentar fazer música com garrafas, ter o contato singelo com Alfred, racionar alimento e buscar um pouco de conforto em ilusões. O filme provoca e envolve o espectador com vários questionamentos sobre como lidar consigo mesmo em meio ao desespero da morte iminente. Com o roteiro simples e repleto de camadas, A Noite Devorou o Mundo deixa de lado o terror voltado para a violência extrema tão significativo no gênero para focar de forma sensível no ser humano.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten