Pular para o conteúdo principal

A alma do ser humano nas telas (Era uma vez em Tóquio)



Yasujirô Ozu. Conhecido pelos espectadores e especialistas da sétima arte como mestre Ozu. Três palavras apenas que transbordam sensibilidade na tela. O diretor japonês imprimi sua autoria marcante em toda filmografia. Extremamente significativa, as tramas de Ozu são o reflexo de intensos dilemas universais familiares. Após assistir a cópia remasterizada de Era Uma Vez Em Tóquio, alguns aspectos característicos do diretor ficam mais evidentes. A razão de aspecto 4x3, distante dos filmes atuais, nos proporciona uma sensação diferenciada ao explorar a mise en-scène presente no clássico. A sensação de cenários pequenos e a pouca movimentação envolvem ainda mais o espectador na trama.

Falar de Ozu é se encantar pela cultura japonesa e a forma diferenciada de atuação presente no clássico. Grande parte das cenas são voltadas para o cotidiano das refeições familiares. Na trama, um casal de idosos decide visitar os filhos em Tóquio. Mas os filhos extremamente ocupados com a vida corrida não dedicam tempo suficiente para os pais. A atuação é reflexo de como Ozu explora o tempo em sua filmografia. O que atualmente pode soar como estranhamento pela falta de interação dos atores, na realidade é reflexo de um tempo próprio para cada reação deles em cena. Os diálogos são leves, introspectivos e com pausas longas entre uma fala e outra para ressaltar esse tempo necessário presente na narrativa.

Shukishi e Noriko refletem sobre a vida e a falta de tempo dos filhos. E sempre que o casal está só, o roteiro de Ozu faz o espectador ter empatia pelos personagens. É uma conexão universal. O grande dilema entre pais e filhos. Quando mais velhos, os pais necessitam de cuidados e mais afeto, porém o contraste da vida adulta faz os filhos gradualmente se afastarem dos pais quando eles mais necessitam. Ironicamente, o filho que mora mais próximo dos pais é o que chega por último no velório de Noriko. A nora que não possui vínculo sanguíneo se afeiçoa e nutri sentimentos profundos pelo casal porque tem em comum a dor do luto pelo marido que todos acreditam estar morto. Ela se apega aos parentes do marido como uma obrigação e um laço de resgate pela lembrança que restou. Mas fica na figura de uma das filhas do casal o papel de trazer todos para a realidade, mesmo que ela seja rude é a que mais entrega sentimentos próximos do nosso cotidiano. Enquanto Noriko reflete sobre os problemas de forma doce, a filha possui falas ríspidas ao lamentar a morte da mãe e os problemas da bebida do pai. Como toda família, cada um com sua personalidade enriquece a trama. 


Durante duas horas e vinte Ozu apresenta ao espectador takes repetitivos ao explorar os personagens com Fuan (os leques japoneses), quando bebem chá e pedem mais arroz. Reflexo do cotidiano familiar, os personagens seguem a vida com conflitos que aos poucos ganham proporções mais drásticas, com a intensidade na interpretação que encanta o espectador por chegar próximo do naturalismo.  Um elo estabelecido com o público pelo ritmo lento que entrelaça perfeitamente com o tempo dos personagens em refletir sobre o que sentem. Outro traço marcante nos filmes de Ozu é o papel da mulher na sociedade e hierarquia familiar. Noriko sempre esteve presente e submissa ao marido. A figura materna sofre com a perda do filho e serve também de reflexão para a filha mais velha que não segue os passos da mãe.

Ozu como roteirista explora ao máximo características marcantes da cultura japonesa. Os leques, as pausas para refeições, o papel feminimo na hierarquia familiar e os temas universais entre pais e filhos. Já Ozu como diretor consegue captar a alma dos personagens pelo ritmo e leveza com que retrata cada um deles. Ozu, três palavras apenas que marcaram com profunda sensibilidade a alma do ser humano nas telas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten