Pular para o conteúdo principal

Um protagonista encantador (Jonas e o Circo sem Lona)


Uma aluna da escola de Jonas indaga: "Você não estuda, só fica aqui parado e comendo. Que belo documentário!". Apesar do tom irônico da jovem, sim, Jonas e o Circo Sem Lona é um belíssimo e tocante documentário sobre um jovem sonhador de traços indígenas. Entre a casa e a escola, o espectador se encanta com persistência de Jonas que deseja continuar a jornada de seus parentes. Alguns ainda vivem do circo, aquele que não tem parada fixa, somente um caminhão e o chão da estrada. A mãe de Jonas, no terceiro ato, perto do desfecho reflete : " Sei que o desejo de Jonas é viver do Circo, mas quero que ele estude. Sei que não posso segurá-lo por muito tempo, mas enquanto eu puder, ele fica comigo". 

É difícil distinguir onde começa e termina os atos do documentário porque a diretora Paula Gomes simplesmente acompanha o cotidiano do adolescente. A vontade e o comando de Jonas ao ensaiar e tomar para si o Circo improvisado nos fundos de sua casa reforça a ideia de brincadeira com toques realísticos. Todos os jovens que acompanham Jonas vivem o mesmo dilema: a preocupação dos pais com os demais afazeres. Colocar o Circo de pé é a preocupação e o real sonho de Jonas, já os demais amigos logo desistem de embarcar nesse sonho. 

Jonas é um adolescente encantador que vive em um mundo paralelo. Um mundo que ele tem a persistência em criar e impacta de forma artística o cotidiano da pequena cidade do interior baiano. Após ser abandonado pelos companheiros de Circo, uma menininha pergunta para a mãe do jovem se vai ter espetáculo. A resposta negativa frusta a garota. Jonas sabe o que deseja e talvez tenha noção do impacto que causa na vida simplória das crianças sem muita opção de entretenimento. É comovente ver como Jonas prepara todos os ingressos, os pequenos improvisos e o comprometimento em seguir os pontos da apresentação detalhados em um pedaço de papelão.


A câmera acompanha o cotidiano do jovem sonhador de sorriso largo e repleto de sentimentos, mas também contrasta com a preocupação dos adultos ao redor do protagonista. A mãe sempre alerta o filho para os estudos e a professora deixa claro que ele "atua" para as câmeras, quando não estam filmando, ele simplesmente larga os estudos. A tristeza toma conta do documentário quando Jonas é impedido de seguir com o Circo do tio. A justificativa é compreensível e sensibiliza ainda mais o espectador: ele quer ao menos dar um desfecho digno para o documentário. Os companheiros o deixaram só. Jonas quer que o espectador o veja no seu habitat natural. Um circo real, não o improvisado.

Jonas e o Circo Sem Lona é um documentário que mescla realidade e sonho. A realidade da vida simples da mãe de Jonas que vende roupa íntima e liga para "lembrar" os pagamentos das clientes que a deixaram na mão. Realidade da dificuldade que a avó tem em não deixar os sonhos do neto acabarem quando existem dificuldades. E o sonho que aos poucos vai se perdendo quando confronta com a dura realidade da vida adulta. Jonas fala perto do desfecho ao conversar com a diretora que não quer passar vergonha. Ele não conseguiu montar o Circo, mas o que Jonas não percebe é que o objetivo do documentário é apresentar um estudo de personagem tão encantador que vai além do picadeiro movido pelo entretenimento circense.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entretenimento de qualidade (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Miles Morales é aquele adolescente típico que ao grafitar com o tio em um local abandonado é picado por uma aranha diferenciada. Após a picada, a vida do protagonista modifica completamente. O garoto precisa lidar com os novos poderes e outros que surgem no decorrer da animação. Tudo estava correndo tranquilamente na vida de Miles, somente a falta de diálogo com o pai o incomoda, muito pelo fato do pai querer que ele estude no melhor colégio e tudo que o protagonista deseja é estar imerso no bairro do Brookling. Um dos grandes destaques da animação e que cativa o espectador imediatamente é a cultura em que o personagem está inserido. A trilha sonora o acompanha constantemente, além de auxiliar no ritmo da animação. O primeiro ato é voltado para a introdução do protagonista no cotidiano escolar. Tudo no devido tempo e momentos certos para que o público sinta envolvimento com o novo Homem-Aranha. Além de Morales, outros heróis surgem para o ajudar a combater vilões que dificultam s

Vin Diesel e Lua de Cristal (Velozes e Furiosos 10)

"Tudo pode ser, se quiser será Sonho sempre vem pra quem sonhar Tudo pode ser, só basta acreditar Tudo que tiver que ser, será".   Quem não lembra da icônica música da Xuxa, no filme Lua de Cristal? O que a letra está fazendo no texto de Velozes e Furiosos 10? Nada, ou tudo, se você quiser, será! A letra possui ligações com o filme de Vin Diesel  pelo roteiro repleto de frases de efeito e por Jason Momoa, que mais parece um desenho animado do programa da Rainha dos Baixinhos, que aquecia o coração das crianças nas manhãs da Globo. A música persegue o filme porque Xuxa tinha como público- alvo as crianças, certo? Ok, como definir o vilão de Jason? O personagem é estremamente caricato. A forma como o ator proporciona risos no espectador é digno de coragem. A escrita é legítima e verdadeira. É preciso coragem para fazer um personagem que sempre está na corda bamba e pode cair à qualquer momento, porém, Jason segura às pontas e nos faz refletir que ele é mesmo um psicopata que no

Um pouquinho de Malick (Oppenheimer)

Um dos filmes mais intrigantes que assisti na adolescência foi Amnésia, do Nolan. Lembro que escolhi em uma promoção de "leve cinco dvds e preencha a sua semana". Meus dias foram acompanhados de Kubrick, Vinterberg e Nolan. Amnésia me deixou impactada e ali  percebi um traço importante na filmografia do diretor: o caos estético. Um caos preciso que você teria que rever para tentar compreender a narrativa como um todo. Foi o que fiz e  parece que entendi o estudo de personagem proposto por Nolan.  Décadas após o meu primeiro contato, sempre que o diretor apresenta um projeto, me recordo da época boa em que minhas preocupações eram fórmulas de física e os devaneios dos filmes. Pois chegou o momento de Oppenheimer, a cinebiografia do físico que carregou o peso de comandar a equipe do Projeto Manhattan,  criar a bomba atômica e "acabar" com a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria já havia começado entre Estados Unidos e a Alemanha, no quesito construção da bomba, a ten