Pular para o conteúdo principal

Intensas interpretações (Luna)


Luna é um longa que compete no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com uma temática explorada em diversos filmes voltados para o universo adolescente: O bullying e as consequências psicológicas de quem sofre com os insultos constantes. A jovem Luana é querida pelos colegas e famosa pelos brigadeiros que vende no intervalo das aulas. Um vídeo íntimo da protagonista circula entre os alunos e a relação que era de aproximação com os demais transforma-se em agreção o verbal e isolamento. Os olhares de constante julgamento fazem Luna querer mudar de escola. A primeira cena já evidencia o conflito vivido pela protagonista e insere o espectador na trama. No decorrer dos atos, o público conhece um pouco mais sobre Luana e a vida corriqueira da jovem. 

O roteiro de Cris Azzi e Odilon Esteves explora com naturalidade e metáforas o estudo de personagem de Luana. Uma jovem que gosta de dançar funk, descobrir aos poucos sua sexualidade, fazer brigadeiros e procurar algo para preencher o tédio. No primeiro ato, a câmera acompanha o cotidiano da jovem entre a escola e a relação afetuosa com a mãe. Cris Azzi que também dirige o longo opta por evidenciar o cotidiano de forma simples, mas quando a protagonista se aproxima de Emília um outro viés é explorado e a câmera ganha um peso maior. A vida da protagonista ganha cores intensas. O deslumbramento com o novo faz Luana querer explorar sua sexualidade e ter experiências intensas com a nova amiga. O roteiro aborda de forma sensível mesclando inocência e intensidade os momentos de transição e descobertas sexuais. No terceiro ato, Luana precisa lidar com o vazamento do vídeo e os insultos na escola. O roteiro reforça o lado metafórico para destacar momentos mais tensos e dramáticos. O equilíbrio entre o relacionamento com a mãe e o desespero de não saber como lidar com a situação é retratado pelo silêncio que toma a tela. O desfecho em uma cena pós-créditos reforça um posicionamento mais empoderado com relação ao corpo feminino e o apoio das colegas com a personagem. Um desfecho impactante e extremamente forte visualmente. 

A câmera de Cris Azzi alterna momentos do cotidiano e metafórico com equilíbrio entre a simplicidade e a intensidade. O diretor explora ao máximo a interpretação das atrizes com várias cenas em primeiro plano. A aproximação do primeiro plano intensifica o envolvimento com o espectador. Conhecemos cada vez mais sobre a protagonista e seu dilema. Outro aspecto interessante que reforça o envolvimento com o espectador é a sugestão de que algo vai acontecer e revelar o que de fato estava no vídeo da protagonista. Saber que aconteceu algo, mas não saber de fato do que se trata faz a câmera de Azzi envolver mais o espectador durante todo o filme. A direção de fotografia trabalha constantemente com cores vibrantes sempre que a protagonista deseja explorar novos caminhos e desejos reprimidos. A fotografia reforça também o contraste de classes sociais. A casa de Emília é sofisticada, mas extremamente fria. Já a casa de Luna é repleta de cortes quentes.


O longa não teria a força entre os atos se não fosse pela entrega das protagonistas. Eduarda Fernandes e Ana Clara Ligeiro proporcionam camadas diferenciadas para as jovens. Eduarda explora a timidez e desenvoltura com igual intensidade. Nos momentos dramáticos a atriz consegue impulsionar a trama sem exageros, somente no olhar distante e perdido. Ana Clara está mais solta com Emília. O afastamento de Luna afeta a personagem e o espectador compreende o sofrimento da amiga. As atrizes se entregam de maneira verdadeira para o primeiro trabalho. Cada uma com conflitos internos marcantes e explorados no devido momento. O ritmo também auxilia na intensidade das personagens. Não existe pressa para que Luna e Emília troquem confidências e descobertas. 

Cris Azzi propõe em Luna leveza e intensidade com equilíbrio para o envolvimento completo do espectador na trama. A sugestão de que algo pode acontecer nos atos reforça esse envolvimento. Luna aborda uma temática explorada em diversos filmes voltados para o universo adolescente, mas que se distancia dos demais pelas metáforas. Um filme que ressalta descobertas e sexualidade de forma tocante em intensas interpretações.

*Longa exibido na Mostra Competitiva do 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten