Pular para o conteúdo principal

Julien conseguirá superar este trauma? (Custódia)



Custódia é um filme custoso. Impossível evitar o jogo de palavras. Custódia é um filme árduo, difícil e que toca o espectador de diversas formas. Pela forma arrebatadora com que o quarteto transmite tensão a todo momento, pelo roteiro repleto de repetições contundentes e por cada plano explorado pelo diretor Xavier Legrand que evidência a bomba relógio que é a família. Não existe nenhum resquício de afeto entre o pai e o restante da família. O divórcio é a melhor solução. A filha mais velha não entra na custódia, mas sofre igualmente pela desestrutura familiar. Já o pequeno garoto de onze anos, que implora para o pai não bater na mãe é a figura que mais sofre na trama. Os pais precisam dividir a guarda e o filho fica no meio de um turbilhão de ressentimentos. 

A trama envolve o espectador por possuir uma temática universal. Ao redor do mundo, diversos casais deixam a relação chegar no limite da violência para procurarem a separação amparada na justiça. Em muitos casos a morte da conjugue acaba sendo o desfecho final. Custódia é um filme francês, mas que poderia facilmente ser brasileiro. A trama aborda em uma atmosfera tensa gradual o desespero da mãe e filhos perante o pai violento. Julien se vê no meio do conflito entre Miriam e Antoine. O pequeno tenta de todas as formas evitar o reencontro dos pais porque sabe que ele sofrerá muito com as brigas do casal. No primeiro ato Julien simula várias situações: apaga o contato da mãe do celular, faz o pai ir para um local desconhecido propositalmente e mente para tentar buscar uma fuga momentânea dos conflitos. Os atos seguem imersos em uma atmosfera tensa e repressora muito pela câmera de Xavier e atuação do quarteto central.

Custódia possui a tensão imediata nos primeiros momentos da trama graças ao elenco que na troca de olhares diante da juíza reforça para o espectador a divisão existente no casal. O posicionamento dos atores em cena e o plano realizado pelo diretor colocando a juíza no centro e separando marido e mulher deixa claro para o espectador o distanciamento emocional de ambos. Enquanto a juíza explica os termos e ouve as advogadas, Mirian e Antonie permanecem estáticos. O olhar de pavor de Mirian na primeira cena, a acompanha por todo o filme. Já Antonie é dúbio porque necessita manter as aparências e conseguir a guarda do filho. O que os atores transmitem em cada cena é um trabalho primoroso e que trás o espectador para dentro do filme. Léa Drucker representa uma mulher como tantas na vida real que precisa ser forte para amparar os filhos, mas que fica paralisada pelo medo com a presença do marido. Denis Ménochet é um ator que transmite a sensação de explosão constante. Ele parece contido nos sentimentos e não consegue por muito tempo abafar o ímpeto violento. O ator constrói Antonie de forma intensa no olhar e fisicamente demonstra uma dureza no andar e na alma. Thomas Gioria é uma grata surpresa. Ele precisa intermediar situações conflitantes e não deixa em momento algum o protagonista oscilar nas emoções. Sempre com um olhar de pavor e revolta na presença do pai,  o pegqueno é a chave que impulsiona a trama. Já a figura da irmã vive dilemas importantes e Mathilde Auneveux também consegue expressar toda a tensão quando simplesmente vê o celular. Tudo muda na festa de dezoito anos tão aguardada e a atriz permanece firme nas mudanças propostas no arco da personagem.


Não se engane pela imagem acima, o raro momento de felicidade entre pai e filho logo é quebrado pela desestrutura emocional presente também na família de Antonie. Interessante o roteiro abordar o descontrole de todos e assim fazer o espectador compreender que Antonie também foi criado em um ambiente repleto de conflitos. No terceiro ato, a junção de direção, fotografia e atuação ganha mais força. A opção por filmar no escuro faz o espectador permanecer paralisado com o que pode acontecer e extremamente envolvido pelo sofrimento do trio. A mãe desesperada, o filho que não suporta mais tanto sofrimento e o pai totalmente desequilibrado sem rumo na vida. Momentos tensos e imersos na escuridão de personagens perdidos. 

Custódia toca profundamente no espectador porque aborda uma temática universal. Quando os conflitos chegam no limite de uma tragédia o espectador se compadece pelo sofrimento de um quarteto esgotado emocionalmente. Com a direção segura de Xavier que consegue extrair ótimas interpretações dos protagonistas, o filme ganha forças e a tensão necessária para levantar importantes questionamentos. Existe limite entre a autoridade dos pais sobre os filhos? Estar no meio de um conflito familiar pode causar traumas irreversíveis? O choro de mãe e filho é de alívio ou o desespero pode continuar? E o maior dos questionamentos: Julien vai conseguir superar este trauma?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten