Um toque de Mentes Perigosas, o contexto social de Half Nelson e temos uma comédia francesa com temática conhecida pelo espectador: um professor estranho no ninho que tenta lidar com as dificuldades de ensinar em uma escola localizada na periferia de Paris.
Mesmo com a previsibilidade do roteiro, O Melhor Professor da Minha Vida aborda o viés do professor de forma realista. Quando o protagonista começa a lecionar no subúrbio, ele não hesita em afirmar : " Neste tipo de colégio. . .". A trama explora de forma direta o olhar preconceituoso de François. Primeiro, o personagem precisa vencer barreiras internas, e assim, ao menos tentar uma aproximação dos alunos.
O roteiro aborda as diferenças culturais e resistência do professor com humor. O romance que o enredo explora não acrescenta e prolonga desnecessariamente a trama. O contexto voltado para um provável romance do protagonista somente serve de gancho para uma situação cômica explorada perto do desfecho do filme.
A câmera estática de Oliver Ayache- Vida transmite a sensação para o espectador de estarmos inseridos no cotidiano dos alunos. Momentos corriqueiros como festas escolares e excursões evidenciam uma atmosfera mais próxima possível da realidade escolar.
O destaque fica para o trabalho competente de Denis Podalydès. O ator encontra na resistência e no próprio preconceito, uma dualidade interessante para explorar o professor de literatura Foucault. Denis proporciona uma abertura quase que imperceptível e aos poucos estreita os laços com Seydou. Mesmo com a falta de tato e sendo preconceituoso com o garoto, aos poucos ele tenta e precisa acreditar que a educação ainda pode proporcionar oportunidades.
O Melhor Professor da Minha Vida foca em temáticas universais. A desigualdade social e a desmotivação do profissional da educação ao lidar com uma realidade difícil de superar. A falta de recursos no ensino público e o intenso desgaste dos professores são abordados de forma direta e realista, mesmo que a trama gire em torno da presibilidade e provoque em vários momentos cansaço no espectador.
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